Mídia programática: como implementá-la?

Mídia programática: como implementá-la?

Mídia programática é um conceito diferente dos métodos tradicionais, uma vez que a compra acontece por meio de software, em um leilão em tempo real e os consumidores não têm contato com os proprietários dos sites e outras pessoas.

Por meio dos dados gerados, as marcas conseguem criar anúncios segmentados, considerando o perfil do usuário e a etapa em que se encontra na jornada de compra.

Antigamente, a compra de mídia online era manual e demorada e o anunciante precisava negociar com cada site separadamente para exibir suas campanhas. A mídia programática tornou esse processo muito mais prático e eficiente.

É uma maneira automatizada de comprar espaços publicitários nas plataformas da internet. Diversos setores passaram por esse processo, como no caso do mercado financeiro.

Antigamente, os investidores precisavam ligar para os traders para comprar e vender ações, atualmente, tudo acontece em tempo real por meio do pregão eletrônico, dentro de um sistema conhecido como Home Broker.

A mídia programática é uma forma moderna de comprar anúncios online, da mesma forma como acontece no Google Ads e Facebook Ads.

Este artigo vai explicar o conceito de mídia programática, as vantagens para os anunciantes e dar algumas dicas para implementá-la.

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O que é mídia programática

A diferença entre a mídia programática e os modelos tradicionais é o fato de que as organizações compram espaços publicitários por meio de plataformas tecnológicas.

Ela nada mais é do que a automação de processos de compra de mídia que trabalham com soluções digitais que chegam aos melhores resultados no que diz respeito à otimização.

Esse formato surgiu para atender as demandas de canais digitais, mas também funciona nos meios offline. Ou seja, uma loja de brinquedos pode anunciar seus produtos dessa forma, tanto dentro quanto fora da internet.

Nos Estados Unidos, onde o mercado é mais maduro, a ferramenta avançou significativamente nos últimos anos. Mais precisamente, 80% das vendas de anúncios digitais foram feitas desta forma em 2018.

No início, o maior atrativo para os anunciantes era o custo, mas hoje eles se interessam pelo uso de recursos digitais que melhoram a segmentação de suas campanhas.

Em outras palavras, o que faz a mídia programática crescer é a eficiência, com base na precisão da programação e nas entregas de qualidade.

Vantagens da mídia programática

No início das atividades, a impressão que se tem é que o principal benefício dessa prática são os baixos custos. A mídia tem um peso considerável no orçamento de marketing da marca, portanto, reduzir custos é vantajoso.

Só que o mercado amadureceu muito nos últimos anos e o foco voltou-se para outras frentes e, em razão disso, uma autoescola especializada em aula de carro para habilitados começou a ter acesso a outras vantagens, como:

  • Uso de estratégias retargeting;
  • Redução de custos;
  • Fácil monitoramento;
  • Mais precisão;
  • Mais eficiência.

Uma das estratégias mais importantes para as organizações é o retargeting. Trata-se de uma prática que cresce porque oferece um excelente retorno sobre os investimentos (ROI).

Se o objetivo da marca é exibir o anúncio para usuários que já tiveram contato com ela, não deve abrir mão de soluções tecnológicas que trazem mais precisão para a elaboração dessas campanhas.

Mesmo que o valor seja considerado essencial para o uso de mídia programática, existem outras vantagens nesse quesito.

Na maioria dos casos, as campanhas funcionam por meio de leilão, portanto, não possuem preços fechados. Outra coisa que pesa muito é o volume das inserções, além de vincular o pagamento à exibição.

Todos os processos são monitorados para que o anunciante compreenda o desempenho de suas campanhas. Só que além de mensurá-la, ele pode monitorá-las para fazer todos os ajustes necessários.

A compra acontece em tempo real, por isso, a empresa não precisa esperar muito para mudar a programação, assim, pode direcionar as iniciativas e conseguir resultados melhores.

Fazer uma boa segmentação é fundamental para as ações de mídia paga, na verdade, trata-se de um processo necessário para qualquer atividade relacionada ao marketing digital.

Isso fica ainda mais evidente com a multiplicação de usuários na internet, tendo isso em vista, uma empresa de enfestadeira automática deve prestar atenção na qualidade da mensagem que vai transmitir.

