4 dicas para ser um bom palestrante
O palestrante é um profissional que domina determinado assunto e fala sobre ele em eventos organizados por outras empresas e instituições. Mas para ter uma carreira de sucesso, é necessário estudo, dedicação e prática.
É uma profissão que está em alta nos últimos anos e houve um aumento na busca por esses profissionais. Existem muitas pessoas que dominam um segmento, mas não sabem o que fazer para dar palestras.
Alguns acreditam que existem cursos, mas têm dúvidas em relação ao que esse profissional faz, quanto ganha, a postura que precisa adotar, os erros mais comuns, como iniciar a carreira, entre outros questionamentos pertinentes.
Para responder a essas e outras questões, é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto e determinar se a carreira é realmente condizente com as perspectivas do indivíduo.
Ser palestrante é lidar com o público e transmitir conhecimento para as pessoas, mas não basta simplesmente começar a falar, é fundamental conhecer um pouco mais sobre esse processo para investir.
Este artigo vai mostrar o que fazem os palestrantes, o que é necessário para se tornar um e dar algumas dicas sobre como se tornar um palestrante de sucesso.
O que um palestrante faz?
O palestrante é um profissional que tem poder de oratória e que sabe se comunicar. Mas ele vai muito além de um bom orador, na verdade, é alguém que domina técnicas, estudos e conhecimentos.
Também é alguém que sabe onde atua e com quem está lidando. É capaz de despertar emoções, motivar as pessoas, apresentar caminhos e oferecer soluções. O palestrante resolve problemas e ajuda as pessoas a fazerem a mesma coisa.
Por exemplo, durante uma palestra que fala sobre as vantagens de comprar kit gnv 5 geração, o palestrante vai além da oratória porque se comunica em diversos contextos, como:
- Em palcos;
- Reuniões;
- Conversas;
- Processo de vendas.
É alguém que sabe usar as ferramentas e que tem muita força de vontade e técnica para fazer o que faz, portanto, um palestrante não é apenas alguém que tem um dom.
Mesmo pessoas que não têm tanta facilidade com a oratória podem se tornar palestrantes de sucesso se trabalharem muito e adquirirem experiência.
O que é necessário para se tornar palestrante?
O palestrante é alguém que precisa dominar a oratória, mas ele também precisa ser uma autoridade no assunto que vai abordar. Tendo essas características, outras coisas que precisam ser trabalhadas são:
Construir autoridade
Quem deseja seguir essa carreira precisa construir sua autoridade no mercado, algo que demanda tempo e paciência. Mesmo assim, é imprescindível porque reduz os erros e aumenta as oportunidades.
Assim como uma loja de doces por encomenda, uma maneira de construir autoridade é por meio da produção de conteúdo relevante para o público.
São materiais que se baseiam nas dores das pessoas que pertencem ao público-alvo do profissional. Supondo que o palestrante fale sobre marketing digital, em seu site, pode disponibilizar um e-book sobre o assunto.
Ali, vai mostrar um passo a passo que ajuda a audiência a promoverem seus produtos e serviços. Ao criar esses materiais, uma boa ideia é trabalhar com o gatilho da reciprocidade, ativando o conceito de modo natural.
É muito simples, afinal, o usuário vai ler um artigo que ajuda a resolver um problema e a partir daí começa a enxergar o palestrante como autoridade no assunto.
Conhecer o mercado
A internet traz uma enorme quantidade de informações sobre os mais variados temas, portanto, sempre haverá conteúdo amplo para ser consumido.
O Google é a principal fonte de informações dos usuários e as pessoas recorrem a ele quando querem saber alguma coisa.
Dentro do mercado do discurso, é possível encontrar dados sobre regras de homiléticas, cursos para palestrantes, dicas de estratégias e por aí vai.
Antes de abrir uma oficina de troca de óleo mais próximo, o mecânico avalia o mercado para se certificar de que o negócio trará bons resultados, e para os palestrantes a necessidade é a mesma.
O profissional precisa entender se o mercado é relevante para ele, se vai conseguir potencializar seus talentos, aprender, oferecer conhecimento e se o investimento está de acordo com suas possibilidades financeiras.
A profissão está muito em alta e por isso alguns simplesmente resolvem se aventurar, mas se a pessoa não conhece onde está entrando, acaba tendo uma experiência negativa.
