Como o marketing digital mudou a forma de educar o cliente no lado financeiro

Desde o início da internet até os dias de hoje, o marketing digital surgiu e se modificou bastante.

A forma como passamos a nos comunicar com as redes sociais e os aplicativos de mensagem tem muito a ver com essas mudanças.

Agora, a web é muito mais popular do que antes. Ela se tornou, efetivamente, uma parte do cotidiano. Em alguns casos, ela até mesmo o substitui (com a realidade virtual, por exemplo)!

Nesse cenário de mudanças e inovações, o marketing se apresenta como uma ótima ferramenta para instruir as pessoas a respeito da educação financeira.

Para saber mais sobre isso, entender como o marketing mudou e como ele pode ser aplicado para empresas B2C, leia o texto a seguir!

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Afinal, o que é marketing digital?

O marketing não é um conceito novo: ele existe desde a primeira Revolução Industrial.

Nessa época, as empresas começaram a produzir bens de consumo em larga escala. Então, tornou-se interessante adotar estratégias para incentivar as pessoas a comprar de uma determinada marca em detrimento de outra.

O tipo de produção é relativamente o mesmo até os dias de hoje. Mas, devido ao progresso das tecnologias, as táticas de marketing se refinaram bastante.

O marketing digital nada mais é do que o marketing colocado em prática na internet. Ele pode ser visto em:

  • Redes sociais;
  • Anúncios em motores de busca;
  • Posts de blog;
  • Sorteios.

Gradativamente todo empreendedor está percebendo o potencial que a internet tem em termos de compra e venda de laudo cautelar de vizinhança e outros produtos.

Ainda mais com os novos formatos e estratégias que surgem continuamente, quem aposta nesta plataforma tem mais garantia de aumentar o público e, consequentemente, as vendas.

Como é o marketing digital de hoje?

O marketing feito especificamente para a web existe desde quando ela se popularizou, no início dos anos 1990.

Ainda não havia grandes possibilidades interativas, apenas sites estáticos que as pessoas visitavam.

Isso mudou com o surgimento dos banners clicáveis, recursos muito utilizados até hoje para anunciar documentos para abrir cnpj e muito mais.

Depois que o Google e as redes sociais surgiram, a metamorfose se completou: os usuários passaram a produzir conteúdo próprio e logo as marcas viram nesse nicho uma grande oportunidade de negócios.

O chamado branding é uma tendência forte até hoje, junto com campanhas de anúncios, marketing de conteúdo e marketing de influenciadores.

As opções de divulgação se expandem dia após dia. O marketing financeiro é mais uma dessas estratégias que podem ser exploradas com muito sucesso.

O que é marketing financeiro?

O marketing financeiro tem algumas particularidades quando comparado a outros tipos de marketing, como aquele voltado para a contratação de planejamento fiscal.

O setor financeiro precisa passar o máximo nível de confiança e segurança para as pessoas. Para tanto, é preciso ser conciso e apelar para o racional.

Enquanto outros setores apostam em abordagens mais emocionais e que deixam espaço para a interpretação, o ramo financeiro funciona de um jeito diferente.

O cliente em potencial tem que sanar todas as dúvidas que ele tiver antes de tomar qualquer decisão.

Bancos, assessorias financeiras, escritórios contábeis e empresas especializadas em investimento podem (e devem) se atentar aos pontos positivos da adoção do marketing financeiro.

Essa tendência é um fato em vários ramos, desde a previsão orçamentária condominial. Continue lendo para entender o porquê.

Qual é a importância do marketing financeiro?

Em um mundo em que a internet é a principal ferramenta de busca de informação para milhões de pessoas, não é difícil entender a importância do marketing para o mercado financeiro.

As vantagens são inúmeras – confira as principais a seguir.

Educar o público

Quem precisa fazer um planejamento sucessório familiar vai desejar entender como fazer esse procedimento. Com o ramo financeiro é semelhante.

As dúvidas sobre como economizar, os modos de começar a investir no mercado e outros assuntos típicos da educação financeira são muito comuns e recorrentes.

As estratégias de marketing não agem só como forma de divulgação de serviços. Elas prestam assistência a quem procura resolver essas questões.

Alcançar mais pessoas

A grande popularidade da web é outra razão pela qual o marketing digital deve ser o foco do seu empreendimento financeiro.

