Você sabe o que é uma buyer persona?

Você sabe o que é uma buyer persona?

Criar uma estratégia de marketing requer um conhecimento profundo do público-alvo de um produto ou serviço e, muitas vezes, para potencializar um resultado já existente, uma opção é utilizar a persona do comprador ou chamada também de buyer persona.

As personas do comprador são necessárias para marketing e vendas, elas são usadas para descrever produtos e serviços dos mais diversos nichos.

Elas facilitam a concretização do cliente ideal que a empresa pretende atrair. Além disso, é importante entender como se relacionar com ele de uma forma mais humana.

Ter uma compreensão completa da persona do comprador é essencial para criar um conteúdo eficaz, até mesmo sobre brindes personalizados finos ou assuntos mais técnicos.

Além disso, é possível monitorar as vendas e quaisquer outras informações relacionadas à aquisição e retenção de clientes quando se tem noção de quem são esses potenciais compradores.

Ainda existe a possibilidade de mais de um perfil de cliente ideal ser criado, afinal, cada pessoa se comporta de um jeito específico e os hábitos de compra também tendem a mudar.

Isso porque quem busca por micropigmentação cabelo feminino não necessariamente se interessaria por roupas femininas da última moda ou até mesmo algum outro item semelhante.

Basta olhar para as próprias pesquisas realizadas na internet para averiguar que cada perfil de cliente é bem diferente um do outro e portanto, saber o que é uma buyer persona e como defini-la é fundamental para todos os tipos de negócio.

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Entendendo o que é uma buyer persona

As personas do comprador ou buyer persona são personagens semi-fictícios que representam os vários desejos, objetivos e padrões de comportamento observados em clientes reais e potenciais.

Eles ajudam empresas dos mais diversos nichos a compreenderem melhor os clientes e comportamentos. Dessa forma, até mesmo uma pequena fabricante de camiseta personalizada professora pode se beneficiar ao definir uma buyer persona.

Uma persona não é simplesmente uma descrição do comprador. É o "personagem" que é criado para representar com precisão o cliente ideal, de forma realista e clara. Incluindo gostos, preferências, desejos, ideais e métodos de comportamento.

É comum que, por exemplo, um negócio de endereço virtual para abertura de empresa tenha várias personas que representam dados demográficos diferentes.

Isso é especialmente verdadeiro se mais pessoas participarem do processo de compra. Em última análise, cada um deles tem padrões diferentes para avaliar produtos e serviços.

Mas é importante notar que a buyer persona não deve ser confundida com o conceito de público-alvo. Apesar das diferenças, é comum que as pessoas tenham essa dúvida. Então para esclarecer melhor o que é de fato buyer persona, é preciso entender essas diferenças.

O público-alvo é composto por um grupo demográfico específico que compartilha características semelhantes, como idade, gênero ou renda.

É uma descrição ampla dos potenciais clientes que uma distribuidora de rótulo transparente tem ou pretende ter, por exemplo.

Enquanto isso, a persona do comprador é a representação ficcional de um cliente ideal. Afinal, esse método é baseado em dados reais sobre comportamento, combinados com informações demográficas sobre os clientes. Também considera informações sobre:

  • Narrativas pessoais;
  • Motivações;
  • Objetivos;
  • Dificuldades;
  • Preocupações.

O marketing reconhece que gerar uma conexão com o produto faz parte do processo de compra de qualquer tipo de item, até mesmo de uma tela MacBook a1278.

Então para fazer isso com mais facilidade, é empregado o conceito de buyer persona, que representa a personalidade que identifica o público e em que momentos ele pode interagir com um determinado produto ou marca.

Ao contrário do público-alvo, que discute informações demográficas sobre contatos, aqui a empresa deve se concentrar nos desejos, hobbies, interesses, faixa salarial e desafios gerais dos contatos.

Porém, definir o público-alvo de um negócio é fundamental para um relacionamento mais efetivo com os cliente, além disso, saber o que pode atrair e interessar futuros clientes é importante.

Por isso, empresas como as de decoração que desejam vender um porta batom em acrilico, por exemplo, precisam saber investir na definição dos potenciais clientes e perfil ideal deles.

E para isso, é preciso entender os interesses do público-alvo, ou seja, quais produtos ele gosta, quais são suas principais preocupações, quais são suas atividades de lazer preferidas, entre outros detalhes que podem ser cruciais para as estratégias desenvolvidas.

Essas descobertas irão ajudar em como atraí-lo, isso aumentará as chances de obter um resultado positivo e aumentar consideravelmente as vendas de até mesmo um serviço de envidraçamento de sacada automatizado.

