Você sabe o que é Pirâmide de Maslow?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre a pirâmide de Maslow em algum momento da vida, porém poucas sabem como podem aplicá-la em um negócio.

Se houver apenas um olhar desatento ela pode parecer somente uma simples representação das necessidades humanas, porém pode acabar sendo uma ferramenta de gestão de marketing altamente poderosa pros olhos mais atentos.

Isso porque as empresas lidam com pessoas o tempo todo, e conhecer suas necessidades pode ser uma enorme vantagem competitiva para o negócio que vende presilha para trilho de cortina, por exemplo.

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, o presente artigo explicará mais detalhadamente o que é a pirâmide de Maslow.

Além disso, falará sobre a sua importância, para que ela serve e, por fim, listará algumas dicas que podem ajudar a entender como aplicá-la em um negócio.

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Entendendo o que é a pirâmide de Maslow

A pirâmide de Maslow nada mais é do que uma teoria que mostra em um tipo de representação gráfica a ordem das necessidades humanas e o nível de importância de cada uma delas.

Por esse motivo, para muitas pessoas, a pirâmide de Maslow também acabou ficando conhecida como hierarquia das necessidades humanas de Maslow.

Essa teoria foi criada em torno dos anos de 1950 pelo norte-americano e também conhecido psicólogo, Abraham Maslow.

A teoria diz que toda ação de um ser humano é motivada pelo desejo de satisfação de cada um dos tópicos de uma pirâmide, são eles:

  • Realizações pessoais;
  • Confiança e autoestima;
  • Social/relacionamento;
  • Segurança;
  • Fisiologia.

Cada um desses tópicos, segundo a teoria, são fundamentais para que uma pessoa alcance a felicidade e a satisfação, seja na vida pessoal ou na vida profissional vendendo compressor de parafuso usado.

A teoria diz que cada pessoa precisa passar por cada um dos tópicos em ordem, como se fossem fases de um jogo.

Isso quer dizer que a pessoa só poderá ir para o nível de segurança, por exemplo, quando suas necessidades fisiológicas estiverem terminadas e assim sucessivamente.

Para que serve a pirâmide de Maslow?

A pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow serve principalmente para entender e organizar as prioridades e necessidades humanas.

Ela pode ser usada em várias áreas da vida, até mesmo no meio empresarial. Isso ajuda a entender como são impactados os colaboradores de uma empresa que faz fechamento de varanda com cortina de vidro.

A teoria pode ser aplicada de várias formas por ser justamente uma metodologia que fala sobre os tópicos essenciais para que uma pessoa se sinta feliz e realizada.

Os gestores de empresas, por exemplo, usam esse conceito que vem da psicologia para entender melhor seus colaboradores e criar soluções que ajude-os a satisfazer essas necessidades.

Ela também ajuda a analisar se os colaboradores estão realmente alinhados à cultura organizacional do negócio fabricante de sirene com luz, criando equipes valiosas desde a etapa de contratação.

Qual a importância da Pirâmide de Maslow?

Seja lá qual for o tipo de marketing usado, conhecer o consumidor e entender o seu comportamento é a chave para que a estratégia tenha o sucesso esperado.

Quando as necessidades reais das pessoas são encontradas, descobrir como agradá-las se torna muito menos complexo do que o normal.

Alguns padrões podem ser identificados, porém cada caso é diferente e nem toda tática que funciona para uma pessoa pode funcionar para outra.

As teorias como as de Maslow se mostram importantes pois analisam o que as pessoas precisam, suas motivações e como podem ser ajudadas.

Como aplicar a pirâmide de Maslow?

A pirâmide de Maslow pode ter uma série de aplicações que vão desde a área de marketing até a área de vendas, algumas das principais aplicações são:

  1. Gestão de Pessoas

Na área da gestão de pessoas a pirâmide de Maslow é aplicada para ajudar a melhorar o dia a dia do colaborador conhecendo suas necessidades.

O trabalho começa na base da pirâmide com ações que ajudam na saúde e bem estar dos profissionais, levando a horários mais flexíveis, alimentação mais balanceada e horários de descanso mental e físico.

No nível de segurança, são apresentados os benefícios como garantia de estabilidade, planos para o futuro e demais ações que levam confiança para as pessoas.

