Quais as vantagens do negócio B2B?

Quais as vantagens do negócio B2B?

Negócio B2B é uma modalidade de empresa que oferece produtos e serviços para outras organizações, possuindo métodos e características próprios.

Qualquer pessoa que queira empreender precisa entender esse conceito para conseguir uma perspectiva melhor sobre o mercado, além de ter a capacidade de estruturar o plano de negócios e encontrar boas estratégias.

Essa modalidade está presente no mercado há muito tempo, e seus conceitos são bem populares e ajudam a desenvolver a qualidade das soluções oferecidas.

Todo tipo de empresa precisa adquirir algum tipo de produto ou serviço para que possa executar suas tarefas, como no caso de softwares de automação, insumos para a fabricação, produtos para revenda, entre outras possibilidades.

As organizações fazem negócios com outras companhias para obter o que precisam e atender ao mercado em que atuam. É aqui que entram os negócios B2B, mas eles possuem um processo de vendas diferente dos demais.

Isso porque vender para pessoa jurídica é uma atividade totalmente diferente de vender para o cliente final e entender esse processo faz toda a diferença para os resultados.

Este artigo vai mostrar o que é negócio B2B, como ele funciona e quais são as principais vantagens que apresenta.

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O que é negócio B2B?

B2B é uma sigla para Business to Business, uma expressão que se refere à negociação entre organizações, em que uma atua como fornecedor e a outra como cliente.

Também existe a modalidade B2C (business to customer), que são companhias que vendem seus produtos e serviços para o cliente final, ou seja, pessoas físicas.

Esses modelos de negócios são diferentes, mas não são excludentes, tendo em vista que muitas organizações trabalham com os dois formatos para diversificar suas ações.

Por exemplo, uma loja de piercing de pressão umbigo pode vender seus produtos para o consumidor final e para estabelecimentos que vendem essas joias.

Outro exemplo são os atacadistas que recebem pessoas que compram seus produtos para consumir em casa, assim como outras que compram para revender em seus estabelecimentos comerciais.

Como funciona o negócio B2B?

Assim como qualquer outro modelo de negócios comercial, as transações B2B precisam de dois agentes, sendo o fornecedor e o consumidor. A diferença é que ambos são pessoas jurídicas.

Além disso, as compras costumam ter valores mais elevados comparadas à quantidade e preço de consumo por parte do consumidor final. Ademais, a incidência de compra também é controlada.

Por conta do alto volume adquirido de uma só vez e por não depender de consumo próprio, mas sim de atender suas demandas, as organizações levam mais tempo para comprar novamente.

Esse modelo também é conhecido pelos contratos de prestação de serviços ou trocas de produtos físicos e digitais.

Uma clínica veterinária próximo de mim pode prestar serviços para pessoas, mas também para um canil.

Com a aprovação da lei de terceirização ocorrida no ano de 2018, se a empresa desejar, pode terceirizar suas funções, e esse processo é conhecido como serviços de atividade fim.

É o caso, por exemplo, das empresas de call center que cuidam do atendimento ao cliente de outras marcas. Também existem os serviços de apoio, algo muito comum em setores, como:

  • Limpeza;
  • TI;
  • RH;
  • Marketing.

Muitas companhias preferem contratar empresas especializadas para prestar esses serviços, podendo assim se dedicar apenas às funções importantes para o negócio.

Também não existem limites para a terceirização, tendo em vista que basta alinhar os interesses estratégicos do contratante e que existam fornecedores de qualidade.

Vantagens dos negócios B2B

Trabalhar com o modelo B2B traz muitas vantagens para as organizações, mesmo diante de vários desafios. Aliás, qualquer tipo de empresa possui desafios inerentes às suas atividades.

É impossível encontrar uma organização que não tenha enfrentado algum problema e superado situações de crise. Mas independentemente disso, os negócios B2B trazem uma série de vantagens, como:

Receita recorrente

Uma empresa de porta palete drive in pode ter receita recorrente porque vende seus produtos e serviços para outras organizações. Como resultado, a recorrência é mais frequente e mais previsível.

Por outro lado, os negócios B2C possuem o desafio diário de conquistar os consumidores para bater as metas de vendas, pois só assim poderão manter o orçamento positivo.

Os vendedores precisam fazer um esforço diário nos pontos de vendas, assim como é necessário investir em boas ações de marketing para levar o cliente até o final da jornada de compra.

