Trabalho remoto na praia: o que levar em consideração
Quer passar uma temporada trabalhando remotamente na praia? Confira estas dicas para ter uma experiência inesquecível
Trabalhar remoto, sentado à beira-mar é o seu sonho? Apesar de ter flexibilidade e liberdade para produzir, cercado por paisagens incríveis ao redor, os profissionais nômades que escolhem passar uma temporada na praia também precisam de organização e dedicação para manterem-se produtivos.
Além do mais, os destinos do litoral podem pregar peças nos profissionais viajantes, como ambientes com pouca estrutura para videochamadas ou até mesmo a umidade do local.
Para otimizar o trabalho remoto na praia, vale a pena ter atenção a alguns pontos, por exemplo, no cuidado com o equipamento. Modelos de notebook que são mais finos ou que suportam contato com a água podem dar mais mobilidade e segurança no dia a dia trabalhando na praia.
Confira outras dicas para trabalhar na praia com tranquilidade e sem procrastinar.
Beach office: como montar seu escritório na praia
Entre uma entrega e outra, um mergulho no mar… A vida do profissional viajante que escolhe passar uma temporada na praia pode ser assim. Para garantir que seu trabalho remoto no litoral seja tranquilo e resulte em uma boa experiência, siga essas dicas.
1. Analise o local onde fica sua hospedagem
Se você é uma pessoa que não consegue trabalhar com barulho, certifique-se de que a sua hospedagem ou a praia de onde pretende trabalhar não é supermovimentada e agitada.
Nas faixas de areia pelo Brasil, é muito comum as grandes aglomerações e caixas de som — consequentemente, muito barulho. Então, se você é uma pessoa que precisa de silêncio para trabalhar, pesquise sobre isso para evitar futuras dores de cabeça.
Há alternativas de praias com pouco movimento onde o barulho do mar vai ser o único ruído durante seu expediente de trabalho.
2. Verifique o wi-fi
Antes de reservar sua hospedagem para trabalhar na praia, verifique se o local tem forte estrutura de wi-fi. Um bom sinal de internet vai garantir que suas videochamadas não travem e que as entregas possam ser feitas no prazo.
Alguns resorts, por exemplo, dispõem de ampla estrutura para trabalho remoto, como escritório compartilhado, mesa para montar próxima à piscina, wi-fi em todas as áreas e até aluguel de equipamentos, caso aconteça algum problema com o seu.
3. Tenha organização
Por falar em prazo, para que eles sejam cumpridos é importante ter em mente que você não está 100% de férias. Ter organização é fundamental para entregar tudo que está programado e ainda aproveitar as praias e belezas da cidade em que está.
Se estiver hospedado perto da praia e for trabalhar do hotel, faça intervalos para dar um mergulho ou tomar uma água de coco. Essa pausa pode ser revigorante e até aumentar a produtividade.
Quebrar a rotina é diferente de não ter planejamento. Você pode organizar sua agenda para trabalhar e para aproveitar as belezas e o lazer da região que estiver. Isso é a flexibilidade do trabalho remoto.
4. Cuide dos seus equipamentos
Os equipamentos eletrônicos sofrem na praia. Eles são sensíveis ao calor e à umidade, por isso vale a pena ter atenção redobrada nesses pontos.
Evite deixar o computador exposto diretamente ao sol, por exemplo. Se o seu notebook não for resistente à água, cuidado ao trabalhar próximo da piscina ou do mar.
Vale a pena fazer uma revisão e uma boa limpeza nos componentes depois de voltar da sua temporada na praia. Se possível, invista em modelos mais adequados para o trabalho em áreas úmidas.
Trabalhar remoto na praia pode ser muito relaxante e divertido, além de proporcionar uma experiência diferente para o currículo de qualquer pessoa. Mais criatividade e flexibilidade são grandes vantagens de passar uma temporada no litoral, trabalhando remotamente.
No entanto, é preciso organização e planejamento. Com essas dicas você pode colocar esse sonho em prática com mais segurança. Boa viagem e bom trabalho!
Deixe um comentário
Separados exclusivamente para você