Como usar o Neuromarketing como estratégia de um negócio?

Como usar o neuromarketing como estratégia de um negócio

Entender mais sobre os consumidores sempre foi uma das principais metas dos empresários. Não à toa, nos últimos tempos, o estudo do neuromarketing se tornou uma prática comum no mundo do marketing. 

É importante considerar que o mercado e o ambiente estão em constante evolução. Diante disso, empresas dos mais diversos segmentos precisam se adaptar para entender mais sobre o público, tanto com relação ao consciente quanto ao inconsciente dos clientes. 

Pesquisas acontecem constantemente em diversas faculdades e são realizadas por empresas que desejam entender melhor sobre os mecanismos que ocorrem durante o processo de compra dos consumidores. 

Para explicar, um professor de Harvard, chamado Gerald Zaltman, descobriu em um dos seus estudos que 95% da influência em uma compra vem diretamente do subconsciente do comprador. Foi ele quem cunhou o termo neuromarketing, nos anos 90.

Nesse sentido, uma loja que vende lavatório aço inox, por exemplo, precisa entender o que está em pauta no ato da compra de um cliente. Com isso, é capaz de influenciar positivamente na decisão e fechamento de um pedido. 

O neuromarketing é uma área que estuda o consumidor com profundidade. Dessa forma, é possível que uma empresa consiga ampliar os seus resultados com base em uma estratégia voltada para entender as preferências do público, tudo com maior eficiência. 

Neste artigo, é possível entender mais sobre o que é o neuromarketing, quais são os benefícios de utilizá-lo como estratégia e conhecer dicas que vão ajudar um negócio a colocar em prática ações com o auxílio do neuromarketing. 

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O que é Neuromarketing?

Quando uma empresa abre as suas portas para vender ao público, ela pode se deparar com uma série de perguntas. O que faz com que um comprador queira comprar um adesivo de chão personalizado? Quanto deseja pagar por ele? Qual marca ele prefere?

Para entender essas e outras questões, o estudo do neuromarketing é indispensável. Isso porque a área é definida como um campo de estudo, que ajuda a entender questões relacionadas ao funcionamento do cérebro, tudo dentro da área da neurociência. 

Após a descoberta dessa área de estudo, foi em 1991 que o neuromarketing despontou, a partir da contratação de laboratórios de universidades nos Estados Unidos para que análises da eficiência de anúncios e propagandas pudessem ser mensuradas. 

Assim, o neuromarketing consiste na aplicação de tecnologias da neurociência com foco em marketing. Ele é capaz de identificar ações geradas no cérebro humano quando ele se depara com estímulos .

Em uma ressonância magnética, por exemplo, é possível medir a dilatação da pupila, a temperatura da pele e a resposta muscular que ocorre quando uma pessoa passa por um estímulo. 

A partir disso, o neuromarketing utiliza informações para estimar a frequência, para localizar e para identificar o tempo de resposta de uma atividade neural. 

Dessa forma, é possível otimizar um anúncio de franquias de sucesso com baixo investimento, por exemplo, de modo que o cliente se interesse mais por aquilo o que está sendo exibido para ele. 

Quais são os benefícios do Neuromarketing? 

Ao mesmo tempo em que se trata de um campo de estudo bastante interessante e instigante, o neuromarketing traz benefícios reais aos diferentes ramos do mercado. Ou seja, a quantidade de empresas que querem entender melhor o assunto só aumenta. 

Nada pode ser mais produtivo do que saber como se dá a dinâmica do processo de compra no cérebro dos clientes. Com isso, as estratégias idealizadas pelas companhias tendem a ser muito mais promissoras e eficientes. 

De fato, o uso do neuromarketing pode ser uma decisão importante para o sucesso de uma companhia. Isso porque ele traz vantagens que saltam aos olhos, tais como:

  • Desenvolvimento de campanhas de marketing mais efetivas;
  • Melhora na experiência do consumidor;
  • Criação de produtos verdadeiramente úteis e chamativos;
  • Tomar decisões com mais embasamento.

Diante disso, é possível perceber que não importa qual seja o segmento do mercado, que pode ir desde aluguel por hora sala comercial até prestação de serviços médicos, entender a mente do consumidor permite que o estabelecimento venda mais e melhor. 

O importante, nesse caso, é saber como utilizar o neuromarketing da melhor forma possível, garantindo assim que os clientes sejam impactados de modo positivo e tomem decisões com maior assertividade.

