Gestão financeira MEI: 7 dicas para não errar

Gestão financeira MEI: 7 dicas para não errar

A Gestão financeira MEI é uma das principais ações que devem ser adotadas por quem está iniciando um negócio. A MEI é uma microempresa individual, ou seja, é uma possibilidade que a pessoa tem de abrir um negócio, com um trabalho por conta própria. 

Este é um modelo empresarial que está disponível de forma simplificada, com faturamento anual de até 81 mil reais. Basicamente, a MEI foi criada para facilitar o dia a dia das pessoas que atuam de forma autônoma, visando a sua legalização e recolhimento o INSS.

Quem decide se tornar uma MEI deve ter em mente a importância da gestão e planejamento financeiro, levando em conta o entendimento sobre os serviços que serão realizados, assim como as mercadorias que podem ser vendidas. 

É por isso que nesse artigo, você entenderá como é possível abrir uma MEI para legalizar o seu negócio de conserto de forno industrial, assim como as formas necessárias para realizar um bom planejamento do seu negócio. Acompanhe a seguir!

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Como abrir uma MEI?

Primeiro, vamos entender como é possível abrir uma MEI. A abertura de uma MEI é mais simples, se comparado a outros processos. Mas, existem alguns pontos que merecem nossa atenção e que serão abordados nesse artigo. 

A MEI é um processo de formalização de pessoas que atuam de forma autônoma, gerando a emissão de um cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ). 

Além disso, existe o enquadramento no Simples nacional, com o pagamento fixo mensal, de acordo com os tributos relacionados à atividade. 

Para abrir uma MEI, a pessoa precisa conhecer algumas regras. Por exemplo, não é possível ser sócio ou titular de outra empresa, assim como o faturamento precisa ser até 81 mil reais por ano.

Ainda, é preciso verificar se a atividade realizada, seja de vistoria veicular em Joinville, ou de outro ponto, faz parte das atividades que abrangem a MEI. Após esse processo, é necessário criar uma conta no Portal do Empreendedor, definir o nome fantasia e as atividades prestadas. 

Ainda assim, você deve informar onde irá atuar, levando em conta o endereço de atuação ou se o trabalho será de porta em porta.

Depois disso, é importante realizar a emissão do certificado e buscar a regulamentação dentro da prefeitura do seu município. 

É importante ressaltar que essa modalidade de empresa é mais fácil e faz com que a pessoa consiga fazer o pagamento do INSS, o que ajuda na contribuição do tempo para a aposentadoria. 

Além disso, esse é um processo de abertura de baixo custo e que permite que você tenha acesso a crédito de modo facilitado. 

A declaração da MEI também é facilitada, sendo feita anualmente, com o valor que foi recebido mensalmente pelo usuário. Ainda, com a MEI, você consegue emitir notas fiscais e boletos para pagamento. 

Conheça 7 dicas para a gestão financeira da sua MEI

Como já abordamos neste artigo, realizar a gestão financeira da sua MEI é essencial e este é um processo que se inicia antes mesmo da formalização do negócio. 

A gestão financeira da empresa não representa somente cuidar do dinheiro que entra na empresa, mas também compreender sobre investimentos, parcerias, fluxo de caixa, dentre outros. 

Pensando nisso, para favorecer o processo de gestão financeira da sua empresa que administra condomínio, separamos 7 dicas que vão te ajudar no processo. Acompanhe a seguir!

O entendimento sobre os custos é essencial 

O entendimento sobre os custos é o primeiro passo para quem tem qualquer negócio, ainda mais quando falamos sobre um pequeno empresário, que em teoria, tem menos investimento. 

Para quem está iniciando sua empresa, o processo de gerenciamento deve envolver o entendimento sobre quais serão os seus custos. 

Todo valor investido em sua empresa pode ser considerado como um custo e essas despesas podem se tornar ganhos por meio da venda de mercadorias ou até mesmo, dos serviços realizados. 

Entender os custos é importante porque você sabe onde deve investir, ou seja, quais são as áreas de maior necessidade dentro da empresa. 

Ainda, o entendimento sobre os custos contribui para uma boa gestão financeira da MEI, levando em conta também a facilitação no contato para negociação com fornecedores. 

