Como começar no dropshipping?

Como começar no dropshipping?

Dropshipping é um tipo de negócio que pertence ao e-commerce. É uma modalidade conhecida por fazer vendas sem precisar de estoque, uma excelente opção para quem quer começar o próprio negócio, sem precisar de muitos investimentos.

Muitas pessoas querem vender pela internet e desejam trabalhar com um modelo rentável e fácil de administrar e essa modalidade pode ser uma excelente escolha.

O varejista trabalha apenas com a intermediação das vendas e deixa a gestão de estoque e logística para os fornecedores dos produtos. Foi exatamente por isso que o dropshipping ganhou muitos adeptos nos últimos anos.

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, afinal, representa a oportunidade de trabalhar com aquilo que realmente gostam, fazer seus próprios horários e não depender mais de chefe, salário e outras imposições.

Só que dentro de um mercado abarrotado de soluções para os consumidores, não é fácil alcançar o sucesso, além disso, existe muito investimento envolvido, algo que está fora do alcance da maioria.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar o conceito de dropshipping, como funciona e dar algumas dicas para começar a trabalhar com ele.

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O que é dropshipping?

Dropshipping é uma modalidade do e-commerce em que a plataforma de vendas atua apenas como intermediária e não precisa de um estoque ou enviar os produtos, pois essas atividades são de responsabilidade dos fornecedores.

Os produtos são armazenados e enviados pelos fabricantes, sendo uma modalidade que não depende de muitos investimentos, uma vez que o empreendedor não precisa de uma estrutura para estocar mercadorias ou se preocupar com entregas e devoluções.

Por exemplo, uma plataforma que vem de móveis para berçário particular precisa se preocupar apenas em atrair os clientes, receber os pedidos e enviá-los aos fornecedores.

Depois de vender, retém uma parte do valor da venda que vai trazer os lucros e sustentar a plataforma. O cliente não percebe que quem envia os pedidos não é a mesma empresa que gerencia a loja virtual.

No entanto, é primordial ter atenção especial na hora de escolher os fornecedores, preferindo marcas confiáveis para garantir uma boa experiência aos clientes e valorizar a imagem da loja.

Isso porque se o cliente tiver algum problema na hora de receber a compra ou seu produto simplesmente não chegar, quem vai ter que resolver é o lojista.

Funcionamento do dropshipping

O funcionamento do dropshipping ocorre por meio de diferentes etapas. A primeira delas é quando o cliente faz o pedido na loja virtual, escolhendo os produtos que deseja comprar.

As mercadorias ficam organizadas em um catálogo enviado previamente pelos fornecedores, considerando logística de distribuição e estoque de produtos disponíveis.

Supondo que a plataforma venda capa de vestido de noiva, é fundamental ter um bom alinhamento entre lojista e fornecedor para não prejudicar a experiência de compra do usuário.

Depois, o lojista envia os pedidos e as ordens de compra para o fornecedor que vai faturar as encomendas. Trata-se de um acordo firmado entre vendedor e fornecedor e o cliente não precisa ter conhecimento dessa parte.

Isso vai permitir que a venda aconteça naturalmente, assim como qualquer outro tipo de comercialização na internet.

Por fim, na terceira etapa, o fornecedor faz as entregas diretamente para os compradores, cuidando da embalagem e do transporte.

O lojista precisa pegar o código de rastreamento da transportadora e disponibilizá-lo para o cliente por e-mail ou dentro do e-commerce, assim, ele poderá acompanhar a entrega do pedido.

Dicas para fazer dropshipping

Para ter sucesso com essa modalidade de e-commerce, o empreendedor precisa seguir um passo a passo com as seguintes ações:

Escolher um nicho de mercado

Assim como acontece com qualquer outro modelo de negócios, é fundamental atender a uma necessidade do mercado, por isso, é fundamental escolher o nicho e o público-alvo.

Nicho é um segmento de atuação, por exemplo, um fabricante de painel canaletado para bijuterias atende exatamente a essa necessidade, portanto, uma subcategoria específica dentro de um mercado mais amplo.

O objetivo de fazer essa escolha é satisfazer necessidades específicas, definir a taxa de preço e a qualidade das soluções que serão vendidas.

É assim que a plataforma vai conseguir se destacar em meio aos concorrentes, principalmente tendo em vista a quantidade de lojas desse tipo que existem hoje.

