Quais são os principais elementos da comunicação?

comunicação

Na era digital, a comunicação é um elemento fundamental em vários aspectos da vida, visto que ela facilita as interações sociais, melhora o ambiente de trabalho e determina o sucesso ou o fracasso de uma empresa, pessoa e profissional.

Saber se comunicar sempre foi uma parte essencial da experiência humana, mas, ao longo dos anos, essa capacidade vem evoluindo consideravelmente.

Antigamente, as pessoas precisavam da comunicação oral e escrita para transmitir informações, mas com o avanço da tecnologia e da internet, a maneira como a comunicação acontece passou por várias mudanças e se diversificou.

Hoje em dia, é possível se comunicar instantaneamente com pessoas do mundo todo, por meio das redes sociais, e-mail, chamadas de vídeo, mensagens de texto, entre outras opções trazidas pela evolução tecnológica.

O mundo também está mais conectado do que nunca, e isso trouxe várias mudanças na maneira de transmitir informações.

Mas uma comunicação eficaz não se resume apenas a saber falar, mas também está relacionada à capacidade de ouvir, compreender as necessidades dos outros e adaptar a comunicação de acordo com a atuação.

Pensando nisso, este texto vai mostrar os elementos da comunicação, apresentar o conceito de código e canal, e falar um pouco sobre a importância de uma comunicação transparente.

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Elementos que compõe a comunicação

A comunicação possui vários elementos essenciais para que ela possa acontecer, caso contrário, fica difícil transmitir a mensagem e seu contexto. Esses elementos são:

  • Emissor;
  • Receptor;
  • Mensagem;
  • Referente;
  • Feedback.

Esses elementos participam da transmissão das mensagens e, sem eles, qualquer tipo de comunicação seria impossível. Esse processo se inicia com o emissor, que se encarrega de enviar a mensagem para o receptor.

Um bom exemplo é uma aula de direção defensiva de moto , em que o professor explica para os alunos como praticar a direção defensiva no trânsito.

Entretanto, a existência do emissor e do receptor não é suficiente, pois para ocorrer uma troca de informações, outros componentes precisam fazer parte da comunicação.

Por exemplo, para que a mensagem faça sentido, ela deve estar dentro de um contexto ou uma situação real, e é aqui que entra o referente. Por fim, o feedback é uma resposta emitida pelo receptor da mensagem, confirmando que a comunicação ocorreu.

Mas é importante entender que, nem sempre, a comunicação é perfeita, pois podem ocorrer alguns ruídos no processo, como diferenças culturais e falhas técnicas. Os ruídos podem acontecer em qualquer etapa da comunicação e acabam por limitar sua eficiência.

O emissor é quem envia a mensagem, ou melhor, ele tem uma ideia e transforma essa ideia em signos verbais e não verbais para transmiti-la. O emissor pode ser uma pessoa, uma empresa, um grupo ou uma instituição.

Por exemplo, o anúncio de porta papel de acrílico é um tipo de mensagem transmitida para os consumidores. Os consumidores, por sua vez, fazem o papel de receptor, também conhecido como destinatário ou interlocutor.

O receptor vai receber a mensagem e pode ou não compreendê-la. A mensagem, por sua vez, é aquilo que foi transmitido durante o processo de comunicação, podendo ser visual, auditiva ou audiovisual.

O referente é o objeto ou a situação à qual a mensagem se refere. Ele também é conhecido como contexto, pois é formado por um conjunto de elementos que vão auxiliar o receptor a compreender a mensagem.

Existem dois tipos de referentes, sendo o situacional ou o textual. O situacional está voltado para a situação ou a circunstância em que o receptor e o emissor estão envolvidos.

O referente textual, por sua vez, está relacionado aos elementos do contexto linguístico. Por fim, existe o feedback, que nada mais é do que o retorno por parte do receptor, garantindo que a mensagem do emissor foi captada.

Como falado anteriormente, o ato de se comunicar está sujeito a certas interferências que reduzem sua eficiência, e os ruídos podem acontecer em diferentes etapas do processo.

Por exemplo, um fabricante de cortina rolo para varanda gourmet precisa se atentar aos canais de comunicação que utiliza para se comunicar com os consumidores, uma vez que eles podem apresentar problemas técnicos.

Também existem os ruídos psicológicos, provocados pelo desinteresse por parte do receptor, ou então os ruídos culturais, como uma pessoa que não compreende a língua falada pelo emissor.

