Quais os melhores gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são os principais responsáveis pela captura da atenção dos internautas de todos os segmentos comerciais que estão atuantes na internet hoje. Dessa forma, investir no bom uso dessa prática consiste no ato decisivo de planejar o sucesso.

Acontece que, em todo e qualquer negócio, seja uma grande rede de lanchonetes ou um consultório de psicopedagogia clínica, se faz necessário insistir muito no uso das artimanhas comerciais, ainda que os profissionais não sejam propriamente vendedores.

A grande verdade é que todos precisam aprender os dois atributos indispensáveis para sobreviver no atual mercado e ser encontrado na tempestade de estímulos do mundo moderno. Todas as pessoas precisam saber vender e se comunicar bem.

Isso implica, em outras palavras, que até mesmo trabalhando com cabeamento de rede residencial é preciso apostar nos gatilhos, para que sejam ativos de vendas do início ao fim de uma abordagem comercial, mas, acima de tudo, para que proporcione o entendimento.

É por essa razão que essa ferramenta é tão poderosa, e merece, por sua importância, ser tema deste artigo.

Neste artigo, será feita a contextualização do assunto, com o conceito dos gatilhos, os seis melhores e mais eficientes para serem utilizados em todas as áreas do mercado, ainda que o objetivo seja dar maior ênfase ao setor de terminal elétrico.

Por fim, também serão orientadas as melhores formas de usar cada um desses princípios, de maneira a extrair deles o máximo de proveito possível.

Clique e Saiba Mais

Conceito de gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos psicológicos que estão a serviço do marketing para evidenciar a necessidade de ação daqueles que recebem a mensagem.

É, como o próprio nome já sugere, algo que proporciona impacto direto na mente do receptor de tal maneira que faz despertar a sua reação.

O primeiro questionamento que pode surgir é o motivo disso tudo acontecer. Para encontrar essa primeira resposta, é bem fácil. Basta notar que, quando as pessoas estão cansadas, o cérebro passa a funcionar como em uma espécie de modo automático.

O que ocorre é que ele foi adestrado a executar certas posturas rotineiras e, por esta razão, as pessoas acabam por agir de modo inconsciente.

É uma forma de evitar o desgaste e a fadiga mental diante das inúmeras escolhas que são necessárias de serem feitas todos os dias. É por isso que, se uma loja coloca apenas o preço de um espelho prata bisotado na vitrine, talvez isso não chame tanta atenção.

Entretanto, se a empresa investir em uma estratégia de usar a psicologia para bater em alguma emoção natural humana, como a ganância, é possível colocar um preço alto com um risco, com o preço promocional em destaque e, assim, atrair bem mais.

Sobre tudo isso, aliás, é válido lembrar que o cérebro de cada indivíduo responde com uma determinada velocidade, o que é classificado como fast thinking ou slow thinking, que corresponde a algo como raciocínio rápido ou lento.

A segunda dúvida que poderia aparecer é justamente a respeito de qual relação os gatilhos mentais podem ter com todo esse processo. E a resposta, mais uma vez, é absolutamente tudo, uma vez que essa é a sua função principal.

Eles internalizam posturas e ações, filtrando o que é mais relevante e orientando os seres humanos a agir de forma rápida diante de alguma coisa que possa surgir como necessidade.

Isso serve para prevenir as pessoas de todo um trabalho de reflexão antes de fazer uma tomada de decisão específica.

Não se pode dizer que seja mesma coisa que agir por impulso, apesar de haver um tanto de impulsividade em todos esses processos.

Mas o grande diferencial é que o gatilho apenas possibilita o despertar de uma demanda que já estava em modo de espera em algum local da mente de cada um dos consumidores, seja dos que vão comprar comida ou fazer uma inspeção veicular cautelar.

Dessa maneira, é possível afirmar que, de certo modo, a decisão já estava tomada, e só faltava uma oportunidade perfeita para ela vir à tona.

Qual a serventia dos gatilhos?

Como já foi mencionado anteriormente, os gatilhos mentais possibilitam uma maior facilidade na tomada das decisões mais importantes de maneira automática.

Ou seja, eles possuem a finalidade de fazer com que as pessoas entrem em ação. Consequentemente, é possível dizer que não existe uma forma eficaz de fugir deles.

É um comportamento completamente normal para os seres humanos reagir quando são expostos a algum fator de cunho externo.

Inclusive, os gatilhos sempre são acionados por meio dos cinco sentidos do ser humano, e o próprio marketing faz uso desses recursos literalmente o tempo todo.

