O que causa o acúmulo de gordura abdominal?
A gordura que se acumula no abdômen é um problema que pode causar sérios distúrbios de saúde ao longo do tempo. Portanto, estamos diante de algo que vai além de uma questão estética. Mas o que causa o acúmulo de gordura abdominal?
Apesar de existirem procedimentos e tratamentos corporais que possam ajudar, é importante saber o que causa o acúmulo de gordura abdominal para poder preveni-la.
O que causa o acúmulo de gordura abdominal?
Dieta errada
Ou o que é o mesmo, comer mal. Exceder as calorias estabelecidas para a nossa idade, peso e condição física através de uma dieta baseada no excesso de carboidratos e gorduras é um convite para acumular gordura abdominal.
Além disso, doces, biscoitos ou produtos como batatas fritas, que não fornecem nutrientes ao nosso corpo, apenas aumentam a ingestão calórica.
Mais uma vez, é necessário desfrutar todos os dias de uma dieta saudável que aposte na ingestão de frutas variadas, ovos, peixe, frango, vegetais e produtos lácteos com baixo teor de gordura, bem como uma redução de gorduras saturadas, sal, açúcares adicionados e colesterol.
Não se exercitar
Se quiséssemos considerar isso como uma equação matemática, poderíamos dizer que o sedentarismo é igual a uma maior chance de sofrer de gordura abdominal.
A atividade física é uma ferramenta ideal para ter o metabolismo no modo on e queimar gordura dessa maneira.
Pode parecer óbvio, mas é assim e, além disso, é sempre bom lembrar que o exercício nos ajuda a manter uma vida mais saudável.
Hormônios
Os hormônios também são um fator chave quando se trata de sofrer, ou não, desse problema. A má regulação hormonal ou a atividade de alguns dos hormônios envolvidos no metabolismo do crescimento e dos ácidos graxos - especialmente luteinizantes e leptina - fazem com que uma pessoa tenha um risco aumentado de acúmulo de gordura no abdômen.
Condição genética
Outro fator importante a ser levado em conta. Alguns pesquisadores apontam que a gordura corporal varia geneticamente em diferentes áreas do nosso corpo.
Assim, se uma parte significativa dos membros de uma família acumular gordura no abdômen, há um risco maior de que o resto dos componentes da família também acabe sofrendo com esse fato.
Álcool
Existem estudos que mostram que o alto consumo de álcool pode aumentar significativamente a geração de gordura abdominal, uma vez que o álcool adiciona calorias líquidas extras a alimentos sólidos.
Da mesma forma, também deve-se ter cuidado com o consumo excessivo de refrigerantes, pois, se abusados, podem causar mau funcionamento digestivo e inflamação abdominal.
Estresse
Estar estressado pode afetar a aparência da gordura abdominal? Sim, isso mesmo. O estresse produz alterações hormonais que podem levar ao ganho de peso.
Na verdade, estimula as glândulas suprarrenais, que assim liberam hormônios como adrenalina e cortisol. Quando este último aumenta no sangue, facilita a formação de gordura no corpo - um processo conhecido como lipogênese - que acaba se depositando no abdômen.
Falta de descanso
Você sabe que os especialistas enfatizam a importância de dormir horas suficientes, o que não é apenas bom para um descanso adequado... isso porque, inúmeros estudos mostram que as pessoas que não dormem conforme necessário tendem a consumir mais calorias e acumular gordura no abdômen.
Para cada hora adicional de sono, a partir de 7 horas, o risco de excesso de peso é reduzido em 36%.
Assim como o estresse, as pessoas que não dormem conforme necessário experimentam alterações hormonais. A falta de sono diminui o nível de leptina e, por outro lado, aumenta o nível de grelina, que é responsável pelo aumento de peso.
Idade
Quanto mais velho, maior a chance de ter mais gordura no abdômen, de acordo com alguns estudos.
À medida que envelhecemos, a produção do hormônio dehidroepiandrosterona -DHEA- diminui, uma circunstância que pode levar ao acúmulo de gordura abdominal.
Sexo
E, finalmente, temos que falar sobre a condição sexual, o que nos diz que os homens são mais propensos a sofrer de acúmulo de gordura no abdômen do que as mulheres, que geralmente têm a gordura mais localizada na área de quadris, coxas e nádegas.
Conclusão
Deve-se ter em mente que o acúmulo de gordura no abdômen também pode ser um problema sério a partir do momento em que também pode afetar diretamente os órgãos internos.
Portanto, neste caso, é importante enfatizar que mais importante do que a quantidade de gordura armazenada no corpo é a sua localização e, nesse sentido, o acúmulo no abdômen causa um maior risco de sofrer doenças crônicas graves.
Deixe um comentário
Separados exclusivamente para você