E como identificar o perfil ideal de cliente?

Para ter sucesso com essas estratégias, é fundamental não tentar deduzir o tipo de comprador com o qual a empresa irá interagir, não inferir as informações. Sendo preferível usar dados concretos derivados de estudos e pesquisas.

Para isso é importante fazer uso de alguns métodos eficientes para garantir que o perfil ideal de cliente seja estabelecido corretamente. Algumas formas são:

Uso de e-mail marketing

O marketing por e-mail é uma das maneiras mais eficazes de gerar novos leads e aprender mais sobre os interesses de clientes em potencial. Muitas pessoas utilizam o e-mail para saber novidades sobre produtos e serviços em geral.

Quando possível, a empresa deve segmentar com base no número de cliques em seus e-mails e assim traçar estratégias para aumentar a taxa de abertura.

Uso de pop-ups no site

Os pop-ups que contêm notificações são exibidos com base na interação do usuário, como expressar interesse em sair do site ou atingir um horário específico na mesma página.

É possível incorporar um formulário que exija que o usuário envie informações. O ideal é apenas requisitar apenas informações pertinentes aos esforços de marketing digital.

Isso facilita a comunicação de interesse aos contatos e permite que os usuários não se sintam prejudicados ao compartilhar suas informações.

Uso de formulários

Um formulário é um código HTML que pode ser colocado em sites, blogs ou páginas de destino, os campos podem ser preenchidos com informações de contato.

Nesses formulários, é importante permitir que os usuários indiquem suas preferências, isso permitirá que tomar ações com base nos interesses destacados pelo público e alcance mais rapidamente a persona que esses assinantes representam.

5 vantagens da definição de buyer persona

Como foi visto ao longo do texto, a buyer persona é muito importante e como resultado, é crucial entender como fazê-la. Mas além disso, existem alguns benefícios dessa estratégia.

As principais vantagens podem ser resumidas de modo bem claro, mas que ajudam muito as empresas a conseguirem resultados mais expressivos. Esses são:

Ajuda a compreender um determinado público-alvo

Ao criar a persona de um cliente em potencial, o empreendimento tem uma descrição detalhada e específica do seu cliente ideal.

Isso facilita o entendimento dos desejos e necessidades desse público, o que é fundamental para a criação de campanhas de marketing e vendas eficazes.

Melhoria na segmentação

Com a definição de buyer personas, é possível atingir de forma mais específica o público. Isso facilita a criação de campanhas personalizadas e direcionadas para diferentes dados demográficos de clientes.

Dessa forma, os resultados das vendas e impacto no público aumentam consideravelmente, possibilitando uma captação maior de potenciais clientes para a empresa.

Maior eficácia das campanhas

Ao entender o público-alvo, é possível criar campanhas de marketing mais eficazes e relevantes para esse público específico.

Isso aumenta a probabilidade de sucesso das campanhas, como resultado, o sucesso do negócio é aumentado para conseguir atingir os objetivos desejados.

Melhora a experiência e jornada do cliente

A jornada do cliente é o processo pelo qual um cliente passa antes de comprar um produto ou serviço e a experiência durante esse processo precisa ser a melhor possível.

Ao entender o perfil ideal de cliente, a empresa pode identificar os problemas que ocorrem durante a jornada e, assim, aprimorar o processo para torná-lo mais eficaz.

Agilidade na criação de conteúdo

Com um público-alvo bem definido, é possível criar um conteúdo direcionado especificamente para esse perfil ideal de usuário, esse conteúdo terá informações relevantes e úteis que são destinadas ao público definido.

Dessa forma, as empresas conseguem gerar mais conexão com os potenciais clientes de seu negócio e assim captar ainda mais pessoas que podem vir a se tornar consumidores.

Além disso, a criação de conteúdo ajuda na construção de autoridade sobre aquele determinado mercado do qual a empresa atua. Com isso, o posicionamento da empresa se torna fundamental para que as pessoas comprem o produto ou serviço oferecido.

Considerações finais

A criação de múltiplas buyer personas pode ser a solução para uma empresa que está tendo problemas para entender o que está errado ou o que precisa ser melhorado em suas táticas de marketing.

Isso porque, com esse método, é possível obter uma descrição mais específica do público-alvo. Com a buyer persona, uma empresa pode alcançar resultados positivos.

Pois com a definição do cliente ideal, será possível direcionar as campanhas de forma mais eficaz, o que levará à criação de uma boa reputação no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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