Quais critérios usar para delegar funções aos colaboradores

Imagine que você está assistindo uma partida de futebol, cada jogador possui uma posição dentro de campo e uma função que deve ser executada, todas essas delegadas pelo treinador, a partir do momento que ele sai de sua tarefa, todo o sistema pode ser prejudicado, levando assim, a derrota do time, já uma boa execução, tende a garantir a vitória.

Essa analogia acontece também dentro das empresas, um colaborador que está realizando uma atividade que ele não possui tanta afinidade, pode apenas prejudicar tanto a empresa quanto a si próprio, mesmo sem que ele tenha culpa, então é claro, cabe ao gestor, saber delegar a função correta e direcionar os funcionários para o lugar onde eles possam extrair aquilo que tem de melhor. 

Nem todo mundo é flexível igual um toldo articulado, e consegue realizar diferentes funções em alta qualidade, então é preciso enxergar os pontos fortes e aproveitar exatamente, onde cada colaborador pode ter seu potencial desenvolvido. 

No texto de hoje, iremos mostrar quais devem ser os critérios para delegar funções aos colaboradores da maneira correta, extraindo o máximo potencial de cada um, bora conferir e descobrir como? Então vamos lá!

Clique e Saiba Mais

Entenda o nível de qualificação de cada membro da sua equipe

O primeiro critério para você delegar funções aos seus colaboradores é justamente entender qual o nível de qualificação de cada membro presente dentro da sua equipe, afinal, é preciso saber se aquela pessoa realmente tem competências e expertises suficientes para desempenhar determinado papel. 

Nem todo mundo consegue entregar aquilo que é pedido, cada um tem seus pontos fortes e fracos, com escolaridades diferentes e nichos diferentes, então entenda melhor sobre cada um, veja onde cada pessoa pode atuar da melhor forma possível. 

Busque entender o nível de qualificação, e o que elas podem gerar de resultados para o seu negócio, seja criterioso e veja exatamente, as funções que cada um pode exercer da melhor forma. 

Conheça a personalidade e saiba mais sobre cada colaborador

É claro que as qualificações profissionais são importantes, mas para delegar uma função é preciso ir muito além disso, é necessário conhecer a personalidade, o jeito e estilo de cada colaborador. 

Procure analisar o seu desempenho pessoal, as suas características e suas soft skills, análise como é o seu desenvolvimento trabalhando em equipe, e quais são suas preferências de forma geral. 

É preciso ir além do currículo e levar em consideração a pessoa em si, e não só o profissional, muitas funções precisam muito mais do indivíduo do que do colaborador. 

Saiba suas preferências

Uma coisa essencial que deve ser levada em consideração na delegação de funções é justamente as preferências dos colaboradores, por mais que uma pessoa seja boa com um datador automático, será que ela quer realizar aquela tarefa?

Procure conversar individualmente com cada membro da equipe e entender quais são seus desejos, suas preferências e o que se sentem mais confortáveis para realizarem, antes de concretizar uma função, veja se o funcionário está apto e se concorda em executá-la. 

Analise seus resultados

Se tem uma coisa que pode de dar precisão são os números, então faça uma análise constante de seus resultados, veja o desempenho individual de cada colaborador, e onde eles estão sendo mais produtivos e agregando um valor maior dentro da corporação. 

A mensuração de resultados te ajuda a entender melhor e até mesmo achar um consenso entre o desejo da pessoa e suas qualificações profissionais, afinal, muitas vezes o que importa são os resultados, então é sempre importante ficar de olho onde cada um pode desempenhar melhor e agregar mais a empresa. 

Pense no coletivo

De nada adianta você posicionar um colaborador para executar determinada função, se ele estiver atrapalhando o bem coletivo de sua equipe, por mais brilhante que a pessoa possa ser individualmente, é necessário sempre pensar de maneira geral.

Sendo assim, é fundamental que você olhe além dos talentos únicos, e comece a enxergar o conjunto como um todo, saiba quem são os membros que melhor conseguem trabalhar juntos, e como cada colaborador pode se encaixar. 

Misturar os ingredientes em uma batedeira industrial, pode resultar em um ótimo bolo, mas cada alimento separado, não trará o mesmo resultado, o mesmo vale aqui, procure sempre visar o bem coletivo, e como os indivíduos se encaixam dentro da equipe. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para delegar funções de forma mais assertiva aos seus colaboradores? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up