Como ter um design estratégico em minha empresa?

design estratégico

O design estratégico é um processo que ajuda a empresa a oferecer experiências melhores para os usuários, atuando como diferencial competitivo para que o negócio consiga se destacar no mercado de atuação.

Investir nele é essencial para conquistar vantagens em várias áreas e fazer com que a organização seja mais completa. Mas nem sempre o design foi valorizado pelas organizações, muito pelo contrário.

Por muito tempo, ele foi visto apenas como um complemento de ação, empresa ou página, sendo usado apenas para gerar valor estético às soluções que eram apresentadas para os consumidores.

No entanto, com a transformação digital, muita coisa mudou, e com ela veio o design estratégico, e ele é indispensável para o plano de marketing e para a gestão da empresa.

Isso porque a experiência do usuário é prioridade para qualquer organização que queira se destacar na internet e ir além de oferecer bons conteúdos, produtos, serviços e preços.

Se o design estratégico for bem executado, pode trazer várias vantagens para a organização, proporcionar um relacionamento mais próximo com os clientes e melhorar o trabalho dos vendedores.

Tendo isso em vista, este texto vai explicar o que é design estratégico, como implementá-lo na empresa e como usar o design thinking para resolver os problemas do negócio.

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Do que se trata o design estratégico?

Design estratégico é uma estratégia usada para criar a marca, seus produtos e serviços, por meio de ações que garantem uma boa experiência para o consumidor e com soluções mais completas.

Ele pode ser visto como um projeto de inovação, pois representa um resultado personalizado e único para o usuário. Para entendê-lo melhor, é interessante pensar no design de sites, pois tudo é pensado na experiência do visitante.

Uma confeitaria com sobremesa para almoço de aniversário precisa enfrentar um cenário cada vez mais competitivo e lidar com clientes exigentes, por essa razão, deve pensar na experiência do usuário.

O design estratégico trata exatamente disso, por meio de estudo, análise e planejamento dos elementos visuais que serão utilizados, com vistas a oferecer uma boa experiência para os clientes.

Ele fortalece tópicos importantes dentro do processo organizado de design, voltado para a marca do produto e a identidade visual da empresa.

É dessa forma que a organização vai maximizar o potencial de suas criações e se basear em um planejamento para identificar o que é mais atrativo para o usuário.

Como implementar o design estratégico?

O design estratégico é fundamental para o sucesso da empresa, por essa razão, é de grande importância saber implementá-lo na organização. Para isso, a empresa deve trabalhar o seguinte passo a passo:

Entender a persona

A primeira coisa que a empresa precisa fazer para oferecer produtos e serviços compatíveis com as necessidades dos consumidores é entender a persona.

Com base em suas características, fica mais fácil construir e transmitir a mensagem da marca, além de responder às dores e necessidades das pessoas.

Criar protótipos

Uma desenvolvedora de software para clínica de exame demissional e admissional pode criar protótipos para refinar o processo criativo e chegar a um resultado satisfatório quando o produto final estiver pronto.

De modo geral, pessoas que correspondem ao perfil do público alvo podem experimentar o produto ou serviço e fazer uma avaliação precisa em relação à eficiência.

Realizar feedbacks qualitativos

Por meio de feedbacks qualitativos, a organização sabe o que deve modificar em suas soluções para que a experiência do cliente seja mais satisfatória.

Isso pode ser feito semanalmente, convidando as pessoas para testar os produtos e opinar sobre o que foi apresentado. Isso vai trazer insights valiosos que vão ajudar a aprimorar a solução final.

Mas é crucial ter em mente que a quantidade não é o mais importante, mas, sim, a qualidade dos feedbacks, pois eles precisam ser respostas construtivas que vão ajudar a aprimorar as soluções e até mesmo o processo interno.

Um fornecedor de produtos para empresa de limpeza pode se aproximar de sua persona e fazer com que ela participe do processo criativo, visto que isso aumenta as chances de sucesso consideravelmente.

Mudar o mindset da empresa para design estratégico

Toda a estrutura do negócio precisa estar sincronizada no mesmo mindset para oferecer uma experiência única, satisfatória e exclusiva para o cliente.

Uma cultura organizacional bem estabelecida e forte faz com que os designers pensem em ações, estratégias e soluções, ao mesmo tempo em que todos os outros colaboradores participam do processo.

