Quais os benefícios de se trabalhar com programação

A programação é uma área que tem se destacado muito nos últimos anos, por conta do avanço da tecnologia digital e da internet. Essa profissão está nas rodas de conversa e é cada vez mais discutida nos dias atuais.

As pessoas estão cada dia mais dependentes de dispositivos como smartphone, computador, notebook, entre outros, e a programação facilita a comunicação por meio deles, devido às atividades que exerce.

O conceito é bem complexo porque está relacionado com a tecnologia e os recursos que existem e que estão sendo desenvolvidos. É uma área promissora e que desperta o interesse de muitos jovens que estão procurando uma carreira para seguir.

Os dispositivos usados no dia a dia são feitos de uma série de programas que auxiliam as tarefas do dia a dia, e por trás do desenvolvimento desses recursos estão os programadores.

São eles que desenvolvem todas as facilidades relacionadas aos softwares e melhoram a usabilidade dos dispositivos móveis com seu trabalho.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será possível compreender o que é programação, qual é a importância da área e quais são os benefícios de trabalhar com ela.

Clique e Saiba Mais

O que é programação?

Programação é uma área que envolve a escrita, testes e manutenção de programas de computadores, compostos por instruções determinadas pelo programador e que auxiliam as tarefas que são realizadas pela máquina, atendendo diversas finalidades.

É uma área que está relacionada à história dos computadores, e a primeira programadora foi uma mulher chamada Ada Lovelace. Ela desenvolveu um código que permitia a utilização da máquina analítica de Charles Babbage.

Diferentemente dos recursos tecnológicos usados pelas empresas atualmente, como uma clínica veterinária mais próxima, a máquina era robusta e de difícil comunicação, mas foi precursora dos computadores atuais.

Ao longo do tempo, os computadores foram ficando mais fáceis de serem usados e a programação ganhou um espaço importante no desenvolvimento da tecnologia.

Para entender o conceito de programação, é necessário entender os elementos que compõem os computadores, sendo o hardware e o software. O computador é uma máquina que possui componentes físicos, como:

  • CPU;
  • Monitor;
  • Teclado;
  • Mouse;
  • Memória.

Em outras palavras, os componentes físicos são tudo aquilo que converte sinais elétricos em dados e informações. Conhecidos como hardware, possuem linguagem binária e bits que são zeros e uns.

No entanto, para auxiliar em diversas tarefas e necessidades do dia a dia, o hardware precisa do software, um sistema pelo qual a linguagem da máquina é compilada ou interpretada por meio de códigos criados em linguagem intermediária.

A linguagem é traduzida para idiomas humanos, como português, inglês, entre outros, e também para imagens, números, cores e assim por diante. São dados assimilados facilmente pelas pessoas.

No dia a dia de uma confecção de uniformes profissionais para padaria, diversos softwares são utilizados, como o Word, Excel, entre outros. No celular, os aplicativos usados também são softwares.

Da mesma forma, os sistemas operacionais, como o Windows, Android, Linux e iOS também são exemplos de softwares que comportam outros sistemas.

A relação entre software e hardware com a programação é que ela é responsável pela existência desses elementos e pela utilização prática de ambos.

Para desenvolver esses recursos, a programação utiliza linguagem própria, formada por códigos escritos pelos programadores.

Importância da programação

A programação está presente em praticamente tudo o que é usado no dia a dia, como em um aparelho eletrodoméstico, videogame, computador e assim por diante. Todos estes equipamentos requerem um código para funcionar adequadamente.

Ao acessar um aplicativo de celular, é necessário tocar na tela para enviar um comando, que funciona por linhas de códigos, para que a ação seja realizada.

Mesmo que exista uma única linguagem específica, cada item usado requer um comando o que torna o aprendizado dessas novas tecnologias algo mais complexo.

Hoje em dia, todas as pessoas e empresas dos mais variados tipos, como uma de locação de sala de terapias por hora, dependem da tecnologia em seu dia a dia, e isso reflete uma frase dita por Steve Jobs.

Certa vez, ele disse que todas as pessoas deveriam aprender a programar um computador porque essa tarefa nos ensina a pensar.

