Social media: como ele pode ajudar nos resultados em 2024

social media

O social media é o profissional responsável por administrar os perfis de uma marca nas redes sociais, fazer suas atualizações e gerar conteúdo para atrair seguidores para as páginas do negócio.

Ele também cuida de agendamento de posts e relacionamento com o público e, atualmente, é um dos profissionais mais importantes no marketing digital.

As pessoas usam as redes sociais há um bom tempo e a intenção dessas plataformas é permitir que os usuários mantenham contato com amigos e familiares, além de poderem se integrar sobre suas marcas preferidas.

Desse modo, as organizações usam seus perfis nas redes para se relacionar com os consumidores e promover seus produtos e serviços.

No mundo todo, cerca de 4,62 bilhões de pessoas possuem pelo menos um perfil ativo nas redes sociais, o que mostra o potencial dessas plataformas para o planejamento de marketing.

A tendência é que esse número cresça ainda mais, principalmente em países como o Brasil, onde o uso dessas plataformas é muito intenso.

No entanto, para alcançar bons resultados, é necessário estabelecer uma estratégia bem-sucedida, eu social media tem um papel muito importante nesse processo.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que faz esse profissional, como ele pode ajudar nos resultados e qual é sua importância para os negócios.

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O que faz um social media?

O social media é o profissional de marketing que cuida das estratégias e conteúdos que serão publicados nas redes sociais. Entre suas principais funções estão:

  • Planejamento;
  • Produção de conteúdo;
  • Relacionamento com o público;
  • Análise de resultados.

Esse profissional se encarrega de fazer o planejamento das estratégias de marketing digital pelas redes sociais. Isso é feito por meio de um documento que contém as informações da empresa, como público-alvo, posicionamento e concorrentes.

Ao trabalhar para uma clínica especializada em ninfoplastia a laser, ele também desenvolve o branding, cria a identidade visual e define regras para o relacionamento entre o cliente e a marca nas redes sociais.

Ele também cuida do cronograma de conteúdo, calendário e o modo como ele será publicado e realizado. Para planejar as ações dessa forma, precisa conhecer muito bem o público-alvo do negócio, suas dores e interesses.

Depois do planejamento, o social media se encarrega de produzir conteúdos em diferentes formatos, além de determinar a frequência das publicações.

Ele cuida da criação de artes e do agendamento das publicações, e por isso deve ter conhecimento sobre ferramentas online.

Seus conteúdos são relevantes para a audiência da marca porque ele entende o que é importante para essas pessoas e como criar uma estratégia que mostre o diferencial da companhia.

Ao trabalhar para uma empresa especializada em iluminação corredor interno pequeno, outra função importante desse profissional é cuidar do relacionamento com o público, por meio de publicações e interações nas redes sociais.

Esse trabalho é muito importante porque essas plataformas são vistas como um dos principais canais de comunicação e podem colaborar com o atendimento ao cliente.

Os usuários recorrem a elas para buscar informações, esclarecer dúvidas, enviar comentários e fazer sugestões para as marcas.

Por fim, ele também monitora e analisa as métricas disponíveis nesses canais para compreender a performance das estratégias e analisar os pontos que precisam ser melhorados.

É o social media que vai definir o período para elaborar e analisar os relatórios, tendo como base o planejamento estratégico. Esse documento é fundamental para fazer um bom monitoramento, com base em métricas como alcance, curtidas e comentários.

Nesse processo, ele também cuida da análise qualitativa, fazendo um monitoramento completo para realizar os ajustes necessários e alcançar os resultados esperados.

Para fazer esse trabalho, precisa contar com ferramentas e softwares, além de investir em publicações atrativas e criativas.

Qual é a importância do social media?

Hoje em dia, os conteúdos são instantâneos e as informações chegam até os usuários em questão de segundos, mas as organizações precisam se preocupar com o valor dos conteúdos que publicam.

Se uma clínica de estética corporal quiser se posicionar estrategicamente no mundo digital, não deve se preocupar apenas com a quantidade, mas também com a qualidade de seus materiais para gerar valor para a audiência.

Contudo, diante de tantas responsabilidades que uma empresa tem, é fundamental que ela conte com um profissional que se dedique exclusivamente aos seus perfis nas redes sociais e ao desenvolvimento dos conteúdos.

