O que é Design Thinking, etapas e como aplicar

Inovar é sempre muito importante para que os negócios se destaquem perante a concorrência, conquistando a confiança do público. Com o método do design thinking, é possível pensar em soluções de forma criativa e organizar ideias que ajudam as empresas.

A capacidade de inovação e desenvolvimento de soluções é um ponto muito importante na trajetória das empresas. 

Para cargos de maior importância da companhia, é crucial contar com pessoas criativas e de raciocínio crítico.

Por mais brilhante que a equipe de trabalho seja, em algum momento os profissionais vão encontrar dificuldades para superar todos os problemas, e a estruturação do design thinking é uma excelente alternativa.

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O que é design thinking?

O design thinking é um conceito para se referir ao pensamento criativo e crítico, possibilitando a organização de ideias que estimulam a busca pelo conhecimento e ajudam na tomada de decisões.

Basicamente, o design thinking não traz nenhuma solução ou fórmula específica para ser implementada, mas proporciona condições fundamentais para criar insights nas equipes, possibilitando a aplicação das técnicas.

O principal objetivo do design thinking é tornar os processos da empresa executáveis de forma colaborativa, possibilitando reunir os colaboradores com diferentes ideias e perspectivas. Assim, é possível ter várias possibilidades para aplicar as soluções e ideias.

O design thinking é muito utilizado na elaboração de produtos e serviços. Independentemente do objetivo e da aplicação do conceito, é importante entender que cada caso é diferente, ou seja, cada empresa pode conduzir o processo conforme a situação.

Etapas do design thinking

Para desenvolver o processo de solução para um problema, o primeiro passo é o entendimento do caso e dos desafios que precisam ser superados.

Após a análise de possíveis soluções, a equipe pode definir as melhores ideias e iniciar a a implementação das estratégias.

Isto posto, o design thinking se divide em quatro etapas:

  1. Imersão

Na primeira etapa, os colaboradores devem mergulhar nos principais assuntos da empresa para entender os problemas.

Uma maneira de entender melhor essas questões são os funcionários se colocando no lugar do cliente. Assim será mais fácil identificar os problemas e necessidades e criar soluções mais efetivas.

Pesquisas e entrevistas podem ajudar no processo, além de facilitar a obtenção de dados. O olhar empático pode ser decisivo na etapa de imersão e resultado final.

  1. Ideação

Após a consideração dos principais pontos que precisam de melhorias na empresa, a etapa de ideação pode acontecer.

Ou seja, pensar em ideias que ajudem com a criação de soluções criativas e interessantes para a empresa, como o uso de estratégias de inbound marketing para divulgação de produtos e serviços, é parte crucial para o desenvolvimento de ações qualificadas.

Com os insights obtidos e algumas técnicas de big data, é possível aumentar a qualidade do processo.

  1. Prototipação

Com o maior número de ideias relevantes para a empresa, é possível começar a etapa de prototipação.

Nesta fase, os profissionais podem separar as ideias com maior chance de sucesso e as que podem dar errado. 

A prototipação é uma excelente maneira das empresas reduzirem custos, falhas e tarefas de retrabalho.

Assim, o protótipo ajuda a entender melhor se a ideia já está pronta ou se ainda necessita de ajustes.

  1. Desenvolvimento

A última etapa consiste no desenvolvimento do projeto, ou seja, tirar a ideia do papel e fazer as melhorias/inovações acontecerem.

Pensando em lançamentos de produtos, é importante chamar atenção do público para se destacar e se manter ativo no mercado.

As áreas de comunicação e publicidade podem ajudar nesta etapa, evidenciando e direcionando as soluções que a empresa tem para as vendas, de modo que sejam atrativas para os clientes.

Após as quatro etapas, o processo não termina, pois, no design thinking, é necessário manter um monitoramento constante para identificar pontos de melhorias e avaliar o sucesso dos processos.

Vantagens do design thinking

Os investimentos em design thinking são muito interessantes para tornar as atividades da empresa mais eficientes, melhorando os processos produtivos, além de proporcionar os seguintes benefícios:

  • Aumenta a vantagem competitiva;
  • Baixo custo de implementação;
  • Diferencial para se destacar perante os concorrentes;
  • Melhora o ambiente organizacional;
  • Traz satisfação e fidelização;
  • Torna a comunicação mais eficiente entre os profissionais.

Portanto, incorporar o design thinking na empresa é uma ótima maneira de resolver os problemas, com soluções criativas e inteligentes, que geram valor para o público e propósito para seu cotidiano.

A resolução dos problemas é uma maneira de exercitar o capital intelectual, acelerar processos importantes para a empresa, diminuir riscos e promover projetos inovadores.

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