Funil de vendas online: x dicas de como criar 

O funil de vendas é uma modalidade comercial extremamente eficiente e indispensável para aqueles que desejam vender em larga escala nos tempos de hoje, principalmente pelo fato de que se consegue, a partir de uma abordagem adequada, dividir os processos.

Essa divisão funciona por meio da compreensão de cada uma das etapas em que o cliente se encontra na esteira de relacionamento, seja na compra de um piso laminado para comercio ou de um simples almoço no restaurante fast food de um Shopping Center.

Por esta razão, compreender cada uma das etapas desse processo é totalmente fundamental para manter uma estrutura de vendas adequada no mercado atual diante das diferentes exigências que o consumidor médio apresenta às companhias.

De nada vai adiantar vender uma automação portão basculante em uma empresa que não se preocupa com a estruturação correta do seu funil de relacionamento, uma vez que, ao pular as etapas, não se pode esperar conseguir alcançar os resultados desejados.

Dessa maneira, será de grande utilidade abordar neste artigo a explicação do conceito e do funcionamento das principais fases de um funil de vendas, para que se torne possível visualizar como essa abordagem atua nas ações práticas cotidianas de um comércio.

Por fim, e para que até mesmo uma embalagem para batata recheada delivery possa ser melhor vendida em uma companhia que decida adotar de forma efetiva a estratégia, ainda será possível finalizar o texto apontando cinco dicas para criar um funil eficiente.

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Afinal, em que consiste um funil de vendas?

Também conhecido pelo nome de pipeline, o funil de vendas consiste em um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, a partir do primeiro contato dele com a companhia até o fechamento do negócio.

É constituído por um conjunto de etapas e gatilhos cuja meta é dar suporte à jornada de compra do público-alvo de uma determinada organização, ainda que ele seja o mais seleto de todos ou que se interesse por coisas como demarcação piso industrial.

Um dos principais requisitos para começar um funil de vendas é aliar os segmentos do Marketing e das Vendas, de modo a fornecer uma estrutura realista para a jornada dos consumidores e para a passagem das opções no momento ideal para as vendas.

O funil comercial digital pode ser definido como uma representação do processo de vendas de uma companhia, sobretudo dos modelos de negócio que operam majoritariamente por meio da internet.

Ele é um pouco distinto do funil tradicional, uma vez que a jornada de compra do cliente em um ambiente digital apresenta certas particularidades específicas.

Cada etapa do funil ilustra um momento da jornada de compra em direção à meta final, que é a finalização da compra. Isso funciona sempre dessa maneira, tanto para a venda de um closet planejado com penteadeira quanto para a comercialização de produtos digitais.

Ao fazer o seu estruturamento, é possível encontrar maneiras de realizar a otimização das estratégias comerciais do modelo de negócio, de forma que se possa fazer com que os clientes sigam adiante pelas etapas de compra.

Quais são as fases de um funil de vendas?

Para começar a explicar as etapas de um funil de vendas, é necessário compreender quem é que está em cada uma delas.

No topo do funil de vendas, encontram-se os visitantes de um site ou de uma loja online. Tal como é representada graficamente, esta fase do funil é a mais longa e, desse modo, é a que possui mais clientes em potencial.

É justamente durante esta etapa que as pessoas não conhecem muito bem ainda as suas soluções e chegam até a empresa por meio de uma busca na internet, através dos links patrocinados, ou mesmo por intermédio de uma indicação.

Já a segunda etapa se trata de um passo um pouco mais estreito que o anterior. Nela, o visitante se interessou pela loja virtual e despertou o desejo de obter mais informações.

Para tanto, ele deixa, de forma totalmente voluntária, alguns dados para contato, tais como telefone e e-mail, em troca de algum tipo de brinde ou vantagem, que são os conteúdos ricos, os cupons de desconto, as amostras grátis e tantos outros presentes.

A partir deste momento, esse visitante passa a ser aquilo que os especialistas chamam de Lead, isto é, um visitante que se tornou qualificado, e já assumiu um micro compromisso, somente pelo fato de confiar à empresa os seus dados pessoais.

Logo em seguida, na etapa de oportunidades, esse lead passa a levar em consideração as soluções da empresa para suprir as necessidades que ele pôde identificar, ainda que ele seja daquelas pessoas que buscam por CNH para habilitados no exterior na internet.

