Rich Snippets: você sabe o que é?

Rich Snippets: você sabe o que é?

O rich snippets surgiu com o aumento das discussões sobre oferecer uma boa experiência online aos usuários e consumidores das marcas pelo mundo.

Com o passar do tempo, cada dia mais empresas começaram a se preocupar com o aprimoramento de técnicas que já eram conhecidas para isso.

Com isso, o rich snippets surgiu em um nível mais acima do SEO, isso porque tem objetivos em comum, mas só pode ser aplicado por alguém com maior conhecimento sobre o seu funcionamento.

As técnicas usadas são muito bem vistas pelo maior buscador do mundo, o Google, já que o objetivo de ambos é o mesmo: levar o máximo de informações úteis para os usuários.

Pensando nessa ideia de aprimoramento, o presente artigo explicará mais detalhadamente o que é rich snippets, falará um pouco sobre a sua importância e, por fim, listará algumas dicas de como fazer a aplicação dele.

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O que é Rich Snippets?

O rich snippets, em uma tradução mais literal para o português, pode ser chamado de "fragmentos ricos". 

Ele nada mais é do que uma referência a trechos de publicações que são usados pelo Google para apresentar respostas que sejam mais precisas e objetivas aos usuários.

Eles sempre podem ser encontrados no topo dos resultados da busca por piercing de pressão nariz septo, por exemplo, na primeira posição, que consequentemente tem a maior taxa de cliques no buscador.

Mas para entender bem o seu conceito é necessário conhecer melhor a sua real e verdadeira origem.

Sempre que uma pergunta é feita em buscadores como o google, o objetivo principal do algoritmo usado é responder essa pergunta da maneira mais rápida e direta possível.

Assim, um resumo pequeno é exibido abaixo dos sites que foram selecionados como os mais adequados para responder a pergunta realizada.

Na maioria dos casos, ele pode contar o título da página, a URL e a meta descrição. O que leva ao resultado chamado snippet.

O snippets nada mais é do que o fragmento da página que é apresentado para que o leitor saiba um pouco mais sobre o que ela trará antes de precisar clicar nela.

Mas com o avanço e a otimização constante dos algoritmos, o Google passou a ir além das ordens dos resultados e melhorou nesse quesito.

O motor de busca tenta apresentar na primeira posição a resposta mais adequada para a questão que foi colocada pelo usuário.

Não existe um padrão que deixa sempre os mesmos fragmentos ricos no topo, isso porque eles vão várias muito de acordo como o usuário escreve a sua dúvida.

Ao procurar, por exemplo, uma loja de kit temperos brinde próxima a mim, detalhes como localização serão mostrados, o que pode ser diferente para cada pessoa.

O mesmo pode acontecer quando alguém busca por um produto, serviço ou empresa, os resultados dessa busca podem mostrar avaliações de outros usuários até em forma de estrelas.

Rich Snippets: qual é a sua importância?

Vale destacar que os snippets não estão ligados ao fator de ranqueamento do Google, algo que pode confundir muitas pessoas.

Isso significa que os algoritmos do buscador não consideram as informações estruturadas para dizer com que um site seja posicionado nas buscas por onde comprar alarme de evacuação, por exemplo. 

Mas eles ajudam de maneira indireta uma página a ser melhor posicionada. Fazem isso ajudando a melhorar as métricas de desempenho, aumentando a taxa de clique, abaixando a de rejeição e muito mais.

O snippets então se mostra importante por ajudar a oferecer informações relevantes e levar um destaque visual muito mais atraente aos usuários.

O site assim tende a receber muito mais cliques e a melhorar o seu tráfego e a sua taxa de cliques em relação ao número de exibições.

O crescimento dessas taxas é um sinal ótimo de que o site está entrando exatamente o que os usuários estão buscando em palavras-chave mais específicas.

Por isso, estar no topo do buscador pode ser o ponto crucial para o site da marca que vende curso de operador de caminhão munck alcançar mais tráfego e se destacar dos seus concorrentes.

Mas caso um site esteja mal posicionado, ele dificilmente vai atrair novas visitas e melhorar o ranqueamento nas páginas do Google.