Para fazer isso, o empreendedor deve levar em conta seus próprios interesses, pois assim terá mais facilidade para entender os produtos que vai vender e o gerenciamento da plataforma será mais agradável.

Também é fundamental encontrar uma solução para o público, saber quais são os produtos mais vendidos e vender itens que as pessoas realmente precisam.

Analisar o mercado

Um fabricante de esquadrias de alumínio alto padrão conhece muito bem seu mercado e por isso consegue conduzir melhor suas estratégias de vendas e marketing.

Na hora de criar uma plataforma de vendas, também é muito importante ter esse conhecimento, visto que além de ajudar nas estratégias, também ajuda a estimar receitas, lucros e o preço dos produtos.

É crucial considerar o valor da indústria e o tamanho do mercado, conhecer o público-alvo, determinar os hábitos de consumo dos clientes, pesquisar e entender os concorrentes e fazer uma análise para saber quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes.

Encontrar um bom fornecedor

O fornecedor faz toda a diferença nesse tipo de negócio, tendo em vista que a plataforma não fabrica seus produtos e seu sucesso depende muito da qualidade do serviço e do produto oferecido pelo fornecedor.

Se a plataforma tiver um fornecedor ruim, os clientes vão receber mercadorias com problemas, embalagens danificadas e até mesmo em tentar dificuldades com as entregas.

Uma companhia de envelopamento automotivo personalizado cuida de todos os processos que envolvem seus serviços, por isso garante a melhor experiência para seus clientes, mas no dropshipping, o empreendedor não tem esse poder.

Qualquer problema que os clientes tiverem com os produtos vai recair sobre a plataforma. Para evitar essa situação, é necessário escolher muito bem os fornecedores.

Eles precisam ter uma boa reputação, é fundamental avaliar sua presença online, testar o suporte ao cliente, conferir se a embalagem é segura e se certificar de que o atendimento cumpre os requisitos.

Preparar o orçamento

Independentemente do tipo de negócio que está sendo criado, é fundamental separar finanças pessoais das finanças da empresa. Isso melhora a contabilidade e ajuda a gerenciar investimentos e receitas. O empreendedor deve:

  • Abrir uma conta corrente PJ;
  • Solicitar licenças locais;
  • Coletar taxas de vendas para os clientes;
  • Pagar as taxas dos fornecedores;
  • Separar dinheiro para manutenção.

Assim como um estúdio de gravação e ensaio precisa ter bastante cuidado para oferecer toda a estrutura necessária, uma plataforma de vendas também precisa se atentar a diversos fatores.

Criar a loja online

Os consumidores devem saber onde ir para comprar os produtos e todo tipo de loja precisa de um endereço. Um negócio online funciona da mesma forma, e na internet, esse endereço é conhecido como domínio.

O domínio é o nome do site e ele precisa ser memorável e relevante para os consumidores. Lembrando que muitas pessoas vão digitá-lo na barra do navegador, por isso, precisa ser muito bem pensado.

Depois de escolher o domínio, é necessário verificar se ele está disponível, e existem diversas ferramentas que podem ser usadas para isso.

Pensar em alguns detalhes

Independentemente do tipo de produto que será vendido, como equipamentos para bloqueador veicular via celular, existem alguns detalhes que precisam ser considerados.

Um deles são os custos de envio, considerando o tipo de taxa que será cobrada dos clientes. Muitos consumidores avaliam o custo do frete antes de fazer uma compra, mas isso depende muito da transportadora escolhida e da região.

Alguns estados também cobram taxas de vendas e por isso a plataforma precisa ajustar os preços do produto e seus gastos total com a mercadoria. Para saber como isso funciona, é recomendável consultar um especialista em impostos.

Por fim, as empresas, como uma especializada em tela de proteção para gatos removível, precisam definir os métodos de pagamento e as plataformas de vendas precisam estar ainda mais atentas a esse fator.

Isso porque ele afeta a experiência de compra dos consumidores, por isso é necessário pensar na conveniência e nas possibilidades.

Geralmente, as lojas virtuais possuem como modalidade o cartão de crédito, transferência bancária, boleto, pix, entre outros mais populares.

Considerações finais

Dropshipping é uma modalidade de vendas que permite aos empreendedores desenvolverem o negócio econômico e que ao mesmo tempo acompanha a tendência das compras digitais.

Sua maior vantagem é o fato de que não envolve certos custos com estoque e envio de produtos, portanto, uma chance de vender pela internet, obter bons lucros e conquistar a independência profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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