Quais são as tendências em design para o próximo ano

Um novo ano está se aproximando e junto com ele, surgem novas tendências e mudanças em praticamente todas as áreas, e é claro que isso não seria diferente quando falamos sobre design. Esse que é um dos segmentos que mais muda e se adapta no decorrer dos anos promete ser ainda mais ativo em 2023.

Em 2022, tivemos diversas novidades ganhando força no mercado, como a combinação do vintage com o futurismo, o uso excessivo e bem planejado das cores e a chamada estética Y2K, esses foram só alguns dos vários acontecimentos que ocorram neste que é um dos mercados mais badalados e modernos da atualidade. 

Então o que será que o próximo ano reserva para este segmento? Será que teremos alguma mudança impactante assim como uma injetora de plástico impacta a indústria? Ou teremos tendências mais contidas?

No texto de hoje, separamos quais são as principais tendências em design já para o próximo ano, bora conferir um pouco mais sobre elas? Então vamos lá!

Clique e Saiba Mais

De volta aos anos 90 e 2000

Com o passar dos anos conforme as coisas vão evoluindo em um ritmo até desenfreado, as pessoas estão se tornando cada vez mais saudosistas, e esse sentimento de nostalgia também está presente dentro do mundo do design.

Voltar ao passado traz um sentimento de paz e felicidade para muitas pessoas, e elementos antigos sempre foram utilizados por web designers, os anos 80 por exemplo, eram grande inspiração, mas com as atualizações mercadológicas, hoje o que mais está em alta e promete se consolidar ainda mais são os anos 90 e 2000.

Elementos como correntes metálicas, tons brilhantes e texturas granuladas tem ganhado cada vez mais força no mercado, além da inclusão de tons neon e texturas de CD. Todos esses elementos compõem essa época e acabam se tornando uma verdadeira tendência devido à nostalgia que carregam consigo. 

Modelos 3D

Uma tendência já não tão nova mas que tem crescido a cada ano são os chamados modelos 3D, esse tipo de design é muito aplicado ainda mais quando misturado com o universo 2D, aparecendo em formatos de gráficos e diferentes animações. 

É possível usar essa ferramenta tanto com imagens mais realistas quanto com as animações mais clássicas, podendo aparecer ativamente em páginas de destino, sites de mídia e por aí vai, independente de onde e como for usado, os modelos 3D são tão atrativos quanto os rótulos adesivos, e tem se tornado uma das principais frentes do design. 

Projetos colaborativos

O crescimento de influenciadores e a conexão cada vez mais constante entre o virtual e o real, os projetos colaborativos também tem aparecido como tendência no design, especialmente quando falamos de produtos que estão no hype, como um jogo ou um item cosmético. 

É possível acompanhar a mescla de diversas marcas diferentes realizando projetos colaborativos para atrair o público e se destacar surfando na onda do hype atual, isso promete ser ainda mais frequente em 2023, então fique de olho nos chamados “crossovers”. 

Minimalismo

Podemos dizer que o minimalismo quase nunca sai de moda, e a tendência é que continue forte para o próximo ano, isso porque, esse é um modelo muito usado em praticamente todas as áreas do design, desde o gráfico até o design para interiores. 

Para quem não conhece, esse é um recurso que tem como objetivo, simplificar algo e evitar o chamado carregamento visual, deixando aquilo mais funcional e conveniente de ser utilizado. 

Esse é considerado um design elegante e simplório, no caso de uma casa, por exemplo, o minimalismo pode atuar com cores mais neutras como o preto e o branco, traços retos e até mesmo, correção de alguns móveis como um exaustor centrífugo, no gráfico, ele atua de uma maneira parecida, com fontes mais simples e tons mais sóbrios e equilibrados. 

Uso da Art Déco

Um pouco oposto ao minimalismo, a art déco é uma tendência que mira nas formas geométricas e simétricas, sendo caracterizado pelo seu uso de estampado, decorativo, governado e ornamental. 

Tudo isso reunido faz com que as formas geométricas estejam no centro do processo criativo, o que gera uma imagem funcional e extremamente atrativa, principalmente em logotipos e na criação de uma marca.

Vale a pena conferir como usar a Art Déco, e as suas funcionalidades no mundo do design gráfico. 

Tipografia experimental

Fechando nossa lista temos a tipografia, podemos fazer uma menção honrosa ao uso de Safira, que tem se tornado uma tendência enorme, tornando o design muito mais significativo e charmoso em grande parte dos casos, parecendo algo simples, mas tendo uma enorme importância assim como um oxigênio medicinal dentro de clínicas. 

Porém a grande “estrela” é justamente a chamada tipografia experimental, aqui temos fontes não convencionais, que podem ser usadas em estilo de luxo ou minimalismo, além de letras não padronizadas e até mesmo invertidas. 

Esse é um conceito que combina muito com outros que vimos acima, e ajuda a divertir o usuário e apresentar soluções criativas e muito mais diferentes em relação aquilo que ele estava acostumado.

O que achou do texto de hoje? Já está preparado para acompanhar todas as tendências do design para o próximo ano? Então deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up