O que é merchandising visual?

O que é merchandising visual?

Pode-se dizer que o merchandising visual é uma dinâmica que envolve compradores e vendedores interagindo pessoalmente. Os vendedores se concentram em fornecer a mercadoria e os clientes analisam se a compra vale a pena.

Considerando o comércio mundial, desde a loja mais sofisticada até um pequeno supermercado de bairro, é possível notar que novas técnicas de merchandising trazem perspectivas sobre algo que é praticado há milênios.

Isso acontece porque os estabelecimentos físicos precisam saber trabalhar os aspectos visuais para atrair as pessoas. Assim eles vão tornar os produtos e serviços praticamente irresistíveis para os consumidores.

Mesmo com o crescimento das vendas em plataformas digitais, o comércio físico continua sendo muito importante e precisa desenvolver estratégias para chamar a atenção das pessoas e vender.

O consumidor gosta de ter contato com os produtos e serviços e, se possível, experimentá-los antes da compra. O merchandising visual proporciona tudo isso e ainda eleva o valor da solução oferecida.

No entanto, é muito importante saber colocar em prática para aproveitar todos os benefícios e facilidades que oferece.

Por isso, este artigo vai explicar o conceito de merchandising, sua importância para aumentar as vendas e dar algumas dicas para criar uma boa estratégia.

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Conceito de merchandising visual

Merchandising é uma ferramenta de marketing que trabalha com técnicas para informar e apresentar produtos dentro do ponto de vendas, com o propósito de acelerar a rotatividade.

Em outras palavras, é uma atividade que promove a venda de mercadorias, incluindo técnicas, como:

  • Amostras gratuitas;
  • Demonstração no local;
  • Preços;
  • Caixas na estante;
  • Ofertas especiais.

É algo tão antigo quanto o próprio comércio e diversas técnicas foram desenvolvidas ao longo dos anos. Por exemplo, uma loja de tapete para sala grande pode usar hologramas para chamar a atenção dos visitantes.

As técnicas de merchandising são muito relevantes para vender qualquer tipo de produto ou serviço, isso porque envolve vitrines bem posicionadas, agrupamento de produtos relacionados, sinalização de prateleiras e anúncios com a mercadoria.

Também envolve amostras e brindes, bem como itens promocionais em destaque. É importante saber que vendas e merchandising são funções relacionadas, mas que não se trata da mesma coisa.

Isso porque enquanto o merchandising leva o cliente para a venda, esta se refere há um momento em que o consumidor escolhe um produto e conclui a compra.

Importância do merchandising para as vendas

O interesse e a fidelização do cliente começa com a comunicação visual, pois é por meio dela que a marca consegue se fortalecer e fazer com que as pessoas conheçam e se lembrem de suas ofertas.

Por isso é tão crucial que os produtos sejam colocados em locais estratégicos dentro do ponto de vendas, chamando a atenção de pessoas que passam pelo local.

Para uma empresa que vende equipamentos de controle de acesso informatizado, o merchandising é muito importante porque permite estudos e análises que se baseiam nas preferências e necessidades dos clientes.

É assim que a marca consegue criar estratégias que vão aumentar a aceitação do produto. A prática também é fundamental porque sabe-se que os produtos podem ser colocados em muitos lugares dentro do ponto de vendas.

Por exemplo, é possível expor as mercadorias em gôndola, vitrines, balcões, entre outros espaços, mas é muito importante saber qual é o melhor lugar, com base nas estratégias de merchandising.

É dessa forma que a marca vai encontrar o melhor local e garantir que esteja de acordo com sua identidade visual. Muitos aspectos são pensados nesse processo, como o local para exibição dos produtos e os itens decorativos.

São práticas que aumentam a identificação do consumidor com o item, além de ser uma estratégia que agrega valor.

Para alcançar esse objetivo e converter os produtos em lucros, é fundamental que as estratégias sejam bem planejadas e que a marca tenha bons promotores de vendas.

Dicas para criar boas estratégias de merchandising

Para criar uma boa estratégia de merchandising, um fabricante de fogão a lenha para pescaria precisa trabalhar o seguinte passo a passo:

Definir o público-alvo

Saber quem é o público-alvo é fundamental para qualquer estratégia da marca. A empresa precisa saber quais são os hábitos de compra, padrões de consumo e comportamento dos consumidores.

