O que é ciclo PDCA?

O ciclo PDCA é uma forma de gerenciamento de conteúdo no intuito de melhorar sua performance, seja uma prestação de serviço ou, então, um produto. O nome tem origem estrangeira “plan do check act” que, traduzindo, fica como “planejar, fazer, checar , agir”

Sua função é garantir a melhoria do produto e, ao mesmo tempo, manter essa qualidade ou então, aumentar, para que mais clientes voltem a comprar o tal item e garantir o sucesso da loja.

O ciclo PDCA, que também pode ser chamado de ciclo deming, pode ser dividido em quatro partes, e iremos ver cada uma dessas partes hoje.

 E o nome ciclo se remete a ideia de sempre buscar aperfeiçoar o seu gerenciamento. Não é um modelo, mas sim um ciclo. E se seguido corretamente, pode realmente ajudar a sua empresa.

Então, iremos dar uma olhada nessas etapas, e ver como elas podem ajudar você a gerenciar o seu produto melhor e como continuar se aperfeiçoando no mercado para que assim você tenha sempre certa relevância.

Clique e Saiba Mais

A primeira parte do ciclo: Plan, ou como chamamos aqui, planejar

Ao criar um post falando sobre locação de gerador de energia, você ganha atenção dos leitores, mas nota que outros produtos não estão sendo vendidos pois, ninguém conhece os produtos, ou seja, não há uma divulgação boa para eles.

E é agora que você nota uma necessidade que precisa resolver. Divulgar mais esses produtos de forma que as pessoas se interessem em comprar eles, e assim, você precisa de um planejamento.

Há formas de divulgar algum produto ou serviço, você precisa analisar qual é a melhor opção para a sua empresa. E nessa parte do ciclo você e a sua equipe irão criar um planejamento pensando no seu público alvo.

A segunda parte do Ciclo: Do, ou como chamamos aqui, fazer

Criou um bom plano, agora é hora de botar em ação. Você tem dobra de chapa como principal produto e seu plano é usar as redes sociais para atrair clientes para a sua loja, é nessa parte que você simplesmente faz isso.

E na primeira parte, no Plan, é onde houve uma análise mais crítica sobre as funções e dos encarregados, agora, cada um deve cumprir o seu papel como foi definido para que o plano seja um sucesso.

Se o encarregado das mídias sociais esquecer de postar no dia combinado, ou então, postar algo feito com baixa qualidade, irá refletir na sua loja ou empresa, e no fim do dia, pode manchar a reputação da empresa.

A terceira parte do ciclo: check, ou como chamamos aqui, checar

É nessa parte que você precisa ficar atento para a execução, por exemplo, a sua loja vende etiquetas adesivas e foi criado uma campanha no Instagram para chamar mais clientes, porém, não apresenta resultados positivos.

 Verificar é a chave do negócio. O que pode ser uma ideia ótima no papel, pode não ser tão boa na prática. Uma estratégia usada no Instagram pode não funcionar para uma determinada ação. Seja vender mais ou ganhar relevância no mercado.

Se você usou as redes sociais e até agora não está obtendo bons resultados, significa que algo precisa ser revisto, e analisado para aperfeiçoar a qualidade da empresa e cativar mais as pessoas.

A quarta parte do ciclo: act, ou com chamamos aqui, agir

Se poucas pessoas fazem a etapa da verificação, então, o número de pessoas que realizam o planejamento a partir da verificação é bem baixo. Essa é uma etapa onde você, ao perceber os erros do primeiro planejamento, cria um novo graças aos novos dados.

E com isso, agora você sabe o que é ciclo PDCA e a sua importância, essa é uma estratégia que pode ajudar a sua empresa a crescer no mercado, só é preciso que você esteja disposto a seguir todos os passos.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up