Quais as tendências tecnológicas para o próximo ano
A cada ano que passa a tecnologia tem se tornado um fator cada vez mais presente dentro de nossas vidas, praticamente todo lugar que vamos e todas as ações que realizamos, seja vinculada a nossa vida pessoal ou profissional, nós contamos com a ajuda da tecnologia, e é claro que, devido a toda essa importância, esse é uma área que deve sempre focar na sua evolução.
Sendo assim, novas tecnologias vão surgindo para agregar valor e tornar o mundo cada vez mais inserido dentro dessas tendências, então para que você não fique para trás e se torne “obsoleto”, é necessário estar antenado nas novidades e sempre se atualizar.
De acordo com pesquisas da Gartner, 94% dos CEOs querem manter ou acelerar a sua transformação digital, e é claro que para isso acontecer é necessário entender quais as tecnologias são mais relevantes e devem ser aplicadas em seu negócio.
Mas então quais serão as tendências tecnológicas para o próximo ano? Quais as novidades que irão aparecer? Será que um novo maquinário deve ganhar destaque como a injetora de plástico? Ou será que teremos algum desenvolvimento relacionado a I.A?
No texto de hoje, nós separamos quais as principais tendências tecnológicas para o próximo ano, bora conferir um pouco mais sobre elas? Então vamos lá!
Data Fabric
Data Fabric, ou malha de dados, é um conceito que vem se expandindo muito nos últimos anos, como todos nós sabemos, o uso de dados tem se tornado algo primordial em nosso cotidiano, e é justamente essa a atuação desse termo.
O data fabric se refere a tecnologias com recursos capazes de integrar e reunir diferentes fontes de dados em uma única plataforma, fazendo com que todos os registros ficam acessíveis de maneira muito mais simples, além de também analisar o conteúdo e definir exatamente, o que pode ser indicado para cada usuário de acordo com as informações coletadas.
Metaverso
O termo metaverso já não é mais uma novidade para ninguém, certo? E a tendência é que ele cresça ainda mais no próximo ano, de acordo com pesquisas, até 2027, 40% das empresas irão aderir essa tecnologia com o intuito de aumentar as suas receitas, além disso, esse é um modelo que impacta diretamente no mercado de trabalho e também no âmbito pessoal.
Ter um mundo virtual e fazer parte dele pode mudar completamente o cotidiano das pessoas, tendo uma experiência dentro desses espaços virtuais que modificam o sistema de trabalho e o próprio convívio social.
Então deixe sua luva de vaqueta de lado, pegue seu óculos 3D e encare essa nova realidade.
Superapps
O super app pode ser considerado uma grande fusão, ele combina os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema em um único software, possuindo não só um conjunto próprio de funcionalidades mas também proporcionando um ambiente ideal para parceiros desenvolverem seus próprios micro aplicativos.
De acordo com a Gartner, até 2027 cerca de 50% da população mundial será usuária desses super apps, então é importante já se adaptar a essa que é uma das grandes tendências para o próximo ano.
Hiper automação
Automatizar processos já é algo antigo que vem desde a metade do século 18 durante a revolução industrial, no entanto, com a evolução tecnológica cada vez mais presente, agora temos máquinas mais inteligentes e tarefas feitas de maneira muito mais otimizadas, práticas e eficientes.
Toda essa evolução culminou na chamada hiper automação, esse é um conceito que se refere a junção de diferentes tecnologias como inteligência artificial, machine learning, RPA e conexão 5G.
Como o próprio nome já indica, a ideia básica é automatizar qualquer processo e fazer com que as operações repetitivas sejam feitas de forma automática, funcionando tão rápido quanto uma esteira transportadora.
Cloud-Native
A tecnologia em nuvem já não é uma novidade para ninguém, porém, devido ao seu desenvolvimento constante, podemos ressaltar uma tendência que vem crescendo com o passar do tempo, a chamada Cloud-Native.
Para quem não conhece, esse é um termo que vai além de uma unidade de armazenamento e procura transformar por completo todo o local de operação, dessa forma, as empresas podem construir e manter todo seu processo de operação em uma única infraestrutura de nuvem.
Sendo assim, cada negócio possui o seu próprio conglomerado de dados armazenados em uma nuvem particular, o que facilita a transição e gera ainda mais segurança.
Tecnologias sustentáveis
O termo sustentabilidade nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje, e com isso, a tecnologia acaba acompanhando essas tendências verdes. De acordo com o Gartner, CEOs do mundo todo colocam os temas sustentáveis em terceiro na ordem de sua prioridade, ficando apenas atrás de lucro e receita.
Isso mostra o crescimento na área e como vão surgindo novas tecnologias e projetos ESG focados para o cumprimento de metas e deixando o mundo cada vez mais sustentável.
5G e conectividade aprimorada
O 5G já está presente no mundo inteiro e até mesmo em algumas poucas cidades aqui no Brasil, e por mais que não seja uma novidade, a tendência é acompanharmos o crescimento dessa tecnologia.
O aumento da velocidade, o alcance ampliado, a baixa latência, a alta conectividade, entre centenas de outros benefícios e evoluções vão impactar diretamente as nossas vidas pessoais e profissionais.
Desde a realização da manutenção de elevadores na sua empresa, até mesmo o download de um vídeo do Youtube, tudo será impactado e o futuro reserva uma conexão ainda mais sólida e rápida.
O que achou do texto de hoje? Preparado para encarar essas novas tendências tecnológicas? Então deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
Deixe um comentário
Separados exclusivamente para você