Assim como acontece no modelo tradicional, o trabalho de mídia é essencial para proporcionar contato, ao mesmo tempo em que a conversão depende de vários fatores, como a criatividade na hora de desenvolver o anúncio.

Para não errar, o anunciante precisa estudar muito bem a chamada para ação (CTA) que vai usar no banner. Mais do que isso, além de atrair o anunciante, o direcionamento é fundamental para mensurar resultados.

Outro grande diferencial da mídia programática é sua eficiência e isso não acontece por acaso. Ela se baseia na possibilidade de a marca alcançar o público que deseja de modo mais certeiro e baixos índices de dispersão.

Uma empresa de instalação de rede de proteção esportiva sob medida consegue fazer isso por conta da tecnologia. Ela seleciona o público e faz o monitoramento dos resultados.

A mídia é muito mais técnica, com base em informações concretas e isso ajuda a refinar as estratégias para a segmentação.

Dicas para implementar a mídia programática

Para implementar a mídia programática, é necessário seguir alguns passos importantes. São eles:

Entender as estratégias de mídia

A mídia programática acontece por meio de uma Demand Side Platform (DSP). Trata-se de um software que ajuda a configurar a campanha e acessar o inventário de mídia online que é disponibilizado pelos donos de plataformas por meio da AdExchanges.

Ocorre um leilão em tempo real e o anunciante que der o melhor lance por um espaço publicitário ganha a impressão e consegue veicular a mídia.

Uma empresa de cobertura de vidro para quintal também precisa usar outra ferramenta conhecida como Data Management Platforms (DMP).

São recursos que ajudam a extrair informações sobre a audiência do site, mapeando os usuários por meio de parcerias com portais na internet. Elas conseguem rastrear usando cookies estudando o comportamento de navegação.

As organizações criam clusters por meio da análise de big data que segmentam as informações demográficas, intenção de compra, interesses, entre outras informações dos usuários.

A DMP ajuda a conhecer o público da marca e a definir estratégias de maneira assertiva. A partir disso, a organização consegue criar estratégias independentes que conseguem alcançar o público das ações.

Planejar as campanhas

Uma boa campanha precisa ter um objetivo definido desde o início do planejamento, além de estar alinhado com todas as partes envolvidas.

Uma instituição que oferece curso de capacitação em mamografia pode aumentar o número de cliques, melhorar o preenchimento do formulário, entre outras possibilidades.

Independentemente de qual seja o propósito, ele precisa estar claro para que o gestor consiga trabalhar a mídia e otimizá-la de acordo com o objetivo.

Outra informação importante é o público-alvo que a organização quer alcançar, categorizando essas pessoas de acordo com idade, gênero, classe social, entre outras informações.

O acesso a uma ferramenta DMP ajuda muito, visto que traz informações qualitativas essenciais sobre os usuários que acessam o site.

É fundamental pensar na mensagem do banner, já que ele deve chamar a atenção dos usuários. No processo criativo, é necessário contar com boas práticas, como o uso de cores contrastantes, mensagem direta e CTA.

Uma empresa de locação de impressora evolis pebble deve aproveitar todas as vantagens que a mídia programática oferece, pensando em criativos diferentes para públicos distintos dentro da campanha.

A ação também precisa de uma landing page para onde o usuário será direcionado. Ela precisa dar continuidade ao anúncio nos mínimos detalhes.

Por exemplo, se uma loja de sapatos anunciou uma sandália vermelha, ao clicar no anúncio, o usuário deve ser direcionado para uma página com o mesmo par da campanha.

Escolher um parceiro

Para veicular uma campanha programática, é necessário ter acesso a uma DSP. Com relação a isso, o anunciante tem a opção de procurar uma trading desk para fazer sua campanha ou fechar contrato com uma DSP.

Trading Desk São organizações especializadas neste tipo de ação e prestam serviços para viabilizar as campanhas em nome dos anunciantes.

Para uma empresa de escolta armada, pode ser uma boa opção porque elas têm acesso a DSPs e DMPs, além de se encarregarem do planejamento, gerenciamento e otimização das ações.

Considerações finais

Trabalhar com mídia programática não é complicado, tendo em vista que os anunciantes e publishers se conectam por meio de plataformas que fazem compra e venda de mídia de maneira segura.

Investir nessa ação é uma forma de otimizar as campanhas da marca, alcançar o público certo e no momento ideal, além de melhorar os resultados desses investimentos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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