Como ter uma qualidade de dados para e-commerce?

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O e-commerce é um modelo de negócios que depende da internet para fazer vendas e aumentar os lucros, mas para alcançar esses objetivos, precisa gerar e monitorar dados. O objetivo é entender o comportamento do cliente para se diferenciar e vender.

Cada interação do consumidor gera uma grande quantidade de dados, e eles são fontes de informações ricas em relação às preferências, expectativas e decisões de compra.

Quando os dados são interpretados de maneira precisa, revelam padrões que mostram mais sobre o comportamento do cliente, como os cliques, o tempo de permanência na página, itens adicionados no carrinho, entre outras ações.

Os dados acabam se tornando uma ferramenta indispensável para melhorar as interações digitais, descobrir tendências, identificar preferências e se antecipar às necessidades dos clientes.

É assim que o e-commerce vai personalizar a experiência do usuário, melhorar suas estratégias de marketing e desenvolver campanhas mais eficazes.

Além disso, é uma forma de compreender toda a jornada do comprador, desde seu primeiro contato com a oferta até o pós-venda.

Com base nessa importância, este texto vai mostrar como avaliar a qualidade dos dados da loja virtual, quais ferramentas podem melhorar as informações que ela possui e como fazer esse acompanhamento ao longo do tempo.

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Como avaliar a qualidade dos dados do e-commerce?

O primeiro passo para avaliar a qualidade dos dados no e-commerce é definir as informações que serão analisadas. A plataforma deve identificar quais são os dados pertinentes, podendo ser:

  • Informações sobre vendas;
  • Perfis de clientes;
  • Comportamento de compra;
  • Uso do site.

Nessa etapa, a empresa deve se lembrar de que a qualidade dos dados vai impactar na eficácia da análise, portanto, se eles forem imprecisos ou irrelevantes, podem gerar conclusões equivocadas ou levar a decisões inadequadas.

Feito isso, uma loja virtual de película protetora automotiva deve começar a interpretar as informações. Só que esse processo pode ser muito complexo e exigir ferramentas especializadas, além de um amplo conhecimento sobre a área.

Isso acontece porque os dados coletados são transformados em informações que trazem insights relacionados à performance da loja virtual, tendências de consumo, entre outros aspectos importantes.

Depois da coleta e da análise, é o momento de aplicar os insights. Essa etapa é essencial porque os resultados da interpretação serão usados para melhorar a plataforma de vendas.

É aqui que a marca vai conhecer um pouco mais sobre o público, melhorar a experiência do usuário, utilizar as estratégias de marketing e identificar oportunidades de crescimento.

Essas informações ajudam o e-commerce a se tornar mais eficiente, aumentar a satisfação dos consumidores e melhorar suas capacidades de vendas.

Ferramentas que melhoram a qualidade dos dados

Embora a análise de dados seja fundamental para uma plataforma de vendas, não é fácil realizar essa tarefa, principalmente quando ela precisa ser feita manualmente.

Para um escritório virtual ou qualquer outro modelo de negócios, ter que anotar cada venda em um caderno e calcular as métricas com calculadora é impossível, além de aumentar os riscos de falhas humanas que prejudicam o processo.

Diante dessa realidade, é fundamental que as lojas virtuais invistam em ferramentas especializadas que vão ajudar a melhorar a qualidade dos dados. Entre elas estão:

Sistemas de gestão

Uma plataforma e-commerce fornece uma grande quantidade de dados, mas é necessário saber o que fazer com eles.

Com a ajuda de um software de gestão, é possível obter informações sobre vendas atribuídas ao marketing, produtos mais vendidos, dados dos clientes, comportamento de compra, tráfego, entre outras possibilidades.

Alguns recursos até mesmo emitem alertas quando o estoque está baixo ou quando o cliente está insatisfeito. Por conta de suas facilidades, é recomendável investir nessas plataformas para obter relatórios analíticos completos.

Planilhas

Hoje em dia, existem várias ferramentas de planilhas acessíveis que colaboram com a análise de dados, por meio de tabelas, gráficos, estatísticas e análise de regressão.

Para aproveitar todo o potencial desse recurso, uma clínica com atendimento personalizado para idosos deve contar com um profissional que tenha muita habilidade com planilhas.

As lojas virtuais também precisam dessa expertise para que possam criar relatórios do zero e extrair informações ricas.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, que ajuda a analisar os dados do e-commerce, principalmente em relação ao site em si.