Como fazer a sua aplicação?

Por fim, chegou o momento de entender como um site pode fazer essa aplicação.

  1. O Sitelinks

A exibição de sitelinks com a ajuda da SERP é uma antiga técnica de rich snippets que leva muitas vantagens para o site e também para o buscador usado.

Isso porque o usuário pode acessar o site através de vários atalhos, o que leva a uma efetivação dos resultados que dá muito mais visibilidade para um negócio que faz locação de endereço comercial, por exemplo. 

Mas essa aplicação só funciona para quem já está nas primeiras colocações, o que pode levar a melhores resultados de tráfego para o site.

  1. O Local Search

Outra maneira de aparecer nos primeiros resultados de busca do Google é com as informações sobre a localização do negócio, podendo ser sobre:

  • A rua;
  • O bairro;
  • A cidade;
  • O estado.

Os algoritmos usados em buscadores evoluem todos os dias, o que faz com que as buscas por regiões específicas sejam maiores do que antigamente.

  1. Reviews

Os reviews nada mais são do que as avaliações feitas pelos usuários em relação a uma empresa e os produtos ou serviços que a mesma oferece ao público.

Eles servem para aumentar a taxa de conversão do site é muito mais, isso porque a maior função é fazer com que um produto, serviço ou marca tenha mais credibilidade no mercado e no segmento em que está inserido.

Com isso, os reviews podem ser também uma das enormes maneiras de destacar a rich snippets de qualquer site que seja fornecedor de fechamentos de varanda, por exemplo. 

  1. Breadcrumbs

Esse tipo de rich snippets funciona como um tipo de orientação, isso porque mostra aos usuários em que nível de profundidade do site ele se encontra no momento.

Além de ajudar a aumentar as chances do site ser bem visto, um site que usa breadcrumbs começa a passar uma impressão melhor para os usuários.

Isso porque tudo o que facilita as suas vistas, com certeza, é bem-vista por cada uma das pessoas que acessam um site ou qualquer página na internet.

  1. CTAs no título e na descrição

O título e a descrição são os dois elementos mais usados por sites. Na verdade todo site da SERP sempre terá os dois como base.

Existem inúmeras possibilidades de otimização de tags como essas, dentre uma delas está o uso de algumas expressões que chamam a atenção dos usuários para ações.

Os CTAs ou call-to-actions (chamados para a ação) como são conhecidos, são frases que chamam a atenção do usuário para fazer algo como fornecer algum dado ou fechar um negócio.

Mas outra maneira de aumentar a atração da snippet do site de uma clínica para idosos acamados é usar a palavra-chave no título e também na descrição.

Isso porque quando o usuário começa a avaliar opções, ele automaticamente vai clicar em resultados que tenham a palavra-chave que ele pesquisou inicialmente. 

Porém, tanto o título quanto a descrição devem seguir uma quantidade restrita de caracteres, sendo 63 para o título e 156 para a descrição.

Esse padrão para ambos ajuda a fazer com que o leitor não ache a leitura longa e cansativa e entenda objetivamente qual a ideia do site que está sendo mostrado.

As call-to-actions e esses padrões de escalabilidade fazem com que o conteúdo e/ou o texto produzido seja mais acessível.

Considerações finais

A cada dia que passa, o Google está evoluindo mais e mais para levar a melhor experiência de busca para os seus usuários e também para estar sempre superando as expectativas de todos.

Os rich snippets são como um aliado para esses objetivos, isso porque oferecem informações tão completas que podem acabar sendo muito mais do que os usuários estavam esperando ao darem início às suas pesquisas.

E a intenção do buscador é justamente esta: passar para os usuários a sensação se que eles encontraram muito mais do que estavam buscando sobre cortina romana sob medida, por exemplo. 

Por isso, se a empresa se dedicar ao rich snippets, o Google com certeza reconhecerá os esforços que ela está empregando para se qualificar em SERP.

Com isso, as páginas tendem a passar para as melhores posições e ganhar muito mais visitas, aumentar o tráfego e até conquistar mais leads qualificados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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