Marketing de conteúdo: como impulsionar sua marca

Marketing de conteúdo: como impulsionar sua marca

Você sabia que o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia quando falamos de marketing digital? Por meio dessa técnica, as empresas conseguem criar um conteúdo de qualidade e relevância para o público-alvo, independentemente do segmento de atuação.

Por meio do marketing digital, as empresas conseguem trabalhar diferentes estratégias que são voltadas para a identificação do público ideal para a marca, assim como outras ações que colaboram para a visibilidade da empresa, seu diferencial competitivo no mercado e ainda, aumento do número de vendas. 

A internet favorece a realização de vendas e ainda, o contato com o público. Dessa forma, existem muitas vantagens para as empresas quando falamos sobre a sua inserção em sites ou até mesmo em redes sociais. 

No entanto, não adianta somente estar nesses ambientes, sem uma reflexão a respeito do conteúdo que é publicado.

Se o conteúdo da sua empresa de solo grampeado não for relevante para o usuário, ele não terá interesse em consumir nada que esteja ligado à marca. 

Dessa forma, o marketing de conteúdo surge como uma alternativa para uma produção de conteúdo com qualidade e relevância. 

Neste artigo, você entenderá como o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa a crescer. Acompanhe no decorrer da leitura. 

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Mais a fundo no marketing de conteúdo 

Antes de entender como o marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa a crescer, é essencial irmos mais a fundo no conceito. 

Essa é uma estratégia que deriva do marketing digital, para que ocorra a produção de conteúdos com foco no público-alvo, ou seja, é um tipo de material que preza pela qualidade das informações (reforçando a autoridade da marca), mas que também colabora para atrair o cliente de forma espontânea.

Ou seja, não existe uma imposição ou persuasão para a compra nesse momento e sim, um conteúdo que irá “nutrir” o cliente.

Essa é uma ação importante para fazer com que as pessoas entendam sua empresa de engenharia civil como uma referência na marca e possam, futuramente, vir a se tornar clientes do seu negócio. 

Para isso, essa estratégia funciona com a criação de conteúdo em vários formatos. Podemos destacar a criação de vídeos, fotos, posts em redes sociais e nos sites, podcasts, dentre outros. 

Essa é uma estratégia bastante relevante levando em conta que cada vez mais na internet, as empresas sofrem com o aumento da concorrência. É um grande desafio conseguir atrair o público, conquistar sua atenção e ainda, fidelizá-lo ao seu negócio.

Por isso, o marketing de conteúdo tem a intenção de fornecer um material que seja relevante e valioso para o usuário. 

Esse tipo de técnica surge dentro de um contexto em que há mudança no consumidor, que não está mais voltado somente à ação de compra, mas também que visa trabalhar em cima de um bom relacionamento com a empresa, seja ela qual for. 

Dessa forma, o marketing de conteúdo surge para educar o público da empresa administradora de condomínio, assim como influenciar os clientes no processo de decisão de compra. 

Quais benefícios do marketing de conteúdo pode proporcionar para a sua empresa?

Agora que você já entendeu o que é o marketing de conteúdo, é essencial compreender também a importância dele para o seu negócio, não somente em uma perspectiva atual, mas também levando em conta ações para o futuro. 

Aumento da visibilidade

A primeira vantagem que destacamos que o marketing de conteúdo traz para a sua empresa é o aumento da visibilidade. Lembra que falamos que cada vez mais existe a concorrência? Por isso, é essencial que você consiga se diferenciar. 

Quando sua empresa publica conteúdos de qualidade, o seu site ganha o potencial de ser exibido mais vezes nos mecanismos de busca do Google. 

Além disso, é válido ressaltar que existe uma melhora no ranqueamento do seu site, o que consequentemente, aumenta o número de visitantes. O aumento do número de visitantes pode trazer algumas conquistas para a sua marca. 

A primeira delas é o aumento das conversões dentro da página, seguido do aumento do número de leads (que são os clientes em potencial da sua marca de empresas de manutenção de elevadores).

Atração de leads

É importante ressaltar que os leads que são atraídos para a sua página são qualificados, ou seja, tratam-se de pessoas que têm um elevado potencial de se tornarem clientes da sua empresa. 