Nesse momento, é imprescindível que os gestores adotem uma estratégia de nutrição de leads, que nada mais é do que usar as informações de contato que ele deixou cadastrado e enviar dados relevantes sobre a solução que está sendo procurada.

Não se trata apenas de enviar ofertas ou promoções, mas de mostrar que a companhia entende do assunto e está enviando para ele informações que podem verdadeiramente ajudá-lo.

Por fim, ao chegar na etapa dos clientes, os leads já deverão tomar a decisão de compra e se tornar, finalmente, clientes da marca.

Mas isso só irá ocorrer de fato se o trabalho de nutrição, a comunicação e as respostas estiverem todas bem amarradas.

Conforme apontam os dados disponibilizados pelo blog Outbound Marketing, somente vinte e cinco por cento dos visitantes passam por todas as etapas do funil de vendas e se consolidam propriamente como clientes.

Por esta razão, o trabalho da equipe de vendas deve retratar para os visitantes, leads e oportunidades todo o valor das respostas e soluções que a empresa oferece.

A partir desta etapa, torna-se fundamental desenvolver também táticas de relacionamento para a fidelização desse tipo de consumidor, e fazer com que ele renove o ciclo de compra no futuro próximo.

É preciso ter em mente que o topo do funil está para o aprendizado e para a descoberta. Nessa fase, também chamada de ToFu, ou top of the funnel, os visitantes descobrem que existe uma necessidade ou problema a ser resolvido, que até então era desconhecido.

Trata-se da etapa da consciência, que é despertada após os visitantes entrarem em contato com a empresa, mesmo que seja para comprar um pen drive 128gb personalizado.

Já o meio do funil está para o reconhecimento do problema e para a consideração da solução, de modo que, nesta etapa, já se pode afirmar que a empresa lida com leads propriamente ditos.

É uma fase que também é conhecida como MoFu, ou middle of the funnel. Nela, os consumidores estão em busca de resolver as suas necessidades, ainda que não saibam bem como fazer para concretizar isso.

Por fim, o fundo do funil está para a decisão final de compra. No BoFu, ou bottom of the funnel, os leads que foram qualificados tornam-se oportunidades.

Eles estão praticamente prontos para serem abordados pela equipe de vendas. Mais do que conscientes do problema, eles buscam por soluções concretas.

A relação de confiança criada entre a empresa e cada um deles faz com que ela possa ser vista como uma referência no assunto, como alguém com quem se pode negociar. A companhia, por sua vez, precisa mostrar que é a companhia perfeita para essa jornada.

O funil de vendas poderá fechar quando os prospects fizerem a compra e se transformarem em clientes propriamente ditos.

5 dicas para criar um funil eficiente

Por fim, e para que até mesmo uma drenagem de solo encharcado possa ser melhor comercializada dentre o catálogo de serviços de uma empresa, será de grande valia finalizar este artigo com algumas orientações úteis para quem deseja criar um funil.

A verdade é que, dominando esse tipo de estratégia, torna-se possível vender qualquer coisa, desde produtos até os serviços dos mais variados tipos, de modo que se possa alcançar sucesso no atual mercado, jogando o jogo conforme as regras.

Desse modo, serão cinco dicas listadas aqui para aqueles que desejam construir um funil realmente eficiente. São elas:

  1. Definir o topo do funil;
  2. Determinar onde concentrar os principais esforços;
  3. Minimizar os riscos;
  4. Instigar os clientes no momento certo;
  5. Construir diferenciais defensáveis.

Depois de determinar as prioridades, é necessário ir adiante e não parar nunca de avançar. Depois da equipe descobrir como motivar os seus clientes em cada passo do funil, é chegada a hora de agir, fazendo os consumidores avançarem no conhecimento do produto.

A partir desse tipo de determinação é possível constituir um grande diferencial em relação à concorrência. Através disso, começa a construção daquilo que se entende por autoridade da marca.

Considerações finais

Através dos conhecimentos precisos a respeito de como construir um funil de vendas eficiente, é possível fazer um bom trabalho no âmbito comercial.

Por esta razão, as empresas precisam se atualizar neste aspecto o quanto antes, uma vez que ele se trata de uma das coisas mais importantes no setor de vendas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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