Saiba porque os brindes para clientes são tão eficientes

Oferecer brindes para clientes é uma estratégia antiga, mas que continua sendo usada nos dias atuais porque as pessoas gostam de receber presentes e se sentirem especiais.

Muitas marcas já perceberam suas vantagens e vez ou outra investem nessa estratégia para atrair clientes e fidelizar compradores. É uma ação versátil e que pode ser empregada por qualquer tipo de empresa.

A concorrência do mercado está cada vez mais acirrada, e as organizações precisam encontrar maneiras de se destacar e mostrar para os consumidores as vantagens de comprar com elas.

Muitas ações são voltadas para essa necessidade, mas poucas conseguem alcançar os resultados trazidos pelos brindes. Muitas pessoas compram produtos e serviços por conta deles.

Mas na hora de oferecer essas recompensas para os clientes, é muito importante garantir que elas façam sentido para o cliente e para o próprio negócio. Mais do que isso, é necessário oferecer algo útil e de valor.

Existem diversas opções de brindes e sempre haverá aquela compatível com o público e com os objetivos da marca.

Neste artigo, entenda o que são brindes, a importância de investir nessa estratégia e por que os brindes são tão eficientes.

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O que são brindes?

Os brindes para os clientes são produtos oferecidos pelas marcas de maneira gratuita, tendo como objetivo fortalecer o relacionamento com os consumidores e fidelizar clientes.

Para alcançar esse resultado, é necessário oferecer itens que sejam úteis para as pessoas em seu dia a dia. Eles devem ser personalizados com a marca do negócio para que seja lembrada toda vez que o cliente utilizar.

Ao fazer isso, uma empresa de instalação de tela de proteção de janela consegue gerar memória positiva sobre sua marca e fidelizar clientes.

São itens de baixo custo para a organização, além de um excelente investimento que ajuda a aumentar as vendas. Chegam a ser mais eficientes do que as estratégias de marketing e publicidade tradicionais, pois valorizam o consumidor.

Mas para que os brindes tenham o efeito desejado, é necessário encontrar soluções de baixo custo, boa qualidade e úteis para as pessoas.

Importância dos brindes

Praticamente todo mundo tem algum objeto em casa com a marca de uma empresa, e ao utilizá-lo, vai visualizar o logotipo e automaticamente se lembrar das soluções oferecidas.

É assim que os brindes personalizados funcionam, fixando a marca na mente dos consumidores em seu dia a dia. A estratégia é importante por diversas razões, como:

  • Torna a marca memorável;
  • Ajuda a fazer propaganda;
  • Fideliza os clientes;
  • Valoriza as pessoas;
  • É um diferencial perante a concorrência.

Para um fabricante de andador de empurrar para idoso, investir nessa estratégia, por meio de produtos úteis e funcionais, é a melhor forma de marcar a memória do consumidor.

Mais do que isso, é uma ação que divulga o nome da marca para outras pessoas. Também é considerado um tipo de propaganda permanente, ao contrário do que acontece com as peças publicitárias que só são lembradas enquanto transmitidas.

A empresa vai pagar por ela apenas uma única vez, mas seus efeitos são de longo prazo. Fidelizar clientes atuais é algo desafiador nos dias de hoje, mas o brinde ajuda a alcançar esse propósito.

Na hora de fazer uma compra, os consumidores consideram preço, qualidade e benefícios da solução, bem como o tratamento recebido no atendimento e a identificação com a marca.

Ao receber brindes, a tendência é que as pessoas enxerguem a companhia de maneira positiva e passem a recomendá-la para outros.

Além de oferecer esses mimos para os consumidores, muitas empresas também presenteiam seus funcionários para que eles se sintam reconhecidos e valorizados. Isso aumenta a motivação e a produtividade da equipe.

Tendo em vista um mercado cada vez mais competitivo, saber se destacar é indispensável, e os brindes criam um diferencial de marca que traz grandes vantagens em relação à concorrência para os negócios.

Por que os brindes são tão eficientes?

Tudo o que uma empresa faz precisa ser voltado para atrair a atenção dos consumidores, desde uma fachada em ACM com LED até a distribuição de brindes.

Trata-se de uma excelente estratégia de marketing, tanto para os negócios com foco no consumidor final quanto para os que vendem para outras organizações.

