Sintomas da depressão | Entenda o que é a doença
A depressão é uma condição grave que afeta o sistema nervoso de uma pessoa e a forma como ela se sente diante da vida.
Ela interfere na forma como a pessoa se sente, age e pensa de forma negativa. A boa notícia é que existe tratamento para esse problema.
A depressão é caracterizada por ocasionar sentimento de tristeza, ansiedade, insônia, falta de apetite, baixa autoestima, perda de vontade de fazer aquilo que trazia prazer, fora vários problemas físicos que ela pode originar.
Outros sintomas mais graves da doença são:
- Mudanças repentinas de humor;
- Perda de energia;
- Fadiga muscular;
- Dificuldade para manter o foco, pensar ou tomar decisões;
- E em casos mais extremos, pensamentos suicidas.
A depressão também pode ser causada por outros fatores, tais como deficiência vitamínica, problemas de tireoide ou então tumores cerebrais.
Por esse motivo, é importante que a pessoa se consulte regularmente em um médico.
Só no Brasil, são milhões de pessoas atingidas pela doença. Há uma estimativa de que pelo menos 6% da nossa população sofra com essa doença.
Para você ter uma ideia, somente no ano de 2016, mais de 75 mil casos foram registrados de pessoas que precisaram deixar o emprego por conta da doença. Caso você não saiba, um funcionário tem direito ao auxílio-doença nesse tipo de situação em casos recorrentes.
Outro ponto importante a ser destacado é a diferença entre tristeza e depressão.
Você sabe qual é a diferença entre os dois?
Não confunda sintomas de tristeza e depressão
Algumas experiências podem causar uma dor muito grande, como a morte de uma pessoa próxima, uma demissão ou mesmo o fim de um relacionamento.
E por mais que seja importante que passemos pelo luto, é importante não confundir a tristeza de um luto com a depressão.
Claro que esses são fatores que podem desencadear o início de uma depressão, mas na maioria das vezes isso não acontece.
Entenda algumas diferenças:
- Quando estamos muito tristes, sentimos sensações dolorosas que geralmente vêm acompanhadas de sentimentos de alegria e felicidade. É o caso de quando um ente querido morre. Ficamos tristes pela morte, mas nos sentimos felizes quando lembramos das coisas boas;
- Na depressão isso não acontece. Os sentimentos são sempre negativos, e com o passar do tempo, eles aumentam e ficam cada vez mais intensos;
- Outro ponto a ser considerado é que quando estamos tristes, nossa autoestima se mantém intacta. Quando uma pessoa tem depressão, se sente inútil e com a autoestima extremamente baixa.
A depressão ainda pode ter sua origem em diversos fatores como bioquímicos, genéticos, de personalidade ou mesmo fatores ambientais.
Vícios em drogas, estresse, transtornos mentais, traumas e sedentarismo também podem desencadear esse problema.
A depressão pode se originar através de dezenas de vias diferentes. Por esse motivo é importante se consultar com um bom médico.
A boa notícia é que a depressão é tratável. Mas eu adianto que você precisa ter muita força de vontade e fé para acabar com esse problema.
Somente o uso de medicamentos não cura essa doença, tenha isso em mente!
Nos próximos artigos, eu contarei um pouco mais sobre as minhas próprias experiências com a depressão e o que eu fiz para sair dela.
Portanto, fique de olho nos próximos posts e compartilhe esse artigo com todas as pessoas que precisam de ajuda!
Como os sintomas de depressão e ansiedade são frequentemente confundidos com tristeza, nem sempre é fácil detectar quando se está entrando em depressão.
Com isso em mente, eu preparei um artigo para explicar a você alguns dos principais sinais de sintomas de depressão e ansiedade para que em um primeiro momento você possa fazer um autodiagnóstico.
Afinal, é a partir dele que você estará consciente de que precisa procurar ajuda para esse problema.
Portanto, se você desconfia de que está entrando em depressão, dê uma lida abaixo
nos principais sintomas que você pode estar desenvolvendo!
1- Cansaço, indisposição e fadiga
Quando vivemos uma rotina de ansiedade e estresse, fica realmente difícil criar motivação para fazer qualquer coisa.
Porém, a depressão acaba até mesmo com aquilo que é mais prazeroso. Ou seja, a pessoa acaba se afastando de tudo e de todos e troca as atividades que mais traziam satisfação e felicidade pelo isolamento social.
Se você perceber que isso está acontecendo e não sabe explicar o motivo, talvez seja hora de você buscar ajuda psicológica antes que esse problema se desenvolva de forma mais agressiva.
2- Sensação ininterrupta de tristeza
A tristeza pode ser causada por N fatores, mas ela passa. A principal diferença entre a tristeza e a depressão é que a depressão não passa dessa forma. E se você sentir esse sintoma por mais de 15 dias, pode ser que você esteja entrando em uma depressão.
Nesse caso, também é importante que você vá procurar por ajuda médica. Reações mais agressivas e mudanças repentinas de humor estão intimamente ligadas a essa condição.
Se você perceber que está começando a agir dessa forma, é importante conversar com pessoas mais próximas, mas não deixe de procurar por ajuda médica.
3- Dor física
Como a nossa mente está intimamente ligada ao corpo, é natural também que quando a pessoa começa a entrar em depressão, comece também a sentir dores pelo corpo.
Isso é reflexo de ansiedade e angústia. Os principais sintomas que uma pessoa
pode sentir são:
- Tensão muscular;
- Disenteria;
- Azia;
- Dor de cabeça;
- Dor no peito;
- Cólica.
Como esses sintomas podem ser ocasionados por diversos motivos, muita gente negligencia o que está sentindo. No entanto, eles podem ser a chave para um diagnóstico assertivo.
4- Isolamento
Um dos principais sintomas da depressão é o isolamento social. Aos poucos, a pessoa vai perdendo a vontade de estar com a família, com os amigos e os colegas de trabalho.
Cada vez mais passa a viver uma vida solitária, longe de tudo e de todos, em que os contatos são cada vez mais raros. Até um momento em que a pessoa não quer mais sair de casa, e, por fim, do próprio quarto.
Mas nem sempre é possível diagnosticar isso por conta própria no início do problema. Portanto, se as pessoas ao seu redor alertarem você de que não conseguem mais ter contato, fique atento (a). Pode ser um sinal importante de que você está entrando em depressão.
Essa condição grave afeta milhões de brasileiros. Por isso, se você conhece alguém que precise de ajuda, saiba que a telemedicina pode ajudar. Trata-se de consultas que são feitas online. O paciente precisará de um tratamento mais intenso dependendo do nível, mas para obter um diagnóstico, a telemedicina pode ser útil. Clique para saber mais!
Deixe um comentário
Separados exclusivamente para você