O que é redeployment?

O que é redeployment?

Redeployment é um elemento das ações que contribuem com a gestão de pessoas, ajudando o setor a se reinventar para atender à dinâmica do mercado de trabalho e reter talentos.

É importante permitir que os colaboradores possam enxergar novas perspectivas dentro da companhia, de modo a evitar perda de talentos proveniente de demissões desnecessárias.

Também evita que os funcionários da organização procurem oportunidades externas por se sentirem insatisfeitos com o ambiente de trabalho ou qualquer outro aspecto relacionado a ele.

Reter talentos é um processo muito importante porque demissões e contratações aumentam muito os gastos para a empresa. Custa caro fazer um processo seletivo, assim como também custa muito caro acertar uma rescisão.

Também é um prejuízo muito grande para os negócios quando a corporação perde um funcionário que já estava acostumado com o trabalho e que tinha um ritmo de produtividade muito maior do que um colaborador novo.

Profissionais recém contratados demoram mais tempo para aprender as tarefas do que aqueles que já estão na empresa, mas existem formas de lidar com isso.

Este artigo vai mostrar o conceito de redeployment, os benefícios que traz para os negócios e mostrar por que ele é tão importante.

Clique e Saiba Mais

O que é redeployment?

Redeployment é um termo em inglês que em português significa redistribuição, mas existe muito mais por trás desse conceito no universo corporativo.

Isso porque ele envolve um trabalho elaborado para ajudar os profissionais a olharem as possibilidades que existem dentro da companhia. Ao contrário do que acontece no plano de carreira, é uma perspectiva que não se apresenta de maneira vertical.

Dentro de uma assistência técnica de celular próximo a mim, o objetivo é fazer com que o colaborador se aproprie de suas habilidades e compreenda de que maneira pode utilizá-las em outras áreas do negócio.

Isso pode ser feito, caso ele esteja insatisfeito com o que faz no momento e seu novo papel pode ser bem diferente do papel inicial.

Com base nisso, o redeployment oferece trabalho e oportunidade de promover mudanças na carreira de maneira planejada, dentro de uma empresa que o profissional conhece e com a qual se identifica.

Benefícios do redeployment

Se a movimentação interna do quadro de colaboradores for bem estruturada, o redeployment pode trazer muitos benefícios para todos os envolvidos no processo.

Quando existe a possibilidade de assumir um novo papel dentro da companhia, um dos principais ganhos para a organização é que o colaborador vai contribuir com o fortalecimento da marca empregadora.

É uma forma de reforçar o compromisso em garantir o bem-estar e a satisfação em primeiro lugar. Uma loja de móveis para cozinha americana planejada vai solidificar as relações entre ela e seus funcionários.

Ao longo do tempo, isso fortalece o nível de satisfação das pessoas com o empregador e o modo como o trabalho é realizado.

Quando o profissional consegue olhar para novas perspectivas de carreira dentro da empresa, passa a se identificar mais com ela. O redeployment faz com que o pilar de identificação com a função se torne mais sustentável.

Ele também traz outros benefícios, como a retenção de bons profissionais e a redução de custos provenientes de desligamentos.

Quando a companhia apoia essa prática, faz com que os funcionários se sintam mais seguros, visto que percebem que existe espaço para que possam pensar sobre sua trajetória dentro da corporação.

Existem pessoas que até se identificam com a organização, mas não se sentem satisfeitas com as tarefas que desempenham, mas o redeployment consegue mudar essa realidade.

Quando a marca amplia o conhecimento dos profissionais em relação às suas competências e permite que as habilidades sejam bem aproveitadas em diversas áreas, os profissionais conseguem assumir o protagonismo de sua carreira.

Além do fato de que quando os colaboradores estão satisfeitos com o trabalho que realizam, eles vão contribuir cada vez mais com o sucesso da corporação.

Importância do redeployment

Para um fabricante de armário de parede para escritório, o redeployment é importante porque se trata de uma das estratégias mais eficientes para o desenvolvimento da carreira.

Mas o que se vê é que o crescimento linear, ou seja, quando o profissional cresce em posições hierárquicas, está cada vez mais restrito.

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria global McKinsey, hoje em dia, grandes empresas possuem cerca de 8 níveis hierárquicos.

Antigamente, quando o plano de carreiras favorecia a verticalização e a linearidade, grandes corporações possuíam cerca de 18 níveis.

