Odontologia do sono: o que é e como funciona?

Alguma vez já ouviu falar em odontologia do sono? Essa é uma especialidade, como o nome mesmo já diz, que usa da ciência de controle e conhecimento do sono para melhorar as condições de pacientes que encontram dificuldade para dormir. 

Isso porque, muitas pessoas acabam sofrendo com questões e síndromes, como por exemplo o bruxismo, que além de fazer mal aos dentes, é capaz de atrapalhar a hora de dormir. 

Vale lembrar que o sono é uma parte importante do nosso dia, justamente por ser o momento em que nosso corpo recarrega as baterias, refazendo tecidos, por exemplo, descansando a mente e etc. 

Sabendo disso, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre odontologia do sono, que é uma especialidade que pode ser coberta por diversos planos, como o plano odontológico para mei, para que possa buscar tratamento caso apresente alguma síndrome ou problema como o bruxismo.

Clique e Saiba Mais

Odontologia do sono: o que é?

Para quem não sabe, a odontologia do sono nada mais é do que uma especialidade, que surgiu no mercado odontológico relativamente recentemente, que permite ao cirurgião-dentista capacitado tratar alguns distúrbios do sono, como o ronco e a SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono).

Dessa forma, cada vez mais, essa área da odontologia vem ganhando relevância, uma vez que é possível entender como essa ela é fundamental para a saúde do paciente, pois está relacionada diretamente a respiração do indivíduo, e sem o tratamento certo, que pode ser feito através de um plano odontológico para cnpj, as consequências podem ser graves.

Como funciona essa área?

Os dentistas da área do sono são formados para trabalhar de forma multidisciplinar para que possam oferecer o melhor tratamento de acordo com cada caso. Vale ressaltar que alguns pacientes irão precisar de orientações multidisciplinares para o tratamento de alguma questão que atrapalhe o sono. 

Isso porque, a maioria dos tratamentos para esses distúrbios contam com a ajuda de nutricionistas, fonoaudiólogos ou otorrinolaringologista, alguns do cardiologista, além dos dentistas, que podem ser consultados através de um plano odontológico pme. 

Dessa forma, os tratamentos odontológicos, na maioria das vezes, são recomendados para apneias leves e moderadas. Portanto, o tratamento desses problemas se dá através do uso de aparelhos intraorais, que são indispensáveis. 

Isso porque, esse tipo de equipamento é capaz de promover o avanço da mandíbula, favorecendo a passagem do fluxo aéreo. Os aparelhos intraorais muitas vezes são associados a medicações para o auxílio.

Em suma, é possível afirmar que o papel da odontologia nos cuidados com estes distúrbios nada mais é do que a busca pela melhor maneira de assegurar qualidade de vida ao paciente que sofre desses problemas. 

Porém, somente o acompanhamento com os profissionais, mesmo aqueles que são realizados através de um plano odontológico para microempreendedor individual, pode não ser suficiente. 

Isso porque, algumas mudanças de hábitos são necessárias, como por exemplo:

  • Perda de peso;
  • Não dormir em posição supina (de barriga para cima);
  • Não fumar;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Evitar alimentos muito energéticos ou pesados, à noite;
  • Evitar o uso de celulares e tablets antes de dormir.

É possível concluir que de qualquer maneira, o mais importante é procurar formas de resolver esse problema, uma vez que um sono ruim, ou acumulado de forma frequente é capaz de trazer prejuízos graves à sua saúde e isso está claramente ligado à sua qualidade de vida.

E o que essa área trata?

Em suma, os problemas que atrapalham o sono e podem contar com uma abordagem odontológica para seu tratamento são aqueles associados aos sistemas respiratório e mastigatório. Ou seja, alguns exemplos desses problemas são:

  • Síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS);
  • Bruxismo;
  • Ronco.

Vale lembrar que o ronco é um ruído provocado pela restrição do fluxo de ar durante o sono. Portanto, ele pode estar relacionado ao enfraquecimento dos músculos da língua, por exemplo, ou até mesmo da garganta Isso pode levar esses músculos a uma posição que impede a passagem do oxigênio.

Sendo assim, a força realizada pelo paciente para que o oxigênio passe pelos músculos da língua e da garganta gera uma vibração que nada mais é do que o famoso ronco. Em algumas posições, durante o sono, o ronco pode ser considerado normal.

Entretanto, quando essas vibrações de agravam, gerando um ruído intenso, isso pode ser sinal de que o ronco é causado por situações patológicas e portanto é indicado a busca por tratamentos. 

Dessa forma, é possível buscar tratamento para o ronco e demais questões relacionadas ao sono através de planos ortodônticos. Para entender mais sobre isso, basta pesquisar a respeito de como funciona o plano odontológico da empresa.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up