Marketing Humanizado: 9 dicas de como fazer

Marketing Humanizado: 9 dicas de como fazer

Marketing humanizado é um conjunto de estratégias que conseguem se conectar com as pessoas, uma vez que elas desejam resolver seus problemas, estabelecer relacionamentos de confiança e sentir suas emoções.

São ações feitas por pessoas para outras pessoas, considerando o fato de que cada um possui gostos e interesses únicos, bem como dúvidas, afetos, necessidades, crenças e sentimentos.

Nos últimos anos, a internet mostrou a importância de produzir conteúdo digital e as organizações passaram a investir em artigos, publicações e vídeos de marketing. Mas muitos se prendem ao volume de publicações por conta dos algoritmos.

No entanto, é importante lembrar que tudo o que é criado dentro do marketing é voltado para alguém e essas pessoas esperam que os materiais sejam interessantes, atendam suas necessidades e esclareçam suas dúvidas.

Quando a marca consegue fazer isso, então entrega um conteúdo humanizado, capaz de se conectar com as expectativas dos indivíduos para quem ele foi produzido.

Mas antes de investir em marketing humanizado, é fundamental entender seu conceito, porque ele é importante e como colocá-lo em prática do jeito certo, e é sobre isso que este artigo vai falar.

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O que é marketing humanizado?

Algo cada vez mais comum hoje em dia é fazer um pedido em um aplicativo de delivery e receber junto com ele uma carta escrita à mão, personalizada e com o nome do cliente, desejando bom apetite.

Trata-se de uma ação simples, mas que representa muito bem o marketing humanizado. Esse tipo de estratégia cria um laço com o consumidor, melhora sua experiência e encanta o cliente.

Outro exemplo clássico é quando uma autoescola especializada em mudança CNH para PCD envia e-mail no dia do aniversário de seus clientes desejando felicidades.

Existem muitos outros tipos de ações que exemplificam muito bem o marketing humanizado, tanto de empresas nacionais quanto internacionais.

Importância do marketing humanizado

Estratégias humanizadas conseguem se conectar com as pessoas e fortalecem o relacionamento entre a marca e o público. Quando os usuários acessam conteúdos na internet, não querem materiais superficiais e genéricos.

Seu propósito é esclarecer uma dúvida, se entreter, aprender sobre algum assunto, entre outros temas. Quando as ações conseguem cumprir essa função, mostram que foram feitas para as pessoas.

O marketing se fortalece, os consumidores começam a confiar na marca e ela demonstra que entende suas necessidades e está disposta a ajudar.

O público se engaja com a marca porque percebe que ela oferece conteúdos interessantes e esse envolvimento fideliza os consumidores, aumenta as vendas e melhora o faturamento.

Uma loja de auto peças caminhão Mercedes precisa estar atenta a esses fatores porque diversas pesquisas apontam sua importância. Por exemplo, de acordo com a Salesforce, 73% dos consumidores esperam que as empresas entendam suas necessidades.

No entanto, apenas 51% das marcas conseguem atender essas expectativas e esses números se acentuam dentro das novas gerações. Investir em marketing personalizado não se trata apenas de uma necessidade atual, mas de uma tendência.

Outro relatório também mostrou que quando as ações são focadas no cliente, melhora o branding e o relacionamento, além de trazer retornos financeiros. Empresas centradas no cliente chegam a ser 60% mais lucrativas do que as não focadas.

Centralizar a estratégia nas pessoas é uma prioridade dos negócios que estão passando pela transformação digital, isso porque outra pesquisa da Sprout Social mostrou resultados positivos da conexão entre pessoas e marcas.

Quando isso acontece, os consumidores se sentem mais dispostos a comprar, recomendam os produtos e serviços aos amigos, são fiéis às ofertas e costumam gastar mais com os produtos.

Como fazer marketing humanizado?

Existem diversas formas de implementar o marketing humanizado na empresa, para isso, basta seguir alguns passos para adaptar as ações e conquistar boas relações com o público. Entre os mais eficientes estão:

1. Engajar a audiência

As redes sociais mudaram completamente a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes, isso porque facilita o compartilhamento de conteúdo e a interação. As mais importantes são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn.

Uma gráfica especializada em impressão digital em madeira deve investir nas estratégias pelas redes sociais, mas sem se esquecer de monitorar o que as pessoas falam sobre ela, além de responder comentários e interagir.

Na hora de responder comentários, é interessante mencionar a pessoa porque isso mostra que a marca está falando diretamente com ela.