Com base nessas informações, vai conseguir elaborar sua persona e oferecer soluções personalizadas e efetivas para esse grupo que possui perfil para ser cliente do negócio.

Estabelecer metas

Depois de conhecer o público da organização, é muito importante saber quais são as metas e objetivos que a companhia pretende alcançar com as estratégias de merchandising.

Também é essencial determinar algumas metas e prazos que pretende atingir, visto que isso é crucial para guiar a maneira como o trabalho será realizado.

Inclusive, é assim que um fabricante de bateria de caminhão 150 amperes vai conseguir acompanhar o plano de ação e saber se precisa fazer alguma correção para alcançar os resultados esperados.

Investir em ações personalizadas

Essa etapa tem tudo a ver com a primeira porque, para que seja possível criar ações personalizadas, primeiro é necessário saber quem é o público do negócio.

É indispensável considerar seus desejos e demandas para saber o tipo de ação compatível com eles e como tudo será trabalhado.

Somente a partir disso o negócio pode começar a oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades do público, pensando adequadamente sobre qualidade, funcionalidades, atrativos, preço e atributos.

Criar um calendário editorial

Criar promoções é uma ótima maneira de atrair clientes, por isso a empresa precisa de um calendário editorial para saber quais são as datas comemorativas ao longo do ano, como no caso da Black Friday, Dia das Mães, Natal, entre outras.

Todo tipo de negócio, como um fabricante de molde areia, pode trabalhar essas datas porque costumam chamar a atenção dos consumidores e aumentam as taxas de conversão.

Assim sendo, para saber quais são as principais celebrações do ano, é necessário trabalhar com um calendário que mostre todas elas.

Criar a identidade visual da marca

Para ter sucesso com o merchandising, primeiro é fundamental definir a identidade visual da empresa que precisa estar presente no site de vendas, no logotipo, em flyers e banners, em cartões de visita, entre outros.

A identidade visual é muito importante porque ela é como se fosse a “cara” do negócio e sem ela os consumidores simplesmente não conseguem identificar a empresa no mercado.

Além do mais, as marcas mais famosas do mundo possuem identidade visual forte, compatível com seus produtos e capazes de atrair os consumidores.

Investir em tecnologia

Uma clínica de audiologia exame pode usar recursos tecnológicos para melhorar a experiência de compra do cliente e criar o diferencial competitivo do negócio, uma vez que suas funcionalidades também servem como atrativo.

É possível usar meios de pagamentos modernos, como QR Code e Pix, e ainda oferecer a possibilidade de experimentar o produto.

No caso de uma loja virtual, uma das formas de permitir que o consumidor experimente o produto é por meio dos provadores virtuais.

Analisar a concorrência

O negócio pode aprender muito com os seus concorrentes, observando de que maneira eles criam e executam ações de merchandising.

A companhia não vai copiá-los, mas buscar informações e inspiração para criar suas estratégias. Primeiro é necessário estabelecer o objetivo da análise, como examinar as campanhas promocionais ou estudar a identidade visual do concorrente.

Uma escola de curso NR 01 precisa definir essa questão para que a pesquisa seja mais eficiente e para ter um olhar específico sobre aquilo que deseja reconhecer.

Escutar o público

Qualquer empresa precisa estudar, analisar e compreender as necessidades do público. A melhor forma de fazer isso é criando um espaço para que o comprador possa compartilhar suas impressões e tirar dúvidas.

Quem vende pela internet, pode usar ferramentas de atendimento que ajudam nesse propósito. Outra dica é pedir feedback para os clientes e usar as informações para melhorar a estratégia e saber o que funciona ou não.

Monitorar os resultados

Por fim, um fabricante de persiana de alumínio para cozinha precisa acompanhar os resultados de suas ações de merchandising para que possa melhorar a estratégia.

Além disso, é uma forma de evitar que a organização persista em algo que não está trazendo resultados e ainda compreender o que está fora do planejamento.

Considerações finais

O merchandising é um conjunto de estratégias muito importantes para as empresas porque ajuda a promover a marca, seus produtos e serviços, dentro do ponto de vendas e aumenta a interação com o consumidor.

São ações práticas que estimulam o desejo de compra, mostram claramente qual é o valor do produto ou serviço, destacam seus diferenciais e ainda ajudam o consumidor a descobrir se a solução promovida é realmente aquilo que ele precisa comprar.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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