Informações básicas sobre direitos autorais na foto

A Internet criou a ilusão de que qualquer imagem postada pode ser usada sem a permissão do autor. Muitos fotógrafos estão familiarizados com a situação quando seu trabalho está espalhado por sites de busca, redes sociais, canais Telegram, várias comunidades, e é usado não apenas para suporte informativo de materiais, mas também para fins comerciais.

As fotografias nem sempre foram consideradas uma obra de arte; elas foram incluídas no círculo de obras protegidas apenas em 1928. Agora, independentemente das condições em que a fotografia foi tirada, a qualidade de sua técnica ou o fato de publicação em um recurso público, este é um objeto de direitos autorais, protegido por lei.

De acordo com o mesmo artigo, não só o objeto de propriedade intelectual (INPI) será protegido em sua totalidade, mas também todas as suas partes. O que mais inclui a proteção legal das fotografias?

Clique e Saiba Mais

Bloqueie suas fotos e compartilhe-as com segurança

Proteger fotos

Hoje, os direitos autorais das fotografias são reconhecidos em nosso país na mesma medida que em quaisquer outros objetos de literatura e arte, e não possuem características especiais em termos de proteção.

Quais fotos são protegidas por direitos autorais

Esta pergunta pode ser respondida em uma palavra - qualquer. Não depende da qualidade da obra, nem da sua forma, nem do local onde é colocada:

  • em um livro ou artigo impresso;
  • em estoque;
  • informação ou recurso eletrônico comercial.

O equívoco mais comum é que as fotografias na Internet não estão sujeitas a direitos autorais. Isso não é verdade. Toda obra tem um autor. E somente o autor pode permitir ou proibir o uso de sua obra.

Mesmo que ele não tenha colocado seu nome na foto. Uma fotografia, como objeto de direitos autorais, é protegida desde o momento de sua criação e independentemente de esses direitos terem sido indicados de uma forma ou de outra pelo autor quando a fotografia foi publicada.

Quando você não pode usar as fotos de outra pessoa

A propriedade intelectual de outras pessoas não pode ser usada sem a permissão do autor. Uma das exceções é o uso de itens de propriedade intelectual “se necessário e exclusivamente para fins pessoais de um trabalho legalmente publicado”. Por exemplo, você pode baixar uma foto de um objeto para seu telefone para facilitar a localização mais tarde.

Outro caso, quando a transferência de direitos autorais exclusivos para fotografias por lei não exige a permissão do autor, é a criação de paródias e charges. Paródias e caricaturas são obras retrabalhadas; em geral, é necessária a permissão de seu autor para retrabalhar o original. Mas no caso de paródias, a lei abre uma exceção.

Quando você pode usar fotos sem violar direitos autorais

O autor pode dispor de suas fotografias por qualquer meio, inclusive postando-as em meios eletrônicos especializados com uma licença que preveja a cessão dos direitos de uso dessas fotografias a terceiros sob certas condições.

Essas fotos podem ser usadas sem pedir permissão diretamente ao autor ou detentor dos direitos autorais a cada vez. Mas, ao mesmo tempo, é imperativo ter em mente que uma quantidade diferente de direitos pode ser transferida sob uma licença. Estes podem ser os direitos de uso de fotografias:

  • apenas para fins comerciais ou editoriais;
  • Para processamento;
  • com a obrigatoriedade de indicação do autor da obra;
  • permissão para usar o trabalho obtido com base nesta foto para fins comerciais.

Você pode tirar fotos livremente distribuídas sob licença, mas com a observância obrigatória das condições que este ou aquele tipo de licença implica.

Uma das perguntas mais comuns na Internet, como descobrir se uma imagem está protegida por direitos autorais, não faz sentido. Qualquer "imagem" está sujeita a proteção legal. O ponto é que muitos deles podem ser usados ​​sem pedir permissão.

Esses trabalhos podem ser encontrados em bancos de fotos e bancos de fotos, na Wikipedia e em alguns outros recursos.

Alguns grandes bancos de fotos, aliás, permitem que muitas fotos sejam tiradas para uso editorial gratuitamente - apenas sem baixá-las, mas inserindo-as diretamente em um site ou blog usando a função embed.

Você pode usar livremente as obras que já passaram para o domínio público. Estamos falando de fotos, desde a morte dos autores das quais por mais de 70 anos. Naturalmente, como a técnica em si tem pouco menos de 100 anos, existem muito poucas fotos desse tipo.

Como proteger suas fotos

Para evitar a própria possibilidade de alguém usar seu trabalho sem permissão, você pode colocar marcas d'água, como fazem os grandes bancos de fotos. Mas isso, em primeiro lugar, distorce a aparência do trabalho, e isso nem sempre é permitido e, em segundo lugar, não faz mal usar parte dele ou mesmo a coisa toda - muitas vezes as marcas d'água podem ser removidas usando editores de fotos.

Para corrigir os direitos autorais do fotógrafo e fornecer evidências de sua autoria, o depósito é usado. O depósito confirma o fato de que a foto lhe pertencia em uma data específica, ou seja, estabelece a prioridade de autoria. Ao depositar, o autor ou detentor dos direitos autorais recebe uma certidão, que pode ser posteriormente apresentada em juízo ou anexada a uma ação de pré-julgamento.

Se um fotógrafo quiser confirmar os direitos autorais de vários de seus trabalhos de uma só vez, por exemplo, para um portfólio de 30 melhores fotos, ele pode usar o serviço online Art Cloud, que funciona por assinatura. O autor escolhe a tarifa Start, Master ou PRO com base na quantidade de armazenamento (200 MB, 1 GB ou 5 GB) e carrega o número necessário de objetos.

Observe que, com uma assinatura anual, você pode economizar até 25% do custo do serviço.

Ao publicar fotos fornecendo acesso às imagens, um código QR é afixado ao objeto com informações sobre o objeto, o autor e a data de upload. O conteúdo do portfólio está sempre atualizado, é possível excluir fotos antigas carregadas e adicionar novas.

Além disso, para cada foto, se necessário, você pode solicitar um certificado confirmando os direitos autorais.

Outro método de proteção, menos conveniente, mas também funcional, é um certificado autenticado de propriedade de um documento. Neste caso, as fotografias terão de ser impressas e com as impressões contactar um despachante que as certificará com carimbo e assinatura. Novamente, ele permite que você fixe a prioridade de autoria.

Imagens originais com metadados (EXIF) ou, se a imagem final foi obtida por processamento ou colagem, arquivos de trabalho com camadas nos formatos Adobe Illustrator e Adobe Photoshop também são reconhecidos como prova em litígio. Esperamos que com essas informações tenhamos ajudado. Até a próxima.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up