Como lidar com um péssimo redator plagiador

Se você tem um blog ou um site para postar artigos construtivos, relevantes e informativos sobre o segmento de sua marca, provavelmente você já pode ter pensado em contratar um redator. Isso porque escrever conteúdo original, com informações relevantes e com SEO (otimização para motores de busca) é uma tarefa para um profissional, que requer muito treinamento e experiência.

Entender sobre SEO, por exemplo, é uma técnica à parte. Um artigo otimizado com SEO tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados depois de uma busca no Google.

Ou seja, realizar cursos e ter prática na escrita de artigos exige tempo, conhecimento e bastante experiência. Por isso, não é incomum que proprietários de sites e blogs procurem por redatores, principalmente na internet.

Atualmente, há muitos sites para colocar redatores e contratantes em contato, como o 99freelas e o Workana. No entanto, você pode ter o azar de contratar um redator que comete plágio. Dessa forma, você precisa saber como lidar com um redator que entregue um artigo plagiado para você. 

O plágio é usar uma parte ou integralmente o artigo de outra pessoa e assiná-lo como se fosse de sua autoria em um blog ou site. Através do Código Penal, o plágio é considerado crime. Ele consiste na violação de direitos autorais de terceiros, além de falsidade ideológica, já que o autor do crime tenta se passar pelo verdadeiro autor do artigo.

Além disso, o próprio Google realiza uma penalização por conteúdo duplicado. A penalização consiste no artigo plagiado não aparecer nos resultados de buscas do Google.

Dessa forma, há consequências negativas para o redator plagiador e para o proprietário do site ou blog.

Como evitar problemas com um péssimo redator plagiador?

Há algumas formas de você não ter problemas para lidar com um redator que comete plágio. Os cuidados que você deve tomar começam no início, já na contratação do redator. Confira quais cuidados você precisa tomar para evitar problemas com um péssimo redator plagiador.

1.  Não pague antecipadamente

Uma primeira dica para não cair em um problema desses, é não realizar o pagamento do redator antecipadamente.

Você pode fazer negócios dentro de plataformas como o 99freelas, Workana, GetNinjas ou muitas outras disponíveis na internet. Dessa forma, o pagamento será liberado apenas quando você revisar o trabalho do redator contratado.

Ou seja, em caso de plágio, você pode contatar a plataforma, mostrar um relatório de plágio no artigo escrito pelo redator e não pagá-lo pelo serviço efetuado, já que plágio é crime.

Qualquer curso, treinamento ou aula de escrita para web orienta seus alunos a não cometer plágio. Portanto, saiba que qualquer redator de credibilidade entende que a prática é ilegal. 

No entanto, se o redator foi contratado por fora de uma plataforma, tenha provas de que o artigo foi plagiado para evitar pagar por um serviço que você não irá utilizar.

2.  Verifique todos os artigos com uma ferramenta anti-plágio

Depois da entrega de um ou mais artigos por parte do redator, utilize uma ferramenta anti-plágio para detectar possível plágio no trabalho. Existem muitas ferramentas gratuitas na internet, como o CopySpider e o Plagium.

Caso a ferramenta mostre um índice de plágio muito grande, use o relatório para mostrar à plataforma de negociação ou ao próprio redator que o artigo entregue foi plagiado.

Em seguida, não pague pelo serviço. Você terá provas de que o artigo não pode ser utilizado.

3.  Peça alterações ao redator

Se você ainda quiser investir no serviço do redator contratado, vale enviar o relatório para ele modificar o artigo, de modo que ele não seja plagiado. Vale ressaltar para só seguir essa dica se o índice de plágio for pequeno, até 5%.

Se for acima disso, não contrate mais os serviços do redator plagiador e não faça nada com o conteúdo recebido.

Além disso, para orientar o redator inexperiente, também vale passar indicar uma ferramenta de reescrita de artigos, como o Site Reescrever.app.

Essa é uma ferramenta totalmente brasileira que utiliza inteligência artificial para reescrever artigos de forma rápida, prática e eficaz. Dessa maneira, os termos, palavras e parágrafos do artigo plagiado serão alterados automaticamente, até ser um artigo totalmente original.

Portanto, a melhor forma de lidar com um péssimo redator plagiador é verificar se houve plágio na escrita de um artigo e ter provas disso. Se o índice de plágio for pequeno, com menos de 5%, peça para o redator utilizar o Reescrever.app e reescrever o artigo.

Em seguida, passe o novo conteúdo entregue por uma plataforma que faz a detecção de plágios novamente. Se o artigo estiver original desta vez, utilize e pague ao redator. Se houver plágio novamente, dispense o redator sem pagar e não use o conteúdo.

No entanto, se na primeira entrega, o índice de plágio for maior que 5%, apenas dispense o redator e não use o artigo recebido.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up