No nível social e departamento pessoal incentiva a cultura da colaboração e leva ideias para que as equipes se integrem melhor, aumentando o senso de pertencimento do grupo.

Na etapa da estima são levados programas relacionados ao reconhecimento pelo desempenho do profissional e feedbacks regulares que levam a promoções e até a aumento de comissões.

Ao chegar no topo da pirâmide a ideia é que o colaborador leve todo o processo como uma conquista pessoal que influencia em suas decisões assertivas para o futuro. 

Nos dias de hoje as pessoas não estão somente atrás de empregos, mas sim de lugares que oferecem um propósito e oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

Com a ajuda do RH, a empresa fabricante de saquinhos para picolé pode entender e conhecer mais sobre as necessidades dos colaboradores.

  1. Gestão de Clientes

Na gestão dos clientes, a teoria da pirâmide de Maslow trabalha como um tipo de mapa das necessidades que os consumidores têm.

O maior desafio nisso é conhecer o comportamento do cliente, mas começar pelas demandas pessoais deles pode ser uma ótima estratégia.

Em suma, equipes de marketing, atendimento e até mesmo de vendas usam a teoria de Maslow com o intuito de subir o nível de conversão dos leads.

Isso facilita o entendimento sobre a maior necessidade que o público tem e também ajuda no desenvolvimento da relação com o cliente.

Ao pensar que o maior desafio dos últimos tempos para uma empresa que instala box de banheiro é conhecer seus clientes, fica mais fácil trabalhar estratégias que ajudem a suprir demandas de necessidades.

Com a teoria um negócio pode ir além da análise do perfil dos consumidores e criar estratégias mais focadas em cada nível de necessidade.

Até porque uma abordagem que faz sucesso com um cliente pode não fazer o mesmo sucesso com outro que ainda não se sente seguro.

Nisso o papel da empresa é encontrar os estágios para oferecer a solução que seja mais adequada e criar um vínculo maior de confiança para satisfazer necessidades.

  1. Gestão de marketing

Na área do marketing, a teoria de Maslow é quase que uma referência obrigatória na hora de estudar e de aprofundar na motivação dos clientes e criar estratégias mais assertivas para fidelizá-los.

No momento da criação de personas, por exemplo, se atentar ao nível da pirâmide pode ser uma enorme ajuda para a identificação do perfil do público-alvo e da construção de um modelo fiel.

A empresa deve levar em conta as maiores carências dos clientes na hora de criar a imagem que deve atender as suas maiores expectativas.

Toda ação de marketing tem o dever de mirar na necessidade correta que possa satisfazer o público que muitas vezes nem sabe que tem essa necessidade.

Para alguns tipos de clientes que procuram pelo preço de pinturas residenciais, por exemplo, é possível passar uma mensagem de exclusividade e diferencial do produto para aumentar seu valor.

Ou até mesmo em um outro nível que precise incentivar o compartilhamento do produto e o compartilhamento do mesmo, incentivando a socialização.

  1. Gestão de vendas

Por último, a área de vendas usa a teoria de Maslow para entender os reais motivos que estão por trás dos hábitos de consumo e para argumentar sobre os desejos dos clientes.

O maior desafio dos vendedores é entender quais as razões racionais e emocionais que levam um consumidor a fechar negócio.

Com isso, a teoria de Maslow permite a criação de argumentos criados com base nas necessidades dos clientes da empresa de licenciamento ambiental.

O consumidor pode ser levado pelo funil de vendas mais facilmente quando os vendedores sabem o que eles precisam e desejam.

Considerações finais

A função da pirâmide de Maslow foi responsável por clarear as ideias de vários empreendedores que aplicaram a teoria em seus negócios e obtiveram ótimos resultados.

Muitos acreditam que seja somente mais uma teoria sem fundamentos, mas ao estudá-la e ver que seu ponto de partida vem da psicologia as pessoas começam a dar mais valor e passam a pesquisá-la.

A possibilidade que ela oferece apresenta tudo o que os clientes ou colaboradores precisam para se sentirem bem pode ser o diferencial que uma marca esperava para alcançar o sucesso.

Para isso, entender o que é, para que serve, a importância, como e onde aplicar a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow pode ajudar muito o desenvolvimento de um negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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