Restauração dental: quando é necessária?

As doenças bucais devem sempre ser levadas a sério como problemas que podem causar situações trágicas, como, por exemplo, a queda ou a extração de alguns dentes. Devido a isso, a odontologia já possui soluções, como é o caso da restauração dental.

As restaurações bucais acabam sendo muito desejadas e procuradas, principalmente nesses casos onde o paciente precisou tirar seus dentes naturais, que por sua vez acabaram de alguma forma prejudicados. 

Além de promover uma melhor alimentação, esse tipo de restauração também apresenta recursos estéticos importantes para outras questões, como a autoestima do paciente que pode acabar abalada devido à extração de dentes, uma vez que o sorriso é o cartão de visitas do rosto. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre restaurações dentais, que normalmente são feitas por dentista especialista em prótese, para que saiba quando esse tipo de tratamento pode ser necessário. 

Clique e Saiba Mais

O que é uma restauração dentária?

Assim como o nome mesmo já diz, uma reconstrução nada mais é do que a regeneração ou processo de refazer um dente que foi danificado por alguma questão, que pode ser a atuação de cáries ou fraturas e traumas nas dentições. 

Dessa forma, o principal objetivo desse tratamento é fazer com que aquele dente que caiu ou foi parcialmente estragado possa ficar apto a cumprir 100% das suas funções, que consiste em estar apto a triturar e mastigar os alimentos. 

Portanto, essa restauração normalmente será realizada em uma clínica de odontologia, e será feita com materiais diferentes, do qual pode ser resina, porcelana, ou, até mesmo, com pedaços de cobre, prata e outros tipos de metais. 

Além disso, quando o assunto é reconstrução de dentes é necessário saber que ela pode ser feita de duas formas: dentro e fora da boca.

Dentro da boca se refere às reconstruções que são feitas em clínica de implante dentário, por se tratarem em reparos parciais e pequenos que normalmente são causados por ações de cáries e outros problemas.

Já as reconstruções fora da boca significam a aplicação de peças inteiras que precisam ser confeccionadas e, então, implantadas, como é o caso de implantes dentários que pedem por mini-cirurgias para que sejam colocados na boca do paciente.

Quais são os tipos de restauração dentária?

Quando os pacientes apresentam casos de traumas que quebram os dentes, ou em casos onde cáries acabam estragando parcialmente ou fazendo com que o dente precise ser retirado, normalmente a restauração dentária pode ser indicada, principalmente por uma clínica dentária 24 horas.

Antes mesmo de fazer alguma reconstrução, conheça a seguir os principais tipos de restauração que você pode fazer. 

  • Restauração de porcelana;
  • Resina;
  • Resina composta;
  • Metais como prata ou cobre.

Consulte o profissional de odontologia para entender qual material se adaptaria melhor à estrutura bucal e necessidades.

Qual a importância da restauração dentária?

Uma vez que você possui algum problema dental que tenha prejudicado o seu dente, de forma a fazer com que ele não consiga mais concluir seu papel e alimentação sem doer, isso pode significar que precisa tirar a sua dentição ou reconstruí-la. 

Dessa forma, esse tratamento tem se tornado cada vez mais importante, para que os pacientes que não podem mais arrumar seus dentes não passem o resto da vida sem eles e tenham uma oportunidade de obter todos os dentes novamente, através das próteses. 

Além disso, graças a reconstrução dental, muitos dentes que acabam sendo afetados parcialmente podem ser recuperados, principalmente em casos onde há um acidente no qual a estrutura acaba se quebrando.

Quais os cuidados após fazer a restauração dentária?

Uma vez que a sua reconstrução dental já foi feita em uma clínica 24 horas dentista, é preciso tomar alguns cuidados, já que, muitas vezes, o processo dessa reconstrução envolve mini-cirurgias bucais. 

Dessa forma, se atenha a cuidados básicos e a indicações feitas pelo seu dentista, pois a falta de cuidado no pós-procedimento pode levar a um tratamento mal sucedido que necessitará ser refeito. 

Além disso, não se esqueça de tomar cuidado com o que você come já que alimentos duros, por exemplo, podem acabar fazendo com que suas restaurações caiam e possa acabar te fazendo sentir dores de dente.

Assim, ao seguir as prescrições médicas adequadas e realizar consultas periodicamente será possível ter um procedimento bem sucedido e um sorriso literalmente restaurado.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up