6 dicas indispensáveis ao criar um site 

O site é uma daquelas ferramentas que possibilita que uma empresa possa mostrar a sua proposta para o mundo. Pois não existe, atualmente, nenhum negócio capaz de alcançar um espaço de destaque no mercado sem estar presente na internet.

É justamente por este motivo que é preciso levar em consideração a importância da ferramenta, seja ela usada em uma clínica veterinária para cães ou mesmo em uma agência de marketing digital.

Na realidade, os sites são os grandes diferenciais das organizações que desejam, não apenas vender muito, mas consolidar um nome de respeito no mercado atual.

Deste modo, aqueles que almejam essa conquista e desejam fazer um projeto robusto nesse sentido precisam, antes de tudo, saber como criar um site bem estruturado e completo.

Seja vendendo máquina de café grande em uma empresa de atacado ou produtos de limpeza no varejo, as estratégias de marketing por trás do uso de sites possuem grande eficácia, mas podem não funcionar de modo adequado para todos os que a utilizam.

Pois, como qualquer outra estratégia no mundo dos negócios, a utilização dessas ferramentas não pode ser feita de qualquer forma. Uma vez que, sem o devido planejamento e o conhecimento de como aplicá-las, o investimento não dará retorno.

Por esta razão, e para que até mesmo tratamentos como criolipólise para papada possam ser mais vendidos em uma clínica por intermédio da publicidade dos websites, será de grande utilidade trazer este assunto para o artigo em questão.

Contextualizando o conceito da ferramenta, juntamente com as melhores orientações para torná-la mais atrativa, ainda será possível finalizar o texto trazendo seis dicas de como executar a criação de um site bem desenvolvido.

Clique e Saiba Mais

O que é e em que consiste um site?

O website é uma das principais formas de divulgação e posicionamento que companhias e profissionais podem ter na internet para mostrar o profissionalismo, os produtos e soluções e a própria organização.

Por mais que ele já seja algo inteiramente adaptado ao cotidiano dos principais usuários, ainda existe muito no que se aprofundar a respeito da importância dessas plataformas como ferramenta de trabalho e divulgação.

Mais do que a proposta original e o conceito, é sempre muito importante conhecer o impacto positivo que o instrumento tem sobre um negócio, seja ele uma loja de materiais de construção que vende piso granilite azul ou mesmo uma startup contábil.

No entanto, para ser de fato eficiente, o website precisa estar adequado a alguns parâmetros técnicos bastante importantes. Isso resultará na experiência adequada do usuário que o irá acessar e no bom posicionamento nos sites de pesquisa.

Do ponto de vista técnico, os sites são simplesmente um ambiente que reúne um conjunto de páginas interligadas entre si e divididas em diferentes sessões.

É como se fosse o prédio de uma companhia em que cada página atua como um setor. Na prática, é possível afirmar que o site é o local de trabalho de uma empresa ou um profissional na internet.

A grande proposta de ter esse local é precisamente a de poder se posicionar e divulgar o trabalho de um profissional ou de uma empresa na internet.

Em um website, é possível ver dados de contato, informações sobre a companhia, bem como outras informações sobre serviços e produtos, além de ajudar o cliente a compreender melhor a proposta do negócio e ter contato com outros conteúdos.

Possuir um espaço profissional na web gera impactos notáveis na estratégia comercial de uma corporação, ainda que ela seja uma empresa que trabalha com conserto de camara.

Atualmente, está cada vez mais complicado sobreviver no mercado sem saber se posicionar de forma adequada na web e, apesar do avanço das mídias sociais, os sites ainda são altamente importantes.

O primeiro ponto a se levar em consideração é a visibilidade. Usuários ainda fazem uso dos buscadores para encontrar por nomes de empresas ou serviços e produtos das categorias mais diversas.

Assim, quando um profissional ou uma companhia possui um site na internet, ele pode ser achado muito facilmente no resultado dessas buscas.

Quanto maior for a presença da empresa na internet, maior também será a visibilidade dela para o público do seu meio de atuação. Essa é uma relação básica, mas primordial para os resultados.

O website também pode construir um padrão de comunicação bastante eficaz no que diz respeito ao controle das solicitações que são recebidas, seja dos clientes ou dos novos visitantes de um negócio.

É sempre importante ter dados sobre contato para que seja possível garantir um canal único e de grande confiança, mesmo que seja para uma empresa de manutenção impressora a laser.