Só o Google tem 3,5 bilhões de pesquisas diariamente. Imagine a quantidade de usuários que é possível alcançar com um anúncio na rede de pesquisa, por exemplo.

Então, em termos de visibilidade, o marketing destinado à internet é um prato cheio!

Explicar conceitos pouco usuais

O mercado financeiro é cheio de termos e conceitos que não tem muita aplicação no dia a dia da grande maioria das pessoas.

Postagens em blogs e vídeos são ótimas oportunidades para explicar o que é uma empresa de capital aberto ou o que significa investir no Tesouro Direto, por exemplo.

Nesse caso, a comunicação serve não só para divulgar serviços, mas, principalmente, para esclarecer o assunto da melhor forma possível – e abrir margem para transações comerciais.

Passar segurança e integridade

Todo mundo deseja ter a certeza de que um empresa de contabilidade fiscal e tributária de São Paulo é a melhor opção disponível no mercado antes de fechar qualquer negócio.

No mercado financeiro não é nada diferente: as pessoas precisam se certificar totalmente antes de tomar qualquer decisão.

Quando a empresa se posiciona nas redes sociais de forma coerente e relevante, o primeiro passo para essa relação de confiança já está dado.

Cabe ao time de atendimento acompanhar a jornada do lead e auxiliá-lo sempre que for necessário.

É assim que se cria uma reputação de renome, seja dentro ou fora da internet.

Estratégias de marketing financeiro

Mas por onde começar? A web é vasta: são muitas oportunidades e pouco tempo para testar todas elas.

Abaixo, você confere as principais estratégias que merecem a sua atenção. Leia cada uma delas e escolha aquela ou aquelas que façam mais sentido para o seu empreendimento.

Links patrocinados

O Google Ads é a plataforma criada para o desenvolvimento de anúncios que aparecem nos resultados do Google.

Links patrocinados são aqueles resultados que aparecem nas primeiras posições. Ou seja, a empresa de laudo cautelar de vizinhança que quer ser vista tem que anunciar lá.

Os anúncios devem conter as palavras-chaves que o público utiliza. Essa é uma garantia de que eles chegarão ao link com rapidez.

Cada anúncio tem um pequeno texto explicativo e um outro link que direciona o usuário para uma landing page ou para o site da empresa.

Em outras palavras, é o formato ideal para atrair a atenção para o mercado financeiro com rapidez e assertividade.

Redes sociais

Ter um perfil ativo nas redes sociais mais utilizadas pela base de clientes é outra estratégia indispensável.

Twitter, Instagram e Facebook, entre outros sites, são utilizados diariamente por vários motivos.

As pessoas conversam sobre qualquer assunto lá – e é claro que o mercado financeiro pode estar em pauta.

Desse modo, com um perfil oficial, a empresa tem possibilidades de se comunicar diretamente com os consumidores.

Quem interage com uma marca atenciosa e amigável não se esquece da experiência satisfatória e passa a considerá-la.

Blogs

Em termos de formatos pertinentes para artigos explicativos, as postagens de blogs saem na frente com folga.

Um post completo, organizado com todas as informações relevantes sobre turfa absorvente, resolve dúvidas, comunica integridade e aumenta as chances de conversão.

Usando a mesma lógica, não há nada melhor do que publicar materiais completos e esclarecedores em um blog dedicado à empresa financeira.

Pode ser uma aba separada no próprio site da marca. O importante é que seja facilmente acessível para todos os visitantes.

O layout, as decisões de design e a responsividade para aparelhos mobile contam muito nesse momento. Se alguém não conseguir ler os textos pelo smartphone, é menos um cliente fidelizado.

Cursos online

Você não precisa se limitar a conteúdo textual. Aproveite o que as redes sociais oferecem em termos de interação em tempo real para proporcionar experiências diversificadas à base de seguidores.

Os cursos online estão cada vez mais populares. A oportunidade de estudar em casa no horário mais conveniente atrai muitas pessoas.

Aproveite e crie um curso sobre assuntos que você sabe que interessam a uma grande parcela do público.

Pesquise as plataformas de cursos disponíveis. Existem muitos sites especializados nesse tipo de oferta de conteúdo.

Conclusão

O marketing realmente pode ser aplicado a qualquer tipo de negócio – desde que haja planejamento e conhecimento a respeito das pessoas a serem alcançadas.

Use as informações que reunimos aqui para basear o seu planejamento e utilize o marketing digital ao seu favor.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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