Como resolver problemas com design thinking?

O design thinking é uma metodologia usada para resolver problemas, e qualquer tipo de empresa pode implementá-lo para alcançar bons resultados. No entanto, isso depende de um processo com as seguintes etapas:

  • Empatia;
  • Definição do problema;
  • Ideação;
  • Prototipação;
  • Testes.

De modo geral, a primeira etapa do design thinking envolve praticar a empatia para compreender o problema que deve ser resolvido.

Um centro de conserto de ar condicionado automotivo mais próximo pode consultar especialistas para entender a questão.

Também é interessante falar com as pessoas envolvidas e conversar com os indivíduos que serão beneficiados com a solução, assim, fica mais fácil compreender o problema.

Essa metodologia é centrada no indivíduo, por causa disso, criar empatia é indispensável para abandonar deduções e coletar informações reais.

A quantidade de informações que a empresa vai recolher depende do tempo disponível para fazer isso, além do mais, é fundamental coletar informações suficientes para conhecer os usuários e suas necessidades.

Para definir o problema, a empresa vai reunir todas as informações da primeira fase, só que essa definição nunca acaba.

Diante disso, a equipe precisa questionar o briefing e se certificar de que o problema identificado é realmente o que deve ser resolvido.

Em outras palavras, antes de começar a desenvolver a solução, é necessário que a questão esteja bem clara. Uma creche terceira idade vai fazer isso por meio da observação, considerando o que as pessoas falam e fazem.

Os profissionais envolvidos nesse processo devem deixar de lado seus julgamentos e entender que o problema não está completamente definido.

Depois de fazer isso, a equipe já está pronta para gerar ideias, pois consegue entender os usuários e suas necessidades, ao mesmo tempo em que analisaram e sintetizaram o problema, com foco nas pessoas.

Ao usar o design thinking para resolver questões, muitos profissionais acabam errando por tentar apresentar as mesmas soluções na hora de aplicar a metodologia.

Mesmo que os resultados sejam satisfatórios no momento e a solução pareça muito óbvia, o design thinking requer outras alternativas que precisam ser consideradas com base em seus aspectos.

Isso é olhar para o problema de diversos ângulos para alcançar resultados cada vez mais satisfatórios. Para fazer isso, uma empresa de monitoramento veicular em tempo real precisa se dedicar.

É necessário tempo para que as pessoas trabalhem em um problema e consigam gerar ideias efetivas. Só depois de passar por essa etapa é que a organização vai começar a prototipar.

O protótipo é um formato mais simples e barato do produto, mas que já apresenta as funcionalidades principais que precisam ser testadas.

O primeiro teste deve ser feito com o time, depois, é enviado para um pequeno grupo de pessoas fora da empresa, com o objetivo de identificar a melhor solução para os problemas identificados nas etapas anteriores.

As soluções propostas devem ser implementadas nos protótipos e investigadas separadamente para que possam ser melhoradas.

Depois de terminar essa etapa, o fabricante de esteira industrial automática terá uma ideia clara sobre as características do produto.

Além disso, ele também vai entender melhor a maneira como o projeto consegue resolver os problemas dos usuários, mas para se certificar, é necessário fazer testes mais amplos.

Ao fazer todas as melhorias no protótipo testado, a escala de teste vai variar de acordo com os recursos e possibilidades, e o processo deve ser implementado com usuários reais e em pouca quantidade.

As respostas precisam ser monitoradas o tempo todo e os profissionais precisam entender que algumas mudanças serão necessárias, pois só assim é possível garantir o melhor uso.

Também é nessa etapa que uma loja de moveis planejados para banheiro de apartamento terá a oportunidade de analisar o engajamento do usuário com o novo produto.

Depois da fase de teste, pode ser que seja necessário refazer todo o processo, uma vez que o design thinking envolve muito aprendizado.

Considerações finais

Como foi abordado, o design estratégico criativo envolve muita criatividade e estudos para fortalecer a imagem do negócio em seu segmento de atuação.

Ele é fundamental para criar uma relação mais próxima e satisfatória com os usuários, por essa razão, é essencial para que a empresa consiga se destacar.

Junto com o design thinking, consegue trazer muitos benefícios para o dia a dia da empresa e tornar sua marca muito mais forte perante os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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