Também existem companhias que usam os próprios comentários em suas publicações para interagir com os seguidores, esclarecer suas dúvidas ou conversar de maneira mais próxima e humana.

Não é estratégia usada tanto pelos pequenos negócios quanto pelas grandes marcas do mercado, algo que faz com que os usuários se sintam mais próximos das companhias.

2. Trabalhar com storytelling

Storytelling é uma das estratégias mais humanizadas porque envolve uma narrativa com palavras e recursos visuais. Uma distribuidora hortifruti pode gravar vídeos para mostrar como são os bastidores no dia a dia.

Pode entrevistar colaboradores, contar histórias da empresa, entre outras ações. Elas ajudam a criar um tipo de material próximo dos usuários e estabelece uma relação de amizade.

3. Mudar os valores da empresa

Para pregar a humanização de verdade, é essencial que faça parte da essência do negócio. Os gestores precisam estar conectados com os colaboradores, saber quem eles são e interagir com essas pessoas.

Os profissionais precisam de um ambiente de trabalho agradável, motivar a equipe e se manter sempre presente. Tudo isso é imprescindível porque um marketing verdadeiramente humanizado começa de dentro para fora.

4. Investir em slow content

Diversas estratégias comuns, como carro de som para propaganda, continuam sendo importantes, mas quando se trata de marketing humanizado, uma das melhores estratégias é a produção de conteúdo.

Mas para que ele consiga estabelecer um contato com as pessoas, o foco da empresa deve ser a qualidade e não a quantidade.

Slow content é uma estratégia que foi desenvolvida para que as empresas começassem a manter o foco em materiais leves, que envolvem muita pesquisa, liberdade e sentimento.

A marca vai produzir menos, mas desenvolver melhor suas ideias, focar nas necessidades do público e entregar algo realmente importante para as pessoas.

5. Mostrar os valores da empresa

As estratégias precisam mostrar os valores da marca, e isso é importante porque ter um posicionamento é a melhor forma de se conectar com os consumidores.

É necessário falar sobre projetos sociais e ambientais que a empresa apoia e participa, mostrar o valor dos produtos e serviços que oferecem, de que maneira cuida de seus colaboradores, entre outras práticas.

6. Conhecer a persona

A persona de uma confecção de uniforme hospitalar masculino é um personagem que representa todas as características do cliente ideal do negócio. Conhecer esses aspectos é essencial para produzir materiais adequados.

Esse personagem precisa ser desenvolvido com base em características reais dos clientes e de pessoas que têm potencial para comprar os produtos e serviços. Para obter essas informações, muitas empresas enviam questionários por e-mail para seus contatos.

7. Demonstrar empatia

Para que o conteúdo seja humanizado, precisa ser sensível. Além de ter dados reais sobre os consumidores, eles precisam ser transformados em materiais capazes de se conectar com as emoções dos potenciais clientes.

Em outras palavras, a marca precisa usar as informações que possui para entregar conteúdos relevantes, capazes de solucionar dúvidas e problemas de maneira efetiva.

8. Escolher o tom de voz certo

É muito importante saber se comunicar com os consumidores e a linguagem usada pela empresa é fundamental para estabelecer uma relação com o público.

Se um fabricante de porta de vidro de correr automática conhecer bem sua persona, será capaz de conversar com o público e oferecer conteúdo humanizado.

Acertar o tom de voz é indispensável porque deixa as pessoas com vontade de consumir mais materiais e começam a entender sobre o universo da marca.

9. Não falar apenas sobre os produtos e serviços

Por fim, as estratégias humanizadas não devem falar apenas sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Embora os clientes gostem de promoções, não estão interessados em acompanhar a marca apenas para saber esse tipo de informação.

Quando uma pessoa pesquisa sobre chaveiro automotivo preço, está interessada nos produtos, mas nem sempre isso acontece. Por isso, é fundamental conhecer as necessidades da audiência para entregar materiais realmente relevantes.

Considerações finais

O consumidor moderno mudou muito nos últimos anos e ele pode comprar os mesmos produtos e serviços com diferentes marcas. Por conta disso, sempre vai preferir empresas que realmente demonstram preocupação com sua satisfação.

As marcas precisam estar atentas a esse fator porque só assim vão conseguir cativar a audiência e atrair as pessoas. O marketing humanizado corresponde a essas expectativas e pode ser usado por empresas de todos os tipos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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