Como impressionar clientes e fidelizá-los?

Mais do que atrair clientes, as empresas precisam desenvolver estratégias que façam o público conquistado virar consumidor fiel dos seus produtos e serviços. Para que isso ocorra, é essencial pensar em formas de criar experiências que agreguem valor.

Trazendo grande rentabilidade para o empreendimento, os clientes fidelizados são aqueles responsáveis por manter o negócio em ação dentro do mercado e também por levarem mais pessoas a consumirem o que a empresa vende.

Assim, pensar em técnicas para impressionar esse público, seja ele voltado para avaliação psicológica admissional ou não, é essencial nos dias de hoje, principalmente em uma era em que a concorrência se faz presente intensamente dentro do mercado.

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O que é fidelizar clientes?

Quando um consumidor entra em uma loja ou a acessa via internet é porque ele está procurando algum produto ou serviço. Ou seja, já existe um certo interesse em consumir uma das mercadorias que está sendo vendida.

Essa busca por algo que irá sanar as necessidades é normal, é um processo inerente ao ser humano e que também é responsável por manter o mercado a todo vapor.

Entretanto, muitos negócios enxergam apenas esse lado e esquecem que esse consumidor não pode ser resumido apenas a uma compra, ele tem que se tornar um cliente fiel da marca, criando uma conexão com a mesma de forma que sempre procure por ela.

E é justamente isso que significa fidelizar os clientes, processo que tem como objetivo não apenas gerar uma experiência positiva nos consumidores, mas também fazê-los sempre retornar ao empreendimento, fugindo da concorrência.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo INVESP, apenas 18% das empresas atuantes realmente focam em criar um bom relacionamento com o seu público, os transformando em leais consumidores e, assim, os retendo dentro do negócio.

Esse baixo número explica porque muitos empreendimentos sofrem com a falta de estabilidade e também com o fracasso na hora de expandir as empresas para um mercado muito mais abrangente.

Focados em apenas chamar a atenção desses consumidores, o maior erro das empresas é investir em apenas divulgação, como outdoors, locação de projetor e telão, mídias sociais e não criar estratégias que transformem uma simples compra em um grande momento.

E esse conceito é enfatizado ainda mais por Philip Kotler, professor do campo do marketing, que ressalta que a fidelização ocorre, principalmente, quando o cliente é levado até uma vivência diferente do que ele imaginava na hora da compra e também depois dela.

Tendo como intuito criar confiança em quem busca pelos produtos, a fidelização pode ser alcançada por meio de diversas estratégias que podem ser colocadas em prática por empresas de qualquer segmento, seja de front light banner ou da saúde.

Por isso, estudar o marketing de fidelização e todos os conceitos que não podem ser deixados de lado na hora da venda são cruciais para que o estabelecimento torne-se um ponto de segurança, admiração e de procura para o consumidor.

Só por meio da fidelização é possível, de fato, conquistar autoridade dentro do mercado e também aumentar o faturamento.

Por que fidelizar clientes?

Existe uma longa lista de motivos que servem como um gás para que as empresas invistam cada vez mais em recursos que irão fazer os consumidores se tornarem embaixadores da marca e, com isso, levar para outras pessoas a sua imagem e serviços.

Muito procuradas por quem deseja expandir a cartela de clientes, as ferramentas de fidelização promovem uma transformação no processo de vendas e até mesmo na utilização de recursos por meio do empreendimento, que conquista custo-benefício.

Podendo ser aplicadas por grandes empreendimentos e por aqueles que estão iniciando agora, como loja que vende cama para cachorro GG, por exemplo, os principais motivos para se concentrar em fidelizar clientes são:

  • Custo-benefício;
  • Divulgação orgânica;
  • Maior faturamento;
  • Previsibilidade para o financeiro.

Esses são os quatro principais motivos que podem incentivar que as corporações passem a prestar mais atenção nas técnicas de retenção.

Custo-benefício 

Prospectar consumidores não é uma tarefa fácil e muito menos barata. Além de exigir muito tempo, pesquisa de campo, implantação de métodos diferenciados, maior divulgação, essa tarefa também mexe com o orçamento da empresa, que poderia ser para outros assuntos.

