Sensibilidade nos dentes: entenda os melhores tratamentos

Quando o assunto é a saúde bucal é necessário que estejamos atento a todos os sinais de que algo pode não estar funcionando da forma como deveria no organismo como um todo. Muitos sintomas que sugerem uma patologia, acabam sendo encarados como características normais dos tecidos da boca. 

Um exemplo disso é o sangramento na gengiva, que muitas pessoas acreditam que é normal acontecer, mas que na verdade pode ser um sintoma de gengivite. Isso também acontece com a sensibilidade nos dentes, sinal que muitas pessoas não levam a sério. 

Entretanto, a sensibilidade indica doenças como cáries ou uma deterioração dos dentes que pode causar muitas doenças subsequentes, levando à consequências seríssimas, como a necessidade de extração das dentições, fazendo com que seja necessário fazer uma prótese dentária.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre sensibilidade nos dentes, bem como as causas, formas de tratamento e como evitar esse sintoma, bem como as patologias que podem causá-lo. 

Clique e Saiba Mais

O que causa a sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes é algo comum e afeta muitas pessoas. Isso porque, a sensação de dor ou incômodo ao consumir bebidas e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos vem de uma exposição da dentina.

Esse é um tecido nas raízes dos dentes que fica coberto pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor das estruturas. Assim, devido às cáries ou qualquer outra patologia que possa desgastar os esmaltes dos dentes, a dentina fica exposta aos alimentos e, portanto, fazendo com que o dente acabe doendo, gerando uma sensação de incômodo. 

A exposição da dentina também pode trazer outras patologias, uma vez que, essa condição significa uma deterioração do esmalte dos dentes, o que pode causar até mesmo a queda de alguns dentes, fazendo com que o paciente precise optar por um implante dental.

Em suma, veja adiante alguns dos motivos pelos quais a sensibilidade dental acaba se desenvolvendo:

  • Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;
  • Bebidas ácidas causando erosão do esmalte e exposição da dentina;
  • Bruxismo;
  • Escovação com creme dental muito abrasivo;
  • Escovação incorreta ou escovação excessiva;
  • Gengivite;
  • Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina.

Por isso, tratamentos odontológicos são cruciais, pensados especificamente para prevenir ou tratar doenças bucais.

Sensibilidade nos dentes durante a gravidez o que pode ser?

Entre as possíveis causas da sensibilidade dental, há um pequeno agravante para as mulheres durante gravidez.

Nesse período da vida feminina há diversos agravantes para diversas doenças bucais, como, por exemplo, uma maior possibilidade de ter gengivite, enfraquecimento dos dentes e até mesmo sensibilidade. 

No caso da sensibilidade, isso acontece pois o fluxo sanguíneo aumenta. Dessa forma, o corpo acaba trabalhando mais para suprir a mãe e o bebê, o que resulta em aumento do fluxo sanguíneo corporal.

Esse aumento pode resultar em gengivas inchadas, sensíveis ao toque. Alimentos quentes e frios podem desencadear essa sensibilidade, mesmo que a gestante nunca tenha passado por essa experiência ou tenha lente de dente.

Como prevenir a sensibilidade nos dentes?

O primeiro passo na prevenção da sensibilidade dental é a busca por acompanhamento através de um dentista.

Isso porque, é preciso fazer visitas periódicas para se realizar avaliações e descobrir problemas de forma precoce para que seja possível realizar um tratamento com maiores possibilidades de ser bem-sucedido. 

Além disso, assim como é possível realizar um clareamento dental, é necessário cuidar da higiene bucal, não só pela estética do sorriso, como para evitar doenças bucais em geral. A higienização da boca, quando feita da maneira correta, é capaz de evitar cerca de 90% de todas as patologias bucais. 

Entretanto, além de escovar os dentes, é preciso higienizar tudo de maneira correta.

Vale lembrar que escovar os dentes da forma errada ou usar cremes dentais duvidosos pode desgastar os esmaltes dos dentes, fazendo com que o paciente tenha sensibilidade dental mesmo com a dentição limpa. 

Além disso, é preciso fazer uso do fio dental, uma vez que, mesmo a melhor escovação não dá conta de atingir todos os locais, como o espaço entre dentes e gengiva, fazendo com que aquela parte só possa ser limpa. 

Todas essas ações farão com que os seus dentes possam estar saudáveis, bem como a sua saúde em dia, prevenindo não só a sensibilidade como também diversas outras adversidades, para que não precise se preocupar com implante dentário antes e depois, e para ter um sorriso saudável e estético durante toda a vida. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up