Saiba quais os benefícios de trabalhar de coworking
Os espaços de coworking são um dos modelos que mais ganham importância e visibilidade dentro do mercado, independentemente da atuação do profissional e o seu cargo dentro da empresa.
Este formato de ambiente de trabalho vem ganhando cada vez mais atenção devido às tendências que são criadas no mercado. Assim como o freelancer e as startups, o coworking pode ser uma nova forma de ajudar os profissionais na produção.
Isso se eles buscam, durante a sua jornada de trabalho, locais inspiradores para trabalhar em meio a diferentes profissionais, como uma forma de instigar a realizar os seus serviços, devido a união de diferentes indivíduos em um mesmo espaço.
Sendo o significado para “trabalhando junto”, a popularidade dos coworking com profissionais que trabalham desde uma empresa fabricante de viga aço galvanizado até alimentício, se tornou ainda maior com o passar dos anos.
Especialmente com modalidades como o home office e outros trabalhos remotos que permitem uma flexibilização para o profissional em seu espaço de trabalho.
Negócios de diferentes tamanhos e portes, até mesmo de nichos diferentes podem usar os coworking como a infraestrutura para se trabalhar, reduzindo alguns custos e até mesmo, podendo contratar mais profissionais em outras modalidades.
Não somente trabalhadores de empresas, como também freelancers de etiqueta resinada podem usar o coworking e suas áreas relacionadas, sempre compartilhando com outros profissionais.
Sendo espaços grandes ou menores, alguns coworking podem oferecer várias áreas para suprir as necessidades de um profissional e, deste modo, permitir que o indivíduo alcance os seus objetivos.
Como surgiu o coworking?
O coworking teve o seu início em 2005, quando Brad Neuberg trabalhava em uma startup e não estava satisfeito com algumas experiências profissionais que estava tendo.
E, por ter trabalhado de forma independente anteriormente, desejava um espaço que pudesse fazer com que um profissional tivesse durante a sua jornada de trabalho uma independência e liberdade com uma estrutura comunitária que gerasse crescimento.
O primeiro coworking, devido à união de trabalho com outros profissionais e tendo a estrutura que um espaço profissional pudesse ajudar quem o utilizasse, surgiu em São Francisco, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Embora inicialmente não houvesse a procura que ele esperava, começou a buscar formas mais ativas de trazer novos profissionais para o espaço, que acabou ganhando mais notoriedade com o passar dos anos.
Mesmo que Brad ficasse responsável pela propagação do conceito de coworking, algumas ideias que existiram na década de 1990 acabaram sendo a fonte de inspiração, até mesmo em outros locais, como Berlim, na Alemanha.
Outro espaço coworking que acabou fazendo com que estes locais surgissem e se popularizaram ainda mais foi em Nova York e, posteriormente, empresas de outros setores começaram a investir nestes espaços.
Com a introdução de trabalhos remotos ao longo dos anos, desde um freelancer que cuida das mídias digitais de um especialista em curativos e feridas, até pequenas empresas que estão surgindo no mercado, o coworking ganha cada vez mais força em vários ramos.
Como funciona?
Se um profissional ou uma pequena empresa busca usar o coworking como um dos ambientes dos quais podem aproveitar a infraestrutura para trabalhar, fazer reuniões ou até mesmo usar os serviços tecnológicos, tudo começa com o aluguel de espaço.
Do mesmo modo que uma clínica fono pode alugar um ambiente comercial para trabalhar, os coworkings possibilitam que as estações de trabalho sejam o objetivo do aluguel, de forma que pode variar dependendo do modelo de contratação.
Já que, em alguns espaços, existe a possibilidade de fazer com que um profissional não alugue apenas uma mesa, como também uma sala para uso pessoal, embora não seja tão comum devido ao conceito que é a base do local.
O compartilhamento de mesas ou de um espaço aberto acaba deixando o ambiente ainda mais ligado e estimulante para os profissionais que os utilizam, e até mesmo mais baratos, dependendo do setor no qual se atua.
Algumas profissões que podem recorrer ao coworking como uma alternativa para se trabalhar, são:
- Profissionais de TI;
- Comunicadores;
- Consultores;
- Coaches;
- Arquitetos e engenheiros;
- Designers.
Esses espaços podem proporcionar a sensação de pequenas empresas, e também velocidades maiores na internet, algo que acaba beneficiando a todos devido a presença digital em diferentes meios.
Outro ponto que funciona bem para o coworking são as possibilidades de criar redes de contatos, também conhecidas como networking, já que diferentes profissionais acabam dividindo o mesmo espaço, tornando a troca de ideias mais fácil de ocorrer.
