Como precificar um produto? Aprenda a colocar os preços corretamente

Independentemente de você ser um grande ou pequeno comerciante, uma dúvida comum e quase unânime para os empreendedores é: como precificar um produto?

Até porque, pode chegar um momento em que você fique na dúvida se aquele preço atribuído está caro demais ou barato demais, considerando tudo que ele oferece.

No entanto, saiba que isso é algo totalmente comum, por este motivo muitos procuram livros para empreendedores para resolver este problema, mas a grande vantagem é que se trata de um problema simples de resolver.

Isso porque, hoje já existe um passo a passo que você pode seguir e facilmente conseguir precificar cada produto, atribuindo o valor correto que ele necessita, assim não ficando caro demais e nem barato demais.

Como sabemos, preços caros demais espantam os clientes e baratos demais também, devido principalmente passar a sensação de baixa qualidade.

Por fim, veja a seguir os principais pontos de como precificar um produto agora mesmo e manter o equilíbrio:

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1.      Calcule o custo para produzir

Em hipótese alguma um produto pode ser mais barato do que o custo que você teve para produzir.

Até porque, assim não existe faturamento, e com isso a sua empresa não vai se manter de pé.

Dessa forma, você precisa considerar como primeiro ponto essencial, o custo de produção de cada unidade.

Leve em consideração nesse momento o preço do material, equipamentos, tempo médio gasto e principalmente a sua mão de obra.

Lembrando que esse não vai ser o valor final, pois você ainda deverá colocar outros pontos, como principalmente o lucro que falaremos mais a seguir.

2.      Estude o mercado e imponha uma margem de lucro

Outro ponto importante de como precificar um produto é colocar a sua margem de lucro em cima do custo de produção.

Esse é o valor que vai entrar líquido no seu bolso, ou seja, já tirando todo o custo de produção.

Nesse momento, você precisará estudar bem o mercado para não impor uma margem de lucro muito superior, e assim atrapalhar suas vendas.

Lembre-se que não respeitar a margem pode levar a produtos em estoque e sem saída, o que com certeza não é o seu foco.

O recomendado é estudar o seu público alvo, vendo principalmente o poder aquisitivo de cada um, a relevância da sua marca, e também ver o que é oferecido hoje pela concorrência.

Empresas iniciantes geralmente colocam lucro de 100% em cima do valor do custo. Por exemplo, se o produto custa R$ 10,00 considerando todos os custos, ele é vendido ao cliente final por R$ 20,00

3.      Considere outras despesas

Por mais que custo e lucro sejam os principais pontos de como precificar um produto é importante considerar outras despesas, para evitar que você saia no lucro.

Por exemplo, a primeira consideração que citamos é o custo de aluguel. Você tem loja física? Ela está localizada onde?

Até porque, sabemos que, por exemplo, o aluguel de um ponto comercial no shopping é muito mais caro do que no centro. Logo, os comerciantes de shop precisam vender seus produtos mais caros que o normal para conseguir lucro.

Além disso, se você precisar armazenar os produtos em um galpão alugado, esse custo também precisa ser levado em consideração.

Lembre-se também que funcionários e veículos de entrega são custos primários e precisam ser levados em consideração.

Por fim, você deve calcular tudo, vendo quanto desses valores deve cair sobre cada produto, para garantir que não haja prejuízo.

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