Quem sabe programar consegue criar desde um programa que realiza pequenas tarefas até um aplicativo de celular.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pela universidade de Harvard, até 2025, existirão cerca de 1,4 milhões de vagas de emprego voltadas para a tecnologia, e destas, 400 mil serão para programadores.

Assim como o inglês é uma língua universal e necessária em todas as partes do mundo, principalmente dentro das grandes empresas, a programação também está se tornando fundamental.

Mas, além de ser uma área útil para a sociedade, tanto um usuário comum quanto um fabricante de cabine primária alta tensão, ter acesso à programação traz muitas outras vantagens para os profissionais.

Benefícios de trabalhar com programação

O programador é um profissional que se vê diante de um mercado que precisa de seus serviços e com excelentes oportunidades para trabalhar. Além disso, tem acesso a outras vantagens, como:

Não precisa de formação

Tudo o que um bom programador precisa é de uma conexão com a internet e um bom computador para aprender tudo sobre programação, sem precisar fazer provas e trabalhos.

Existem muitos recursos online para quem quer começar a atuar na área, e o que importa para as empresas é o conhecimento e a experiência que o indivíduo possui.

Bom salário

Um estagiário da área não ganha mais do que em outras profissões, mas quando é efetivado, o salário triplica. Mas mesmo com a boa remuneração, o profissional não se vê diante de grandes responsabilidades, como no caso de outros profissionais.

Por exemplo, no caso de um gestor, ele precisa cuidar de várias áreas dentro da empresa, o que aumenta a pressão no trabalho, algo que não acontece com o programador.

Oportunidades de emprego

O programador é um profissional requisitado em absolutamente todo tipo de empresa, desde uma imobiliária especializada em aluguel de centros de estética até supermercados, multinacionais e assim por diante.

Mesmo em tempos de crise, a tecnologia continua crescendo, o que abre portas para esses profissionais em várias partes do país e do mundo. Um programador dificilmente fica desempregado por muito tempo, principalmente nos grandes centros urbanos.

Flexibilidade de horários

Esse profissional pode escolher o horário em que se sente mais produtivo e criativo, e isso acontece porque as organizações já perceberam que o trabalho desenvolvido pelo programador é muito mais proveitoso com a flexibilidade de horários.

Se ele atua, por exemplo, em uma clínica de oftalmologista para cachorro, não precisa estar no trabalho no mesmo horário que o veterinário. Inclusive, muitos programadores trabalham em formato home office.

Baixos índices de estresse

Algo muito comum é ver pessoas dizendo que não veem a hora de ir embora para casa, que esperam ansiosamente pelo fim de semana e que odeiam segunda-feira.

Infelizmente, isso é muito comum na vida dos profissionais, mas é algo que não costuma afetar os programadores. Os índices de estresse nessa profissão são muito baixos, o que traz mais prazer para o dia a dia profissional.

Se ele estiver focado em algum problema, perde a noção de tempo e quando percebe o dia já passou.

Cursos rápidos

Seja para trabalhar em uma loja de manutenção de notebook ou em uma multinacional, algumas pessoas desejam fazer faculdade para atuar com programação, como análise de sistemas, ciência da computação e engenharia da computação.

O curso mais longo é engenharia da computação, que tem duração de cinco anos, mas no caso da análise de sistemas, a duração é de apenas três anos e o aluno pode atuar como programador.

Oportunidades de crescimento

Programação é uma área técnica, por conta disso, profissionais que sabem usar seu conhecimento para resolver problemas conseguem subir de cargo rapidamente.

Eles podem atuar em diferentes tipos de empresa, como em uma especializada em front light banner, e em todas elas vai encontrar oportunidade de crescer.

Isso não é comum em outras profissões que envolvem mais tempo de experiência e outros tipos de exigência. O programador é um profissional valorizado, pois as organizações sabem que ele pode trabalhar em qualquer lugar.

Considerações finais

A tecnologia é imprescindível para o dia a dia das empresas e das pessoas. Por isso, o mundo precisa de profissionais que ajudem a desenvolvê-la, como no caso do programador.

Essa profissão é cada vez mais valorizada no mercado e as oportunidades de trabalho são imensas. Quem decide se especializar, tem grandes chances de ter um caminho brilhante pela frente e uma carreira gratificante.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up