Isso acontece, a critério de exemplo, por meio da audição e da visão humana, de modo a influenciar as ações das pessoas, no momento em que observam um design extremamente apelativo de um lanche gostoso, ou de uma música chiclete de propaganda eleitoral.

Por vezes, os gatilhos chegam ao ponto de passar despercebidos aos olhos menos atentos, de forma a permanecer lá de forma presente e concreta, sem que o indivíduo influenciado sequer note que está sob o seu efeito.

Certamente, são muitos os que já tiveram a sensação de serem transportados ao passado, após verem algum anúncio publicitário dos mais rústicos, mesmo aqueles que contém uma sinalização vertical de regulamentação na sua composição.

Funciona como uma viagem no tempo, que meio que se comunica com alguma experiência boa que as pessoas tiveram e que se relaciona de alguma forma com aquele anúncio.

No momento em que isso acontece, pode-se dizer que o gatilho mental foi plenamente ativado e que a estratégia por trás dele foi bem desenvolvida.

Entretanto, é sempre bom avisar e relembrar para as pessoas que trabalham com essas ferramentas que o gatilho precisa estar sempre em plena observância da ética.

Além do mais, ele precisa necessariamente proporcionar a todos experiências positivas e sensações boas, como alegria e motivação.

É sempre bom evitar evocar experiências traumáticas ou sensações desagradáveis, como ansiedade e pensamentos negativos.

6 melhores gatilhos para estratégia de marketing

Neste ponto do artigo, é chegado o momento de listar alguns entre os principais gatilhos que são úteis nas mais variadas táticas de marketing, seja no meio digital ou físico do mercado.

É importante notar que, da mesma forma que um profissional, ao se formar em direito, precisa dominar a retórica antes de ir para um escritório compartilhado para advogados, é fundamental que qualquer pessoa que se proponha a fazer publicidade domine também.

Assim, são seis os gatilhos principais para o arsenal de qualquer marqueteiro, em qualquer área. Eles são:

  1. Reciprocidade;
  2. Autoridade;
  3. Prova social;
  4. Novidade;
  5. Escassez;
  6. Urgência.

Para explorar ao máximo a utilidade de cada um deles, será importante observar, logo em seguida, o modo de utilizá-los nas campanhas.

Como fazer uso dos gatilhos na prática?

A começar pela reciprocidade, é possível pensar naquele momento quando alguém acessa um site ou blog e a plataforma oferece um e-book para download de forma gratuita, uma vídeo aula ou mesmo um teste gratuito do serviço ou produto vendido na loja.

Em seguida, tem-se o gatilho da autoridade, que evoca nomes de famosos ou tecnologias aprovadas pelo tempo ou pelas instituições importantes, como forma de gerar confiança.

Essa estratégia é muito usada pela indústria do bem-estar, farmácias e de cosmética para conquistar o respeito das pessoas pelos produtos, ainda que os produtos se tratem de inibidores de corrosão metálica.

Os livros escritos por especialistas em algum segmento também têm o potencial de despertar gatilhos mentais ligados ao princípio da autoridade, uma vez que muitos querem conhecer os mistérios que serão revelados por eles.

Pensando em outro ponto, são muitos os que percebem o excesso de testemunhos que as plataformas comerciais disponibilizam para que os visitantes tenham total confiança na eficiência do que está sendo oferecido ali. Eis o princípio da prova social.

Muitos comentários repletos de opiniões sobre um determinado produto ou entrega podem servir como prova sobre a autêntica eficácia deles. Além do mais, isso funciona por demonstrar que muita gente está fazendo uso.

Em seguida, vem o princípio da novidade. Trata-se de um gatilho mental tão comum de ser aplicado nas pessoas que as empresas de smartphones e fabricantes de veículos usam e abusam delas o tempo todo.

Todos os anos, temos um modelo novo ou uma versão mais otimizada e atualizada de aparelhos eletrônicos, carros e motos, mantendo os clientes sempre atraídos pelo desejo de trocar o antigo pelo novo.

Dessa forma, aqui também podem entrar os gatilhos de escassez e urgência, necessitando apenas de um alerta apelativo de que a promoção está prestes a acabar.

Considerações finais

Os gatilhos mentais são ferramentas extremamente poderosas para persuadir os clientes e conduzi-los a ações concretas.

Somente através do seu uso efetivo dentro de uma estrutura de comunicação apropriada é que uma empresa consegue ser ouvida, e ter os seus produtos e serviços desejados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up