Como surgiram as superstições?

Você acredita em superstições, crenças populares, simpatias, amuletos, histórias fantásticas e sobrenaturais que não são explicadas nem fundamentadas em nenhuma religião? Se a resposta for sim, você pode ter a seguinte dúvida: como surgiram as superstições?

As superstições foram criadas pelos homens em um passado em que os seres humanos tinham uma visão muito mágica do mundo. Não era incomum acreditar que fatos sobrenaturais podiam interferir no cotidiano das pessoas.

Dessa maneira, as superstições foram passadas através das gerações, mesmo com o avanço das ciências. Hoje em dia, as superstições são acreditadas por muitas pessoas, com origens em nossos ancestrais.

Clique e Saiba Mais

Sobre as superstições

De acordo com especialistas, não existe um período histórico em que os seres humanos não acreditassem em superstições. Portanto, a origem das superstições é tão antiga quanto a própria evolução humana. As superstições surgiram junto com os homens primitivos.

Até pessoas mais instruídas são capazes de acreditar em superstições, como:

  • Ver um gato preto dá azar;
  • Quebrar um espelho traz sete anos de azar;
  • Fazer determinada simpatia pode trazer um novo amor;
  • Um trevo de quatro folhas dá sorte;
  • Entre outras crenças populares.

Entre as crenças populares, existem também as simpatias, que são considerados rituais básicos de feitiços para atingir determinado pedido. Existem até simpatias para o bem e simpatias para o mal.

Segundo as superstições populares, não é recomendado fazer uma simpatia para o mal de ninguém, porque toda essa energia negativa voltará para você.

Dessa forma, o período histórico ou os eventos que culminaram no surgimento das superstições é incerto por todos os estudiosos. Mas as superstições fazem parte da cultura, tradição e história de um país ou até mesmo uma determinada região.

Cada país tem suas próprias superstições. Isso também ocorre em diferentes regiões. Dessa maneira, acreditar em crenças populares é comum e natural para o ser humano.

Existe comprovação sobre as superstições?

Atualmente, não há nada que comprove que um dia as superstições não serão mais levadas a sério. Elas são muito importantes para as pessoas, até as mais crédulas.

No entanto, é preciso existir um equilíbrio para acreditar em superstições. Isso porque você pode ter pensamentos nocivos, como culpar determinado evento por uma consequência negativa que você mesmo proporcionou para sua vida.

É o caso de achar que algo está acontecendo de errado em sua vida porque determinada pessoa está com inveja de você. O ideal é fazer um esforço para enfrentar a situação ruim, em vez de procurar culpados baseado em uma crença popular.

Dessa forma, tenha suas crenças pessoais com equilíbrio. Também não é recomendado desacreditar em fatos científicos, devidamente comprovados, apenas por superstições ou verdades duvidosas.

Acreditar muito em superstições pode ser prejudicial para sua vida. Há muitas pessoas, por exemplo, que abandonam tratamento médico correto apenas para acreditar na possibilidade de cura baseada em uma crença popular.

Casos como esse podem prejudicar até sua saúde. Portanto, seja mais racional, ponderado e equilibrado. Não há nada demais em acreditar em superstições, desde que isso não afete negativamente sua vida. Portanto, você pode ter suas crenças pessoais com equilíbrio.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up