Musculação na terceira idade: entenda como a prática pode ser benéfica para a mente
A prática de exercícios físicos como a musculação é indicada para todas as idades. Entretanto, para os idosos, especialmente, contribui não só para a saúde física e a resistência do corpo, como também para a saúde mental.
Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pela Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista Frontiers in Neuroscience, constatou que a atividade física pode atrasar o surgimento de sintomas de Alzheimer e também funciona como uma terapia para os pacientes.
Outra pesquisa, desta vez desenvolvida pela Universidade da Flórida e publicada pela revista GeroScience, concluiu que idosos ativos possuem uma melhor saúde cerebral, em relação aos indivíduos sedentários.
No decorrer da leitura, entenda melhor sobre as conclusões dos estudos e os benefícios de manter uma vida saudável com a prática de atividades físicas!
O que dizem os estudos sobre a importância dos exercícios físicos
Em relação à primeira pesquisa citada acima, ela trata sobre a contribuição dos exercícios físicos resistidos, como a musculação, para a prevenção do Alzheimer, para minimizar o déficit nas funções cognitivas e os comportamentos causados pela doença.
A atividade física resistida é caracterizada pela contração muscular específica contra uma resistência externa. Ela é fundamental para aumentar a massa muscular, a capacidade funcional, a força e a densidade óssea, a composição corporal e muito mais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática como a melhor opção para a manutenção do equilíbrio e da postura, diminuindo os riscos de queda. Além disso, a musculação previne a sarcopenia, popularmente conhecida como fraqueza muscular.
Já a pesquisa americana sobre a saúde cerebral e sua boa conservação devido aos exercícios pôde constatar uma melhora significativa na cognição, na capacidade de adaptar e modificar o pensamento e na agilidade do raciocínio lógico.A análise foi feita com idosos entre 85 e 99 anos, a partir de uma série de testes cognitivos e levantamentos dos hábitos cotidianos, incluindo as atividades físicas.
Os idosos que faziam exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, pedalar, dançar ou atividades de força, como musculação, apresentaram melhor desempenho cognitivo. Além disso, os resultados foram positivos, independentemente da intensidade ou duração das atividades.
10 benefícios da musculação
Seja para idosos, adolescentes ou adultos, a musculação ou qualquer outra atividade física é primordial para uma vida saudável e ativa, bem como para o bom funcionamento do corpo e da mente.
A musculação pode te ajudar em diversos aspectos, como:
- Diminuir a quantidade de gordura corporal;
- Tonificar os músculos;
- Aumentar a densidade óssea e corporal;
- Melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e físico;
- Combater problemas emocionais com a liberação de endorfina;
- Melhorar a postura e o equilíbrio;
- Fortalecer a imunidade;
- Ajudar a prevenir diabetes;
- Melhorar a qualidade de sono;
- Favorecer a produção de massa muscular.
A orientação de um profissional é primordial para que os exercícios sejam feitos da maneira correta e com segurança. Além disso, o acompanhamento nutricional para uma dieta saudável e a suplementação adequada, como a creatina e o whey protein concentrado, poderão aumentar o desempenho durante os treinos e melhorar os seus resultados.
Separados exclusivamente para você