Compreenda quais são suas despesas

Além do entendimento sobre os custos para a abertura e legalização do negócio, é essencial que sua empresa de esquadria de alumínio tenha o controle de todas as despesas que envolvem o seu negócio. 

Isso é essencial quando falamos sobre o processo de controle das finanças. 

A  gestão financeira é muito importante porque melhora o processo de organização do negócio, fazendo com que tudo que é investido ou que faz parte do controle de caixa esteja anotado e em uma planilha. 

Inclusive, essa compreensão é importante porque ajuda a demonstrar o valor que foi investido em sua empresa e o retorno que seu negócio está tendo. 

Assim, você consegue ter um controle melhor do negócio. Uma dica é ter uma planilha para realizar o controle financeiro e ter os gastos da empresa em um só local. 

Realize um bom planejamento

Outra dica importante para a sua empresa da MEI ou até mesmo para uma empresa de construção de piscina de alvenaria é realizar um bom planejamento do negócio. É importante ressaltar que é impossível que um negócio tenha sucesso se não houver planejamento. 

Somente com uma boa organização é possível ter uma visão ampla do negócio e saber novos passos a serem adotados. 

Ou seja, o planejamento contribui para a tomada de decisão por parte do gestor, já que traz clareza sobre qual é o melhor caminho a ser adotado. 

Essa ainda é uma ação que contribui para o sucesso e crescimento do seu negócio, por isso, não tome atitudes sem um bom planejamento. 

Defina metas para a sua empresa 

Outra dica importante diz respeito à definição de metas para a sua empresa.

Quando sua empresa de inspeção veicular campinas realiza o planejamento das ações que serão feitas, existe uma definição de qual é a perspectiva de ganhos diários, despesas e quais metas que seu negócio pretende atingir. 

A gestão financeira empresarial quando bem feita faz com que o gestor tenha uma percepção dos seus gastos e ganhos, para que assim, chegue aos seus objetivos. 

As metas podem ser definidas por dia, mas também levando em conta os objetivos semanais, mensais e até mesmo, as anuais. 

Além disso, é possível fazer um ajuste das metas a depender dos resultados obtidos. 

Compreenda qual é o seu negócio

Outro ponto importante é compreender qual é o seu negócio, ou seja, o que ele pode oferecer ao cliente, quais são os serviços oferecidos, assim como os produtos que são comercializados. 

Somente assim, você consegue compreender qual é o retorno financeiro que sua empresa terá. 

A compreensão do seu negócio também leva a algumas mudanças ligadas à qualidade do serviço prestado, ao atendimento feito, assim como, à indicação para outras pessoas. 

Sua empresa de construtora em sinop precisa entender também qual é o público-alvo, assim como quais são as suas experiências, de modo a oferecer bons serviços. 

Suas despesas no âmbito empresarial devem ser separados das pessoas 

É muito importante que sua empresa consiga separar as despesas pessoais das despesas realizadas no ambiente empresarial. A MEI geralmente é composta por uma pessoa, com um contratado. 

Dessa forma, é comum que as pessoas consigam fazer a mistura das despesas, o que pode gerar uma confusão no momento do planejamento e atrapalhar o planejamento financeiro. 

Dessa forma, é importante saber que o dinheiro da sua empresa deve ser utilizado para realizar o pagamento das contas da empresa, assim como contratar o funcionário (caso seja necessário), pagamento da DAS MEI (que é mensal), assim como investir em novas ferramentas para a sua empresa. 

Realize o investimento em tecnologia 

Sua empresa de licenciamento online, que é MEI, pode fazer o investimento em tecnologia. Esse investimento é importante para que você consiga organizar suas demandas de forma mais fácil e otimizada. 

Por exemplo, existem aplicativos que contribuem para a gestão financeira da MEI, o que faz com que o gestor tenha uma boa tomada de decisões e possa ter um aumento da sua produtividade. 

O uso desses aplicativos proporciona vantagens como:

  • Otimização do seu tempo;
  • Realizar o monitoramento das contas;
  • Ter controle sobre o fluxo de caixa e estoque;
  • Direcionar seus esforços para os clientes e serviços. 

A partir das 07 dicas que apontamos neste artigo, sua MEI terá mais sucesso e você conseguirá fazer um bom gerenciamento do seu negócio. 

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