Esse desafio recomeça sempre no início do mês, por isso, a companhia pode ter muitas variações de faturamento entre um mês e outro.

Por outro lado, os negócios B2B, mesmo que tenham que conquistar clientes, vivenciam esse processo de maneira diferente.

A organização vende para outras empresas e os consumidores podem precisar dos produtos e serviços todos os meses para que desenvolvam suas atividades.

No caso de um fabricante de ar condicionado central apartamento que vende seus produtos para as lojas, as vendas variam menos e sua receita é garantida.

Rentabilidade elevada

Outra vantagem que se destaca é a alta rentabilidade nas vendas B2B porque fornece e abastece outras organizações e, geralmente, a demanda de produtos não costuma ser baixa.

As organizações costumam comprar produtos em grande quantidade, seja para revender ou para alimentar as linhas de produção. Com isso, a organização vende algo para outra corporação que faz suas vendas em quantidades maiores.

A demanda costuma ser intensa, bem como os lucros, não obstante que, no atacado, o preço unitário seja diminuído.

Clientes fixos e estabilidade

Empresas que atuam no modelo B2B possuem contratos acertados com seus clientes. Ter clientes fixos e que compram todo mês a mesma quantidade de produtos traz mais estabilidade para o negócio e reduz chances de falência repentina.

Por exemplo, as franquias alimentação baixo investimento precisam adquirir os insumos necessários para produzir os alimentos que vendem.

Isso traz estabilidade para os fornecedores que conseguem planejar os negócios e se estruturar melhor, por meio de investimentos e projeção de crescimento. Isso significa que a companhia não depende das decisões de um único cliente.

Crescimento acelerado

O modelo B2B consegue crescer muito e em pouco tempo, principalmente se tiver a orientação e a operação bem organizadas. Sua escalabilidade é muito maior e palpável do que acontece com o modelo B2C.

Com a chegada da internet e das tecnologias que possibilitam trabalhar com multitarefas e funções, ficou ainda mais fácil fazer a organização crescer.

Mais do que isso, esses recursos são vitais para qualquer negócio decolar e se tornar mais produtivo. Outro detalhe importante é a consequência dos hábitos e do modelo em si.

Um canil de american bully classic cinza, por exemplo, consegue expandir mais o seu alcance, aumentar o número de vendas, ser mais indicado por seus clientes e aumentar os lucros.

Boa negociação de preços

O principal fator que atrasa as negociações entre duas companhias é o preço, por outro lado, essa objeção costuma estar relacionada à falta de visão ou informação sobre o produto ou serviço que está sendo negociado.

Se o problema for falta de visão, a organização deve investir em recursos para educar os clientes e melhorar sua capacidade de julgamento.

Agora, se a questão for a falta de informação, existem estratégias de marketing digital, como o marketing de conteúdo, que ajudam a criar materiais ricos que educam os consumidores e mostram as melhores soluções para suas demandas.

Uma empresa de montagem de motor diesel pode criar um blog institucional para veicular esses conteúdos e vale muito a pena investir nisso porque uma pesquisa mostrou que os blogs são as estratégias preferidas de empresas B2B.

É uma forma de entender que as tratativas são complexas, porém não são impossíveis. Na verdade, são mais estimulantes porque precisam de informação de qualidade e bom aproveitamento do tempo.

É diferente do que acontece com as empresas B2C que não têm muito tempo para convencer os consumidores, por conta da simplicidade dos produtos e serviços que vendem.

Fidelização de clientes facilmente

Uma empresa de assistência técnica notebook compaq que atende outras organizações vai precisar se esforçar mais para fechar as vendas, porém terá grandes recompensas.

Isso porque mesmo não sendo fácil convencer os clientes do segmento, também não é fácil para os consumidores encontrarem fornecedores de qualidade.

Aqueles que conseguem informar e educar o público terá muito mais facilidade para reter e fidelizar essas organizações, além de melhorar sua credibilidade e reputação.

Considerações finais

Os negócios B2B possuem um processo de negociação e vendas muito mais complexos do que outras modalidades, no entanto só eles têm acesso a tantas vantagens.

Seu faturamento é muito maior, assim como os lucros são mais previsíveis e os clientes costumam ser mais fiéis, algo que traz mais estabilidade para a corporação no mercado em que atua.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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