A estratégia é versátil e existem várias opções compatíveis com o público, mas sua eficiência também se explica por meio de outras vantagens, como:

Aumenta as taxas de conversão

De acordo com uma pesquisa realizada pela ASI, 62% dos consumidores que receberam algum tipo de brinde fizeram negócio com a marca posteriormente, assim sendo, é uma estratégia que colabora com as conversões de leads.

Essa ação transmite segurança em relação à empresa e estimula a aproximação das pessoas. Ela é interpretada como um presente e consegue mostrar os ideais da marca.

Traz praticidade para o dia a dia

Os brindes oferecidos por um fabricante de refletor led para campo de futebol podem trazer utilidade para a rotina das pessoas. São soluções que oferecem auxílio aos consumidores de alguma maneira.

Elas podem lembrar alguma tarefa importante, ajudar a organizar itens pessoais ou até mesmo manter os indivíduos conectados.

Outro levantamento feito pela ASI mostrou que 81% dos consumidores costumam guardar os itens que receberam como brindes, quando são considerados úteis, ficando com os objetos por um período de 7 meses.

Valoriza os clientes

Hoje em dia, as empresas precisam valorizar os clientes para influenciar de maneira positiva em sua decisão de compra. Mas essa questão está além do atendimento oferecido, experiência no site, bem entre outros processos do negócio.

Uma boa experiência está relacionada a todos os pontos de contato entre uma pessoa e organização, o que inclui o pós-venda.

Ao oferecer brindes para seus clientes, um pet shop de banho e tosa delivery consegue fazer com que os consumidores se sintam valorizados, mais do que isso, eles se sentem importantes para a empresa.

Para transmitir essa sensação, não é necessário investir em itens caros e luxuosos, muito pelo contrário. Objetos como canecas costumam ser os preferidos entre os consumidores, assim como sacolas, bonés, chaveiros e camisetas.

Isso mostra que até mesmo as pequenas empresas com orçamento limitado podem transmitir a sensação de valorização, por meio dos brindes promocionais.

O que realmente vai fazer a diferença é o quanto a companhia conhece seu público e suas preferências, para assim escolher brindes alinhados com suas necessidades e com o tipo de mensagem que deseja transmitir.

Estimula a memória efetiva

O emocional é algo que interfere na decisão de compra, e é justamente por isso que a experiência do cliente é tão importante.

Antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço, como cesto aramado empilhavel, os indivíduos têm a necessidade de escolher marcas em quem acreditam, confiam e admiram.

Mas para criar uma imagem sólida na mente das pessoas, não basta apenas oferecer produtos e serviços de qualidade, é fundamental ir além e criar uma ligação profunda, conquistando a cumplicidade dos consumidores.

Os brindes são uma estratégia efetiva porque conseguem alcançar a memória afetiva das pessoas. Toda vez que elas olham para o produto que ganharam se sentem ligadas à marca, porque ajuda a criar um laço com as organizações.

Esse impacto é ainda maior quando o brinde oferecido por uma empresa especializada em projeto de paisagismo para chacara está atrelado a emoções fortes.

Por essa razão, muitos empreendedores escolhem datas sazonais para trabalhar essa estratégia, como no caso do Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e assim por diante.

Divulgação espontânea

Quem é visto não é lembrado, e essa máxima reforça a importância das estratégias de marketing, tanto no digital quanto no físico, e é por meio delas que as empresas crescem.

Os brindes promocionais são muito importantes nesse sentido e eles geram divulgação espontânea. Se a marca presenteou alguém durante uma ação promocional, além de incluir o logotipo da empresa também é possível incluir seus canais de contato.

Quando o cliente usar o acessório em seu dia a dia, vai colaborar com a divulgação espontânea da empresa, além disso, as pessoas gostam de mostrar o seu dia a dia nas redes sociais.

Se alguém participou de um evento realizado por uma loja de cortina grande quarto, vai mostrar o brinde que ganhou para outras pessoas e isso amplia ainda mais o alcance da ação.

Considerações finais

Divulgar o nome da empresa e conquistar a confiança dos clientes é algo que todas as marcas desejam fazer, e existem muitas estratégias voltadas para esses objetivos.

Dentre as diversas opções e possibilidades, uma das mais eficientes é o brinde. Mais do que divulgar o nome do negócio, ele traz utilidade para o dia a dia dos consumidores e garante a presença da marca em seu dia a dia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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