Como um profissional estar sentado ao lado de outro indivíduo que trabalha em uma empresa que realiza manutenção de telhado de galpão, e quando houver a necessidade, saberá onde encontrar quem realiza o serviço.
Os espaços, inclusive, podem ser usados para a realização de reuniões e fechamentos de negócios, como também o encontro físico de uma proposta que foi realizada de uma maneira virtual, usando o local como uma forma de estabelecer os acordos.
Podendo atender a diferentes necessidades profissionais, o coworking é um espaço do qual pode ajudar o profissional dentro e fora da empresa, agregando grande valor em sua jornada de crescimento.
As vantagens de utilizar o espaço
Se um profissional ou uma pequena empresa deseja utilizar um coworking para ser seu ambiente de trabalho, algumas das vantagens em torno desta decisão podem agregar grandes valores em sua jornada profissional dentro do mercado. São elas:
1. Sala privativa de reunião
Sendo o ambiente ideal para um grupo de pessoas, como projetos ou até mesmo uma startup de porcelanato liquido autonivelante, por exemplo, as salas de reuniões podem ser alugadas de forma mensal ou somente por algumas horas.
Tendo infraestrutura para reuniões com apresentações, conversas mais privadas ou, então, atendimento aos clientes que gostariam de um contato mais humano, este modelo de sala pode atender as necessidades com conforto e profissionalização de uma empresa.
2. Estacionamento exclusivo
Uma das principais vantagens do coworking são os seus estacionamentos, especialmente se a sua localização for em cidades ou estados que contenham um grande movimento.
Essa comodidade é algo benéfico para o profissional, especialmente porque, em alguns casos, o visitante que tem uma reunião naquele local pode utilizar o estacionamento com um pagamento pelo tempo que usar as dependências.
Isso acaba colaborando também para que o profissional ou a empresa que usar o coworking passe uma visão ainda mais de credibilidade sobre os negócios que irão tratar.
3. Recepção
Nos espaços coworkings, as recepções são um dos ambientes que podem contribuir para também reforçar a imagem de profissionalismo do indivíduo.
Nesta parte do ambiente, as ligações e correspondências sobre laudo pericial insalubridade e periculosidade são gerenciadas, do mesmo modo que os visitantes acabam sendo bem recebidos antes de ter contato com o profissional.
4. Impressoras e internet
Embora grande parte dos processos que antes necessitavam de papéis para serem resolvidos, as impressoras em alguns coworkings podem colaborar com aqueles profissionais que ainda precisam utilizar o papel para a realização de uma tarefa.
E de uma forma unânime, devido ao crescimento dos processos serem realizados digitalmente, a internet é uma tecnologia que cobre todos os locais do espaço, de forma rápida que permite a realização de várias tarefas.
5. Auditório
Sendo usados para palestras, workshops ou outros eventos que a empresa deseja realizar, o auditório de um coworking pode ser alugado por outros empreendimentos que não possuem um espaço próprio para a realização do evento.
Um dos pontos vantajosos do auditório é a participação de outros profissionais que também utilizam espaços no evento, de modo que o networking pode ser fortalecido em meio a eventos mais descontraídos.
6. Flexibilidade
Proporcionando que o profissional escolha o dia que deseja frequentar o coworking, essa flexibilidade pode contribuir com a produção e o desenvolvimento do indivíduo, de modo que ele possa escolher os dias em que o coworking irá agregar mais valor na tarefa.
Podendo ser usado em períodos onde o profissional sinta que a mudança de ares dará maior produtividade, o coworking é um dos ambientes que se adaptam conforme o profissional necessita.
Considerações finais
Sendo popular e cada vez mais procurado por profissionais desde a área de tecnologia da informação, até coaches e consultores, além dos setores de comunicação e arquitetura, os coworkings vêm ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado.
Por possuir uma infraestrutura que pode atender desde profissionais que realizam reuniões para fechar acordos sobre um novo colonoscópio, até freelancers que desejam trabalhar em um espaço mais profissional, as vantagens deste ambiente são grandes.
Proporcionando um networking de grande qualidade pela variedade de profissionais que atuam neste espaço, até mesmo na infraestrutura completa e nas economias como conta de luz e internet, os coworkings acabaram crescendo em larga escala.
Embora alguns proporcione o aluguel de sala, a vantagem destes ambientes são as chances de dividir um mesmo espaço com mais de uma pessoa e que atuem em outras áreas, funcionando todos no mesmo endereço.
Através destas áreas, é possível que o ambiente ofereça melhores condições para o profissional ao ponto de que sua trajetória dentro da empresa que atua cresça cada vez mais rápido e, deste modo, seus objetivos profissionais sejam alcançados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário
Separados exclusivamente para você