Assim, quem não dá muita importância para a fidelização de clientes precisa saber que esse hábito é bastante econômico, pois o que precisa ser colocado em prática para que o encantamento ocorra pode chegar a ser cinco vezes mais barato que para prospectar.

Dessa forma, manter o público que já procurou pela empresa uma vez é um ótimo caminho para continuar lucrando e também para diminuir os gastos do empreendimento.

Divulgação orgânica

Outro fator extremamente positivo é que a fidelização gera um dos melhores tipos de divulgação, que é a orgânica, aquela que ocorre de forma natural, que ajuda a influenciar mais pessoas e a levarem para consumir os produtos da marca.

Isso se dá porque como o consumidor teve uma boa experiência com o empreendimento, automaticamente ele se sente feliz e deseja compartilhar esse momento com familiares, amigos e até na própria internet, passando credibilidade sobre o que está falando.

Assim, se alguém teve um bom serviço prestado por uma franquia de alimento, por exemplo, então as chances de esse negócio ser procurado por pessoas próximas a esse consumidor são altas e extremamente positivas.

Maior faturamento

Talvez esse seja o principal tópico a atrair a atenção dos empresários. Afinal, lucrar muito mais é o que todo negócio precisa para continuar crescendo dentro do mercado.

A conquista de um melhor faturamento ocorre, neste caso, porque os clientes fidelizados tendem a comprar muito mais na empresa que já conhecem, seja porque os produtos são bons ou porque criam uma conexão tão forte com a marca que desejam sempre consumi-la.

Previsibilidade para o financeiro

A última vantagem da lista apresentada está ligada com um fator crucial, que é a estabilidade. Saber que determinada quantia estará sempre presente no fluxo de caixa é poder se programar para novos investimentos.

É claro que essa previsibilidade é apenas uma suposição, entretanto, ela muito ajuda na hora de criar planos de ação, por exemplo.

Como fidelizar clientes 

Para aqueles que sonham em ter um forte grupo de consumidores que não apenas compram a marca, mas também a defendem com unhas e dentes, existem alguns passos que podem ser colocados em prática para a conquista de tal feito.

1. Foque no atendimento

Ter um atendimento de qualidade é o básico, mas infelizmente é um tópico difícil de ser encontrado. Assim, quando os consumidores se deparam com um lugar em que são bem tratados, em que a sua presença realmente importa, eles se encantam.

Assim, ter um SAC, responder os questionamentos nas redes sociais, chatbot e outras ferramentas são importantes, seja para uma loja que faz troca correia dentada Land Rover ou que vende móveis.

2. Treine os colaboradores 

Se há um bom atendimento, também há treinamento da equipe que faz parte da empresa. Alinhar as informações sobre os produtos, horário, preços e muitos outros tópicos faz uma grande diferença na experiência do consumidor, que se sente mais confiante.

3. Interação personalizada 

Cada cliente é único e eles precisam ser tratados dessa forma. Assim, caso o atendimento ocorra por meio de mensagens ou telefonemas, usar uma linguagem que é similar a de quem está do outro lado da tela é um meio de se conectar com esse cliente.

Além disso, a interação personalizada também tem que estar presente durante a jornada de vendas, especialmente na segunda vez que o consumidor procura pelo empreendimento.

Perguntar sobre como foi a sua experiência com o produto ou serviço, indicar recursos parecidos, como lavanderia industrial se ele estiver em uma loja de eletro, são formas de demonstrar carinho e atenção com o cliente, criando conexão.

4. Programa de fidelidade 

Por fim, criar benefícios que sempre mantêm os clientes por perto é uma das melhores alternativas. Programa de pontos e cashback são os meios mais utilizados atualmente, assim como a bonificação em produtos, que chamam a atenção da clientela.

Considerações finais

Quando uma empresa investe em fidelização, seja ela voltada para exame admissional particular, fabricação de pneus, venda de maquiagem ou qualquer outro segmento, ela conquista uma série de benefícios que fazem o empreendimento crescer ainda mais.

Conquistando a confiança do público-alvo, por meio da fidelização, a empresa promove uma melhor experiência de compra para os clientes, de forma que será recompensada por eles depois por meio de maiores compras, divulgação orgânica e autoridade no mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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