O social media está familiarizado com essas plataformas e consegue oferecer exatamente aquilo que o público espera. Tudo isso é feito com muito estudo e com o desenvolvimento de estratégias específicas para cada perfil de negócio.

Como resultado, a organização vai conseguir uma boa performance nas interações e engajar sua audiência, e isso é muito importante para elevar as conversões e aumentar a carteira de clientes.

Como se tornar um social media?

Para se tornar um social media e trabalhar com grandes empresas, como uma especializada em limpeza de exaustores industriais, primeiro é necessário investir na formação necessária.

Não existe uma graduação específica para a profissão, mas algumas formações ajudam a seguir a carreira, como design, publicidade e propaganda, marketing e jornalismo.

Também é interessante fazer cursos específicos de estratégias que podem ter duração mais curta e horário flexível para quem precisa estudar e trabalhar.

Outro ponto fundamental é desenvolver as habilidades necessárias, tendo em vista que esse profissional se envolve com todo tipo de conteúdo nas redes sociais, além de ter que gerenciar dados.

Ele precisa ter habilidades em redação, criação de artes, fotografia, filmagem, edição de vídeo e análise de métricas, por essa razão, não existe um único curso para a área. Além disso, ele pode estar sempre estudando e se atualizando.

Para conquistar o primeiro cliente, como um fornecedor de madeira cambara aparelhada, outra coisa importante é criar um portfólio.

Ao se candidatar para uma vaga ou procurar primeiro trabalho, é necessário mostrar algumas produções, mesmo que sejam criadas apenas para colocar no portfólio. Ele é necessário porque a organização precisa ver o trabalho do profissional.

Para montar o portfólio, é necessário guardar as produções feitas durante os cursos ou arquivar trabalhos antigos realizados para outros clientes.

Outro diferencial é ter experiência com a área em que deseja atuar, por isso, é necessário estar atento a possíveis trabalhos e estágios, mesmo que ainda não sejam o cargo dos sonhos.

Além do mais, existem diversas oportunidades de trabalho remoto que são mais flexíveis em termos de horário e ajudam muito para que o profissional possa investir em conhecimentos e habilidades.

Por fim, é recomendável construir um bom networking e fazer amizade com profissionais do setor, principalmente com os mais influentes.

Para conquistar uma oportunidade, por exemplo, com uma construtora especializada em fachada de farmácia em ACM, o social media precisa de uma boa rede de relacionamentos para divulgar suas produções e a qualidade de seu trabalho.

Ter contato com colegas de profissão ajuda a descobrir oportunidades IA criar referências. Mas ele também pode manter contato com redatores, designers, videomakers, entre outros profissionais relacionados à área.

Ferramentas de social media

Para conhecer um pouco mais sobre essa profissão, é interessante saber quais são as ferramentas mais comuns no dia a dia de trabalho.

Entre elas está a mLabs, voltada para a gestão de redes sociais onde o profissional pode encontrar todos os recursos necessários para gerenciar os múltiplos perfis da marca.

Um negócio que trabalha com raspagem e aplicação de bona pode integrá-la diretamente ao cama para criar posts, agendar as publicações e impulsionar os posts em diferentes formatos.

Para criar conteúdo visual, um dos melhores recursos é o Canva, pois conta com diversos templates de diferentes formatos e modelos, com o tamanho certo para cada post.

Ele é muito útil para editar imagens, inserir ícones e molduras, pesquisar imagens e ícones, além de editar vídeos. Tudo isso por meio de um layout intuitivo e muito fácil de usar, que permite adicionar texto, efeitos e transições.

O social media que trabalha para uma empresa de automação hidráulica industrial pode contar com o CapCup para criar conteúdos que serão publicados no Instagram. Ele é muito útil para editar vídeos e reels, podendo ser usado no celular ou em desktop.

Considerações finais

Estar presente nas redes sociais é uma necessidade para qualquer empresa que queira construir uma imagem positiva e estabelecer um relacionamento promissor com os consumidores.

Essas plataformas agilizam a comunicação com os usuários e melhoram até mesmo o atendimento ao cliente, independentemente do segmento de atuação da empresa.

Porém, para aproveitar todo o potencial desses canais, é imprescindível que a organização conte com um profissional dedicado aos seus perfis.

O social media traz os melhores resultados no marketing de redes sociais e ajuda a companhia a alcançar seus objetivos dentro do marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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