Precificação SaaS: como fazer?

O modelo conhecido como SaaS (software-as-a-service) ajudará você a atrair mais clientes e vender mais assinaturas, aumentando a receita recorrente mensal, ou seja, qualquer gestor deve inserir etiquetas adesivas neste texto e ir a fundo nesses estudos.

No entanto, descobrir como precificar sua empresa de demolição pode ser difícil. Neste artigo, veremos estratégias referentes ao tema, para que você possa encontrar uma que atenda às suas necessidades comerciais exclusivas. Ficou curioso? Então, continue com a gente!

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Por que a precificação SaaS é importante?

Um SaaS com precificação correta faz duas coisas: fornece valor aos clientes e oferece às empresas uma vantagem competitiva no mercado. Do lado dos clientes, é interessante pois podem parar de assinar se acharem que os preços estão muito altos e a marca analisar que a cobrança deve ser suficiente para manter as contas equilibradas.

Quando alguém compra um carro novo, seu objetivo é garantir que esteja pagando por algo que tenha bom custo benefício. Todos que desejam comprar software SaaS pensam da mesma maneira. Se escolher um modelo de precificação que forneça essa relação, será uma concorrência de mercado viável.

Como fazer a precificação SaaS?

  • Precificação SaaS baseada em custo

Tão importante quanto uma locação de gerador de energia para um grande evento é a precificação baseada em custo. Ela é uma estratégia básica onde as empresas avaliarão os custos que se seguirão ao fornecer um serviço e elevaram esse número em um certo percentual, para garantir que haja lucratividade.

Por exemplo, se custa R $100.000 para projetar uma máquina de usinagem de peças, você pode vendê-la por R$ 125.000, para garantir um lucro de 25%. A margem é interessante e viável para todos.

  • Precificação SaaS baseada no Concorrente

Este exemplo envolve o uso da precificação da concorrência como referência. Seu produto ou serviço tem um preço acima, igual ou abaixo dos demais?

É bastante valioso para empresas que comercializam novos produtos. Como seu serviço não está no mercado há tempo suficiente para que os clientes comprovem o valor, precisará de outra maneira de capturar participação de mercado. 

Nesse caso, usar os pontos de preço de um concorrente lhe dará um padrão de quais devem ser seus preços, pois você não vai querer começar muito alto e assustar os clientes ou muito baixo e fazer com que todos desconfiem da qualidade, não é mesmo?

  • Precificação SaaS baseada em penetração

O terceiro e último modo de fazer uma precificação de SaaS se dá pela promoção, onde uma empresa reduz temporariamente seus preços para gerar demanda. Normalmente, é marcada por um período de tempo designado. 

Por exemplo, ofereça o produto pelo preço inicial de R$ 79 ao longo de seis meses e, em seguida, aumente-o. Quer outra possibilidade? Reduza as taxas do seu produto em 50%, mas apenas para os primeiros 100 clientes. 

O prazo limitado pode fazer com que as pessoas se sintam na obrigação de tomar rápidas decisões, o que pode funcionar a seu favor, especialmente se seu preço rivalizar com os dos concorrentes.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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