O que é código e canal?

Outros dois elementos muito presentes na comunicação são o código e o canal. O código se refere ao idioma, enquanto o canal de comunicação é o suporte que realiza a transmissão.

Para entender melhor, o código envolve um conjunto de símbolos com uma combinação que segue determinadas regras, e toda a mensagem se organiza de acordo com o código, que pode ou não ser identificado pelo interlocutor.

Existem os verbais, como no caso dos discursos e textos, e os não verbais, como as imagens e a linguagem corporal.

Para se comunicar com seus colaboradores, uma empresa de restauração de deck de piscina precisa elaborar a mensagem, ou seja, convertê-la em um código, e a identificação desse conjunto fica a cargo do emissor.

Mas pode acontecer de o emissor e o receptor não compartilharem o mesmo código, como no caso de um diálogo entre pessoas de nacionalidades diferentes e que não compreendem os idiomas umas das outras.

Quando isso acontece, a mensagem pode ser codificada e decodificada de outras formas, como gestos ou até mesmo um aplicativo de tradução escrita.

Quanto ao canal, trata-se da via por onde a mensagem é transmitida, é o responsável por oferecer o suporte necessário para que a mensagem chegue até o destinatário.

O canal natural é a voz, mas também existem canais tecnológicos, como no caso do rádio, da internet e vários outros recursos presentes na comunicação moderna.

Importância de uma comunicação transparente

Um fabricante de estrutura de aço para telhado precisa estabelecer uma comunicação transparente para manter o diálogo aberto e criar um ambiente de confiança, inovação e satisfação.

Mas isso é importante em qualquer contexto, seja no trabalho, nas relações pessoais ou em qualquer outro ambiente. Somente com transparência é possível transmitir as informações de maneira honesta e direta, sem omitir ou distorcer a realidade.

É assim que a sociedade consegue promover a confiança, fortalecer os relacionamentos e evitar falhas que podem gerar problemas comunicacionais.

Entre os benefícios da comunicação transparente estão o aumento da confiança entre as partes envolvidas, redução de conflitos e mal-entendidos e melhorias nas tomadas de decisão.

A transparência também fortalece os relacionamentos, aumenta o engajamento e a motivação dos funcionários dentro de uma empresa, gera diferencial competitivo e melhora a reputação da marca.

Uma loja de aquecedor Cumulus CML 22 plus precisa saber se comunicar com os consumidores para vender seus produtos e aumentar os lucros, mas a importância da comunicação e sua função não se resume apenas a isso.

Saber e poder se comunicar é indispensável na vida humana e na sociedade como um todo, visto que possibilita a troca de informações, conhecimento, sentimentos, pensamentos e ideias.

Se a comunicação não existisse, a sociedade não conseguiria evoluir, pois os seres humanos não poderiam construir relacionamentos, transmitir sua cultura e valores, tampouco produzir conhecimento.

A comunicação é algo que faz parte do ser humano e foi desenvolvida ao longo do tempo, por meio das línguas e da linguagem.

Mesmo que linguagem e comunicação sejam usadas como sinônimos, a verdade é que seus significados são distintos. Quando uma loja de adaptador soldável rosca interna se comunica com os consumidores, está trocando informações com eles.

Essa troca pode ser verbal ou não verbal, e quando acontece por meio da linguagem, precisa respeitar um sistema complexo de regras e símbolos.

A linguagem está voltada para a capacidade de emitir e compreender sons, gestos, símbolos e expressões escritas, e foi a partir dela que os seres humanos puderam desenvolver idiomas e línguas.

A língua, por sua vez, é um sistema específico de linguagem, formada por sons, regras de uso e gramática, que se utiliza de palavras reconhecidas e usadas pelos falantes.

Por exemplo, um anúncio de guarda corpo alumínio branco utiliza palavras para descrever o produto e convencer o consumidor a comprá-lo.

A comunicação pode ser realizada presencialmente, ou por meio de vários outros canais, como livros, jornais, revistas, internet, televisão, cinema e rádio.

Considerações finais

A comunicação é essencial na vida das pessoas e da sociedade como um todo, pois, sem ela, não é possível a existência de entendimento mútuo.

O ato de se comunicar pode acontecer de diversas formas, mas sempre tem o intuito de transmitir uma mensagem e garantir sua compreensão.

Compreender o funcionamento desse mecanismo comum e inerente ao ser humano é essencial para construir uma sociedade melhor e mais evoluída.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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