O que é a representatividade, e como impactam as marcas?
Nossa comunidade e nosso ambiente desempenham um grande papel na forma como percebemos o mundo ao nosso redor. Para alguns, isso significa que tudo é possível. Mas para outros, esse detalhe é historicamente diferente.
Precisamos, portanto, criar um lacre de segurança que nos guie por caminhos de igualdade e representatividade. Ou seja, se vivemos num país, muitas vezes, racista, homofóbico e intolerante, é nosso dever mudar isso.
Por que a representatividade é importante no local de trabalho?
Quando se trata de diversidade e representatividade no local de trabalho, uma coisa é certa: há grupos que são severamente sub-representados, não apenas em cargos de liderança, mas também em outros cargos de nível superior.
De acordo com um estudo, os adultos negros preenchem apenas 22% dos cargos de chefia nas empresas brasileiras, além disso, 65% de colaboradores LGBTQIA+ disseram já terem sofrido discriminação no ambiente de trabalho.
É óbvio, pelas estatísticas acima, que isso precisa mudar. Ao ter um local de trabalho diversificado, você permite que todos se sentem à mesa, dialoguem abertamente e aprendam uns com os outros, seja no nicho de moda, esportes, empresas de caixa de pizza personalizada e qualquer outro.
A diversidade e a representatividade podem tornar seu local de trabalho ainda melhor
- Lhe dá acesso a novos talentos e a possibilidade de retê-los
Contratar pessoas de todas as origens lhe dará acesso a um conjunto maior de talentos. Com o ambiente propenso a igualdade (algo que não precisaria ser colocado em pauta se vivêssemos num mundo com menos discriminação), essa retenção se dá com naturalidade.
E, sobretudo, oferece acesso a uma variedade gigantesca de ideias. Isso ocorre porque pessoas de diferentes origens terão perspectivas diferentes e permitirá que você veja problemas e soluções por diversos ângulos, chegando a resultados únicos e originais.
- Seus clientes, provavelmente, serão diversos
A menos que atenda a uma base de clientes pequena e direcionada, é provável que eles sejam diversos. Por isso, construa diálogos poderosos e táticas que mostre seu foco no tema. Isso é tão imprescindível quanto os equipamentos de combate a incêndio para os bombeiros.
Com uma melhor compreensão de sua base de clientes, pode melhorar suas ofertas existentes e desenvolver outras que levem em consideração as necessidades e preferências de cada um.
- Intensifica a imagem de marca e faz com que leads se transformam em fiéis seguidores
Hoje, mais do que nunca, os consumidores querem que as marcas representem algo. Em uma era em que a injustiça, seja racial, social e etc., ainda é claramente predominante, tomar uma posição contra a desigualdade transformará as pessoas em fãs leais.
Aproveite e faça uma expansão nessa base (leads que estão em dúvida, podem passar a adquirir seus produtos por conta desse detalhe). Muitas vezes, é interessante se distanciar um pouco do pensamento dos lucros a todo custo e olhar ao redor com humanidade e humildade, pois é apenas isso que prevalece no fim das contas.
Gostou do conteúdo sobre representatividade? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
Deixe um comentário
Separados exclusivamente para você