Estudar os concorrentes
Conhecer o mercado também envolve saber quem são os concorrentes, visto que é possível aprender muitas coisas com eles. Existem muitos palestrantes que estão no mercado há anos e é necessário observá-los para conhecer seus diferenciais.
Uma loja de bateria carro Goiânia estuda a concorrência para conhecer seus pontos fortes e fracos e desenvolver técnicas e ações de comunicação.
O palestrante precisa fazer a mesma coisa e usar ferramentas como a análise SWOT para atrair clientes e potencializar as oportunidades de negócios. A ferramenta também aumenta a vantagem competitiva e torna o profissional mais relevante.
Investir em networking
Fazer networking é fundamental para construir uma rede de conexões e potencializar as oportunidades de negócios. Também é uma forma de potencializar as oportunidades, se conectar com outras pessoas e ampliar o entendimento do público.
Fazer um bom trabalho por meio de palestras gratuitas pode fazer com que o palestrante seja indicado por clientes e outras pessoas.
As conexões profissionais são importantes, mas não se deve descartar os contatos de familiares e amigos, visto que eles também conhecem outras pessoas que podem se interessar pelo trabalho.
Como ser um bom palestrante?
Quando o consumidor vai procurar um produto, por exemplo, trilho para ponte rolante, quer encontrar a melhor opção do mercado, da mesma forma, quem vai contratar um palestrante quer alguém que seja realmente bom no que faz.
Com base nisso, o profissional precisa investir em algumas ações que vão agradar o público e chamar a atenção de possíveis contratantes. Em outras palavras, precisa se tornar um bom palestrante, e algumas dicas para fazer isso são:
1. Estudar
Muitos palestrantes têm talento para a oratória, mesmo assim, dedicam muito tempo em estudo e conhecimento para desenvolver técnicas e maneiras de se comunicar com as pessoas.
É algo muito útil e que ajuda a desenvolver um vocabulário melhor e se sentir seguro no momento das perguntas. Quando alguém pensa em se tornar palestrante, precisa de leitura técnica e atualizada.
Também é essencial ler outros tipos de literatura para ter acesso a elementos de qualidade que vão enriquecer a apresentação. Além disso, livros de coaching e programação neurolinguística também são bem-vindos.
2. Manter-se inspirado
Seja para falar sobre laser CO2 ginecologia ou qualquer outro assunto, é fundamental ter inspiração. O palestrante precisa buscar referências de pessoas com as quais se identifica e até mesmo assistir filmes e séries para se inspirar ainda mais.
Só não se pode copiar o estilo e ter como base uma boa postura para fazer as apresentações. Um bom palestrante também é aquele que presta atenção à reação do público e consegue desenvolver um estilo próprio de oratória.
3. Ter um bom material de trabalho
É indispensável saber montar uma boa apresentação, usando softwares adequados e recursos que precisam estar na apresentação.
Os elementos também precisam de atenção, como no caso do fundo de tela e letras usadas no conteúdo.
Se for apresentar uma palestra em uma empresa de limpeza de pedras, alguns elementos visuais precisam ser previamente definidos, como no caso de figuras e vídeos.
O palestrante não deve se prender à leitura porque isso deixa a palestra chata e o público se dispersa. Assim sendo, esses elementos devem servir apenas como apoio para a apresentação.
4. Contar histórias
Os livros precisam ser usados como complemento da apresentação e não como protagonistas. Não se pode usar uma história que não seja do próprio profissional, aliás, aqueles que tiveram sucesso são os que contam sua própria história.
Supondo que o palestrante foi até uma empresa de aluguel impressora laser, ele pode contar histórias que falam sobre diversos assuntos, como a gestão do dinheiro e carreira, ou caso tenha superado uma fase ruim, entre outras possibilidades.
O mais importante é não mentir e nem aumentar os fatos. Esse profissional precisa ser verdadeiro, uma vez que a internet permite verificar sua história e caso ela seja contestada, a carreira pode ser prejudicada.
Considerações finais
O palestrante é alguém que tem capacidade de comunicar suas ideias e conhecimentos para os outros e, por isso, pode resolver os problemas das pessoas e melhorar suas vidas.
Qualquer indivíduo que domine um assunto e queira compartilhá-lo, pode se tornar um palestrante, basta para isso seguir as dicas deste conteúdo e construir uma carreira de sucesso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário
Separados exclusivamente para você