5 dicas de como usar o Neuromarketing

Depois de entender mais sobre o que é o neuromarketing e quais são os benefícios que ele apresenta para uma empresa, é indispensável entender como aplicar estratégias que vão garantir o sucesso das vendas para ela.

Ou seja, quando um estabelecimento voltado para a área de assistência de computador, ou de qualquer outro setor do mercado, percebe a influência positiva do neuromarketing, ele pode desenvolver estratégias para otimizar as suas ações, utilizando dicas interessantes.

1. Utilizar gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são expressões que são utilizadas de maneira estratégica para apresentar boas soluções ao cliente. Eles podem criar diversas sensações no consumidor, desperto o desejo de compra nele. 

Há diversos tipos de gatilhos mentais que criam no cliente a sensação de urgência, de escassez, de autoridade, de reciprocidade, de referência, de antecipação e muitos outros. 

Uma empresa pode, por exemplo, utilizar um gatilho de urgência sobre uma promoção de preenchimento capilar feminino que terá tempo para ser adquirida ou se tornará muito mais cara depois. Com isso, o cliente tende a antecipar a compra, aumentando as vendas. 

2. Evitar o uso de palavras negativas

As palavras negativas podem ser prejudiciais dentro de uma campanha de marketing. Por isso, saber escolher as frases e os termos certos é um modo de utilizar o neuromarketing para conduzir o cliente de maneira estratégica. 

Sendo assim, em vez de usar palavras negativas que inibem o consumidor, o ideal é optar pelas positivas, de afirmação, que costumam motivar o comprador. Isso porque a maioria das decisões tomadas pelas pessoas é feita por impulso. 

Dessa forma, para vender mais unidades de chaveiro personalizado atacado, o mais indicado é apostar em termos positivos, que estimulam a venda e permitem que a empresa alcance mais resultados. 

3. Investir em conteúdos visuais

Outra maneira interessante de utilizar o neuromarketing de modo criativo e funcional é apostar na utilização de conteúdos visuais, ou seja, não usar apenas conteúdos escritos, mas equilibrar com imagens ou vídeos, por exemplo. 

Para falar sobre a eficiência de um serviço de entrega motoboy, é possível inserir conteúdos visuais que ilustram ainda melhor o que se pretende dizer. Dessa forma, o consumidor também pode ter maior identificação com o que está sendo dito ali. 

4. Conferir emoção ao que está sendo dito

Para que um estabelecimento consiga impactar de modo ainda mais efetivo o seu público, é importante que o que está sendo dito não seja muito frio. Isso quer dizer que apostar apenas em formalidades pode não ser uma boa alternativa. 

Sendo assim, é altamente indicado conferir emoção aos conteúdos que estão sendo levados até os consumidores. Contar uma história e, a partir disso, inserir elementos que a tornem mais emocionante faz com que o público se interesse e se envolva mais. 

Há vários tipos de sentimentos que podem ser inseridos dentro de um anúncio, por exemplo. Medo, felicidade, raiva, ansiedade e admiração podem ser bastante efetivas para impactar o público em diversos momentos. 

5. Usar repetições

Por fim, outra dica que pode ajudar um negócio a ter melhores resultados por meio do neuromarketing é o uso de repetições durante o texto. Criar um bom ritmo, no qual se possa repetir frases ou palavras.

Esse processo é um modo eficaz de garantir que elas fiquem marcadas na lembrança das pessoas, podendo criar um efeito ainda mais impactante na abordagem aplicada pela companhia. 

Slogans e outros elementos de marketing que ajudam a reforçar uma marca no mercado são bons exemplos. Afinal, a repetição deles faz com que o público esteja sempre em contato com a empresa.

Com sugestões como essas, é possível ter um bom rendimento em termos de divulgação de uma marca, justamente porque essas ações realizam algum tipo de impacto no cérebro humano, trazendo efeitos positivos para os negócios. 

Considerações finais

Qualquer empresa que deseja otimizar as suas ações de marketing deve buscar se atualizar e aplicar as que mais garantem bons retornos. O estudo do neuromarketing apresenta uma série de possibilidades positivas para as companhias. 

Assim, utilizar gatilhos mentais, evitar palavras negativas, apostar em conteúdo visuais, dar mais emoção às narrativas e usar repetições são dicas simples, mas que podem ser bastante valiosas ao serem aplicadas nas diversas ações de publicidade. 

Dessa forma, não só a performance da companhia se torna mais efetiva, mas a relação com o público é cada vez mais próxima, possibilitando novos negócios a todo momento. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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