Os leads qualificados conseguem recomendar sua marca para outras pessoas, assim como interagirem com o conteúdo por meio do compartilhamento de dados. 

Monitoramento e acompanhamento da jornada de compra do consumidor

Além disso, o marketing de conteúdo consegue monitorar e acompanhar a jornada de compra do seu público ou consumidor. O usuário consegue ter uma boa jornada no contato com sua marca, o que se reflete também na melhora da experiência. 

Essa boa experiência se reflete na construção de um conteúdo que mostre aos clientes que eles possuem problemas, mas que sua empresa pode ter soluções personalizadas para isso. 

Com isso, podemos ter o aumento do número de vendas ou até mesmo, das taxas de conversão (preenchimento de formulário ou landing page). 

Ou seja, em resumo, podemos afirmar que o marketing de conteúdo pode proporcionar para a sua empresa os seguintes benefícios:

  • Aumenta a visibilidade da página;
  • Melhora do seu ranqueamento nos mecanismos de busca;
  • Favorece o aumento do número de leads;
  • Melhora das taxas de conversão;
  • Possibilita a criação de material educativo para o público;
  • Permite a nutrição dos seus leads;
  • Reduz o custo no processo de aquisição do cliente;
  • Ganha mais confiança e respeito por parte do público;
  • Melhora a experiência do cliente no contato com a sua marca;
  • Pode contribuir para o aumento do número de vendas. 

Diante de todas essas vantagens que listamos nesse texto, sua empresa não pode deixar essa técnica de lado. Vale ressaltar que os resultados obtidos não são imediatos, mas ajudam na consolidação da sua marca a longo prazo. 

Marketing de conteúdo na prática: como impulsionar a sua marca?

Você já entende quais são os benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para a sua empresa que oferece serviços de topografia ou qualquer outro. Mas, como é possível utilizar essa estratégia na prática? Não se preocupe que vamos falar sobre isso a seguir. 

Defina bem a sua estratégia 

É impossível pensarmos em marketing de conteúdo sem estratégia e planejamento. Essa ação não consiste somente em escrever um texto sobre determinado assunto. 

A produção de conteúdo parte de um conhecimento prévio acerca de quem é o público-alvo da sua empresa de construtoras em sp, assim como quais conteúdos são considerados relevantes e onde eles podem ser compartilhados (site, aplicativo, email marketing, redes sociais, dentre outros). 

Além disso, a data de publicação e a persona que se pretende atingir precisam estar dentro do planejamento da equipe, antes de colocar as ações em prática. 

Por isso, para definir bem uma estratégia dentro do marketing de conteúdo:

  • Conheça o público;
  • Saiba quais são os canais de publicação da empresa;
  • Identifique o melhor formato;
  • Definir qual será a frequência das postagens;
  • Entenda qual é o objetivo com essa publicação. 

Dito isto, vamos para o próximo passo.

Otimize o texto para as ferramentas do Google 

Com o planejamento feito, chegou o momento de começar a produção de conteúdo, seja vídeo, foto, podcast ou email marketing. Para que seu conteúdo tenha sucesso no Google, levando em conta obter um bom ranqueamento, é essencial conhecer as técnicas de SEO.

Essas técnicas visam otimizar os mecanismos de busca e uma das ações realizadas é a escolha das palavras-chaves que mais interessam os clientes. 

Um exemplo é a escolha da palavra plataforma elevatória preço ou de qualquer outra que faça parte do dia a dia do seu cliente. 

Essa palavra-chave precisa estar disposta em seu texto, mas também em outros conteúdos, como o título da sua publicação, a URL escolhida, na legenda das imagens, dentre outros. 

Seu conteúdo precisa ser rico 

Já falamos que o marketing de conteúdo é importante porque contribui para aumentar a autoridade da sua marca. 

Isso será feito se o seu conteúdo sobre fabricantes de alambrados for rico para o cliente, ou seja, agregar conhecimento. A produção do seu blog precisa atrair visitantes para o seu site, pois somente assim sua empresa terá relevância no mercado. 

Por isso, produza um material que tenha qualidade, que não contenha plágio e que ainda possa ser considerado autêntico. 

É importante ser criativo e ofertar também conteúdos gratuitos, mas que queiram algo do cliente em troca, como um contato ou email. Assim, sua empresa terá destaque e conseguirá atrair mais clientes. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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