A empresa consegue obter informações sobre acessos, taxa de conversão, tempo de permanência, páginas mais acessadas e origem do tráfego.

Google Data Studio

Essa ferramenta de business intelligence do Google consegue transformar as informações coletadas pelo analytics em gráficos que facilitam sua interpretação.

Ela também emite relatórios interativos e personalizados, que ajudam a adaptar as informações de acordo com a realidade do negócio.

Microsoft Power BI

O Power BI é outra ferramenta de business intelligence que uma loja virtual de divisória de pvc para cozinha pode usar para transformar dados não relacionados em conhecimento.

Seus relatórios são bem dinâmicos e facilitam a interpretação, além disso, a ferramenta pode ser integrada a outras plataformas de análise.

Como acompanhar a qualidade dos dados?

Para acompanhar a qualidade dos dados ao longo do tempo, o e-commerce precisa se concentrar em algumas métricas específicas. São elas:

Visitas

O número de visitas é uma informação muito importante para entender o desempenho do e-commerce, pois indica o quanto os usuários estão interessados no site e de que maneira interagem com o conteúdo.

Analisar essas visitas é muito útil para avaliar o impacto das campanhas de marketing e dos anúncios pagos, pois a organização consegue entender de que maneira estão interferindo no tráfego.

Carrinhos abandonados

O número de carrinhos abandonados também é uma métrica importante porque mostra a quantidade de visitantes que incluíram algum produto no carrinho de compras, mas por alguma razão desistiram.

Uma empresa de manutenção preventiva e corretiva de elevadores deve levar isso em consideração para saber quais são os fatores que influenciam a desistência e páginas que precisam ser melhoradas.

Pedidos do e-commerce

Avaliar o número de pedidos é necessário para compreender o volume de vendas, além de ajudar a monitorar o crescimento das vendas ao longo do tempo.

Da mesma forma, a loja virtual consegue monitorar a queda nas vendas e entender quais são os elementos que influenciam nesse sentido.

Vendas

Também é muito importante acompanhar o valor das vendas para entender o desempenho financeiro da loja virtual, se o negócio está crescendo ou se ele está perdendo dinheiro.

O dado é muito útil para avaliar a saúde financeira do site, com base em dados sobre como investir para melhorar os resultados.

Uma loja virtual de materiais de construção, como porta camarão para drywall , também precisa acompanhar as vendas para identificar tendências e avaliar o impacto das campanhas de marketing e vendas.

Ticket médio

O ticket médio corresponde à média de valor de cada venda para compreender se os usuários estão adquirindo mais produtos de valor maior ou se estão apenas comprando itens de valor mais baixo.

Se a intenção da loja virtual é aumentar o ticket médio, pode investir em estratégias específicas, como oferecer produtos complementares e personalizados. Também é interessante oferecer frete grátis para aumentar o interesse do usuário.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica muito importante para as plataformas de vendas porque mostra o número de usuários que finalizaram uma compra em relação à quantidade de visitantes.

É assim que uma loja virtual de empilhadeira Toyota a gás vai entender a eficácia da plataforma em transformar visitantes em clientes.

Esse monitoramento também é muito útil para identificar problemas específicos que possam afetar as vendas, como erros no processamento da compra ou checkout.

Produtos mais vendidos

Um e-commerce precisa monitorar quais são os produtos mais vendidos para entender quais são as mercadorias mais procuradas pelos clientes.

Esses dados são muito interessantes para direcionar melhor as ações de marketing para aquilo que realmente atrai o consumidor.

Canais de venda

Outra coisa que uma loja virtual precisa entender são as vendas de cada canal integrado a ela, como no caso dos marketplaces.

Isso é importante para uma escola que oferece curso de empilhadeira a gás porque ajuda a identificar oportunidades de crescimento e ajustar as estratégias para maximizar os resultados.

Considerações finais

Os dados são essenciais para o e-commerce porque ajudam os vendedores a identificarem padrões que acabam influenciando as estratégias e o comportamento do consumidor.

É o caso das vendas, que quando são monitoradas ao longo do tempo, ajudam a identificar períodos sazonais, mudanças nas preferências dos clientes, aumento da demanda, entre outras situações.

Em linhas gerais, esse acompanhamento ajuda o negócio a entender os consumidores e as melhores ações que deve praticar para atrair o público em se destacar entre os concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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