Até porque o próprio website é visto como um ponto de segurança em que o público tem a consciência de que terá informações e dados de confiança a respeito da empresa.

Esse é mais um ponto que agrega credibilidade e uma relação de confiança entre a empresa e o consumidor.

Como tornar o site mais atrativo

Não importa se a intenção é divulgar um empreendimento nos buscadores ou simplesmente aparecer mais vezes em buscas locais. Para qualquer intuito que seja, um website atrativo é um pré-requisito fundamental para se destacar.

De nada adianta ter uma plataforma extremamente otimizada, com excelente design se não há um motivo para o público acessá-lo.

As publicações precisam ser ótimas e possuir uma boa frequência de postagem para manter a plataforma relevante.

Na verdade, não existe uma quantidade impecável de posts por mês para o website, nem mesmo uma fórmula mágica do sucesso.

Cada tipo de público reage de um modo diferente. Além de fazer inúmeros testes, é preciso definir uma regularidade adequada para os posts, com conteúdo de grande qualidade.

Mesmo websites com um excelente layout necessitam de uma espécie de guia para auxiliar os usuários a encontrar o que precisam de forma rápida e dinâmica, mesmo que se trate de um negócio voltado à cosmética, como artigos sobre fazer luzes no cabelo preto. 

É para isso que existe o chamado mapa do website. Alguns desenvolvedores até tentam retirá-lo para encontrar um design mais minimalista, mas isso geralmente dificulta a usabilidade.

Existem plugins WordPress que podem permitir a criação de um mapa do site de forma rápida, e ainda ajudam o usuário a navegar por meio das suas informações.

Além de conseguir um website atrativo, o uso de um mapa também otimiza a indexação nas ferramentas de busca.

Quando alguém afirma que o site precisa ser único, elegante e esteticamente bonito, algumas pessoas entendem que ele necessita obrigatoriamente quebrar os padrões.

É verdade que não é preciso ter algo extremamente idêntico ao dos concorrentes. No entanto, os padrões são interessantes pelo fato de que eles facilitam o uso para os clientes e visitantes.

Para conquistar um website atraente, é necessário deixar o layout simples e intuitivo. O comum é manter a marca da companhia no canto superior esquerdo, os botões de navegação também à esquerda e o menu na barra superior.

Inovar até é possível, mas não é relevante se isso vier a atrapalhar a navegação. Se houver o desejo de fazer um teste, é interessante deixar que uma pessoa que não entenda nada sobre o negócio acessar o site e compartilhar o seu feedback.

6 passos indispensáveis para criar um site

Por fim, e para que até mesmo produtos como painel de tv planejado moderno possam ser mais vendidos nas plataformas de comércio eletrônico, ou mais serviços de contabilidade possam ser fechados, é chegada a hora de indicar um caminho seguro.

Por esta razão, será de grande utilidade finalizar este artigo com seis dicas, dentre as mais importantes, para a construção de um site. E isso pode ser aplicado tanto para construí-lo do zero quanto para reformá-lo. Os principais critérios são:

  1. Definição dos objetivos;
  2. Escolher e registrar do domínio;
  3. Escolher as ferramentas que serão utilizadas;
  4. Monitorar o desempenho constantemente;
  5. Direcionar tráfego ao site;
  6. Separar os conteúdos em menus e submenus.

Antes de construir o site de uma empresa, ou de realizar qualquer outra ação de marketing digital, é fundamental saber qual será o papel dele dentro da estratégia.

É preciso analisar se há um desejo de divulgar a marca ou negócio, conquistar novos clientes, proporcionar mais vendas, ou até mesmo auxiliar a equipe comercial. 

Enfim, os objetivos são da empresa, e é possível criar um website totalmente alinhado com cada uma dessas pautas, uma vez que um site institucional provavelmente deverá ter uma estrutura totalmente distinta da utilizada em um e-commerce, por exemplo. 

Considerações finais

Por meio deste artigo, foi possível não apenas explicar o conceito e a aplicação adequada dos sites em uma estratégia de marketing digital, mas também mostrar como fazer para que essa ferramenta alcance o seu objetivo inicial.

Deste modo, é necessário conhecer a fundo a ferramenta, e ter consciência daquilo que é indispensável no momento da sua aplicação. Para que, por fim, a criação de um bom site ajude no posicionamento e nos lucros da empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up