Valuation consultivo: como funciona em fusões e aquisições?

Entre alguns tipos de valuation, esse é o mais completo.

O valuation consultivo é uma forma de avaliar uma empresa de modo mais aprofundado, detalhado e estratégico para entender o real valor do negócio.

Para lembrar, valuation é um método de avaliação de empresas que define o valor de uma organização por meio de alguns tipos de cálculo, como múltiplos de mercado, de patrimônio e fluxo de caixa descontado.

O objetivo é analisar o cenário atual da empresa e chegar a um preço justo, tanto para os acionistas quanto para os investidores. Afinal, os números e as projeções financeiras não mentem: não adianta pedir um valor maior do que ela realmente tem ou do que o mercado costuma negociar.

Sendo assim, explicaremos ao longo deste artigo, tudo o que você precisa saber sobre esse método de avaliação: o que é valuation consultivo, como funciona, quando usar, como fazer e qual sua importância para empresas de médio a grande porte.

Acompanhe!

Clique e Saiba Mais

O que é valuation consultivo?

O valuation consultivo é uma metodologia de avaliação de empresas personalizada e altamente detalhada para definir quanto vale o negócio, ou seja, seu valor/preço de venda. Portanto, inclui os cálculos tradicionais, mas vai além: considera as particularidades da organização, como o setor de atuação, seu posicionamento no mercado e suas projeções.

Cabe destacar outro ponto relacionado ao que é valuation consultivo: sua análise inclui aspectos objetivos (como os dados financeiros e cálculos) e subjetivos, considerando elementos como a força da marca, seu contexto no mercado, tendências do setor, sua visão estratégica, seus ativos intangíveis, entre outros.

Afinal, mesmo que um negócio comercialize produtos ou serviços similares, eles operam de forma completamente diferente, desenvolvendo suas próprias características e estratégias. 

Qual a importância do valuation consultivo?

A maior importância do valuation consultivo é a possibilidade de avaliar o negócio de forma integral, encontrando seu melhor valor de mercado. Em transações de fusões e aquisições, essa análise é primordial para ambos os lados da negociação:

  • empresas à venda: além de encontrar o valor justo para a operação, esse método explica melhor as sinergias e os diferenciais competitivos da marca, ou seja, seus pontos fortes e que ajudam a elevar o preço final;
  • investidores: possibilita avaliar o retorno do investimento assim como os riscos envolvidos e o valor da marca diante da concorrência, do mercado, da economia nacional e/ou internacional, dos preços, do potencial de crescimento etc.

Como funciona o valuation consultivo em M&A?

O valuation consultivo é realizado por consultorias especializadas em avaliações de empresas, fusões e aquisições. Por ser uma análise bastante detalhada e 100% personalizada, é crucial contar com profissionais experientes e qualificados em todas as etapas do processo.

Se um empresário decide vender parte ou totalidade da sua organização, por exemplo, como atrair bons investidores para explicar tudo sobre a empresa? Justamente pelo valuation consultivo.

Essa análise fornece dados estratégicos para mensurar o potencial, a segurança e as projeções financeiras do investimento. Pense só: você compraria um carro sem conhecer suas particularidades, a montadora do veículo e sem fazer um test-drive? Imagine as situações de compra e venda de empresas.

O processo de decisão é muito mais longo e complexo.

Nesse caso, os profissionais de valuation consultivo utilizam principalmente o método do fluxo de caixa descontado (FDC) para definir o valor da empresa, combinado de uma forma holística e harmonizada com outras metodologias tais como múltiplos e valor patrimonial. 

O FDC, além de ser o mais utilizado no mercado, permite uma análise 360 da situação econômico-financeira do negócio.

Além de números e cálculos, no FDC há avaliação de aspectos, como:

  • valor da marca;
  • posicionamento no mercado;
  • potencial de crescimento a longo prazo;
  • uso de tecnologias;
  • processos operacionais;
  • governança corporativa e mais.

Quais outras metodologias usar no valuation consultivo?

Quando é realizado o valuation consultivo, o uso do método do fluxo de caixa descontado é recomendado para empresas com algumas particularidades, como:

  • lucrativas ou com potencial de lucro a médio prazo;
  • com fluxos de caixa positivos atualmente ou a médio prazo;
  • com estimativas de receitas, despesas e investimentos para os próximos anos;
  • com possibilidade de estimar os riscos da empresa.

Sendo assim, startups sem previsão de geração de caixa e negócios com dificuldades financeiras não devem utilizar esse método de valuation. Os tipos mais indicados, nesses casos, são múltiplos de mercado e valor patrimonial, respectivamente.

Além disso, as organizações podem contratar uma consultoria de valuation consultivo por motivos diversos. Conheça alguns:

  • venda de parte ou totalidade da empresa;
  • projetar investimentos futuros do negócio;
  • pedir empréstimos ou financiamentos;
  • captar investimentos;
  • conhecer a fundo a situação da empresa;
  • realizar uma fusão;
  • aposentadoria de um ou mais sócios;
  • processos judiciais.

Ou seja, todas as situações em que é necessário entender a saúde financeira do negócio e seu valor de mercado, o valuation pode ser utilizado.

Como fazer o valuation consultivo?

Para fazer o valuation consultivo, contrate uma consultoria qualificada e experiente que tenha em seu portfólio clientes de porte ou setor similar ao seu. 

Isso porque o processo é complexo e envolve aspectos e requisitos exigidos no mercado. O fluxo de caixa descontado, por exemplo, envolve 10 passos (ou mais) para avaliar uma marca, como diagnóstico inicial, determinação de cenários, projeções de fluxos de caixa futuros, cálculos da dívida líquida e do valor do acionista, entre outros.

Fora que, ao chegar a um resultado, o consultor de M&A fornece insights para que o objetivo da organização seja alcançado, deixando o processo ainda mais completo e estratégico.

Além disso, os profissionais explicam tudo o que os potenciais investidores precisam e desejam saber, em seu formato preferido de apresentação. Essas informações são, por exemplo, o valor da empresa de forma isolada, o preço no cenário mais pessimista e em outros cenários de implementação de sinergias. 

Ou seja: nada fica de fora na avaliação de empresas feita por consultores de fusões e aquisições. Porém, para encontrar o melhor preço para seu negócio, busque uma consultoria de confiança!

Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.

Separados exclusivamente para você

Go up