Permitir que os profissionais explorem possibilidades diferentes dentro da companhia pertence a uma lógica que estimula o protagonismo e tem se mostrado uma maneira vitoriosa de lidar com o quadro de funcionários.

Em um estudo presente no livro Help Them Grow Or Watch Them Go, das autoras Beverly L. Kayne e Julie Winkle Giulioni, ambas estadunidenses, a perspectiva de ter diferentes possibilidades de carreira é o que gera engajamento.

Um fabricante de chocadeira elétrica 30 ovos precisa estar atento a isso porque aquela crença de que os profissionais deixam a empresa quando existe algum problema com o chefe, na verdade, não é tão real.

O livro mostra que as pessoas até toleram uma liderança medíocre, caso enxerguem a possibilidade de amadurecer a carreira dentro da empresa.

Em outras palavras, as organizações que limitam as áreas de atuação dos funcionários têm mais chances de perder talentos.

Quando o assunto são os movimentos internos, eles abordam várias situações, como promoções laterais, ascensão linear ou projetos e o conjunto de habilidades é muito mais amplo do que acontece nos modelos hierárquicos tradicionais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner com cerca de 2 mil profissionais de várias empresas no mundo todo, 78% acreditam que uma carreira não se constrói mais com foco exclusivo na área de atuação.

Ao mesmo tempo, apenas 8% dos participantes se sentem encorajados a explorar oportunidades em outras áreas.

No caso de uma empresa especializada em banheiro apartamento planejado, é importante estar atento porque os profissionais se sentem dessa forma porque não existe um protagonismo grande dentro das companhias.

Além disso, muitos sentem medo de retaliação, mas independentemente do motivo, as pessoas esperam, mas não fazem nenhum movimento que ajude a desenvolver a vida profissional.

É uma situação que traz muitos desafios e um deles é revisar a estrutura do trabalho dentro da empresa para permitir a circulação dos colaboradores em posições laterais, formas diferentes de contribuição e projetos.

Estruturas compostas por hubs e squads se mostram eficazes para a satisfação do indivíduo, além de ser um movimento que favorece a carreira sem que isso signifique exatamente uma promoção de cargo ou salário.

Uma empresa especializada em projeto de climatização residencial pode desenvolver liderança para construir diálogos com o time. São conversas relacionadas aos interesses de carreira e temas de desenvolvimento.

Não é algo trabalhado de maneira isolada, como durante os períodos de avaliação de desempenho ou sessões de feedback. Falar sobre a carreira significa trabalhar o desenvolvimento profissional, sem excesso de promessas.

O líder moderno precisa manter uma comunicação permanente com o time, só assim vai conseguir alcançar diversos resultados, como:

  • Estimular a prontidão para desafios;
  • Melhorar o engajamento;
  • Organizar a sucessão;
  • Favorecer movimentos de carreira.

A própria companhia precisa ter clareza sobre sua visão em relação ao desenvolvimento dos profissionais.

No caso de um fabricante de massa de grafiato pronta, é necessário comunicar quais são as práticas aceitáveis e quais são as mudanças atuais.

É importante ter em mente que nenhum líder pode impedir ou atrasar o desenvolvimento de uma pessoa para proteger resultados de curto prazo. Se isso não for muito bem estabelecido, a mensagem vai falhar.

Os profissionais vão entender que protagonismo e possibilidades diferentes para a carreira são apenas nomes novos para práticas antigas e ultrapassadas, como comando e controle.

É extremamente prejudicial para a imagem da empresa ser vista como uma companhia que possui um discurso moderno e simpático, mas que simplesmente bloqueia as carreiras profissionais de seus colaboradores.

São organizações que possuem chefes ultrapassados e que simplesmente não conseguem trabalhar com metodologias modernas.

Uma empresa de engenharia civil evita esse tipo de situação porque sabe muito bem que ao permitir o crescimento de seus funcionários e colaborar com a carreira deles vai trazer benefícios para ela mesma.

Considerações finais

Todo profissional, independentemente de sua área de atuação, tem o desejo de crescer e quando isso pode ser feito dentro da empresa onde já atua, o processo fica muito mais fácil e agradável.

O redeployment é importante porque permite que as pessoas procurem novas atividades sem precisar procurar no mercado e com outras organizações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Notícias Seg Brasil

Portal de notícias do nosso brasil. Seja muito bem vindo e informe com conteúdo atualizado e de qualidade separados exclusivamente para você fiel consumidor do nosso canal.

Separados exclusivamente para você

Go up