Marketing Conversacional: saiba tudo dessa estratégia

Marketing Conversacional

Marketing Conversacional é uma importante estratégia que consiste no uso de ferramentas como chatbots e WhatsApp para facilitar o relacionamento com os clientes.

Funciona por meio de conversas automatizadas em tempo real que conduzem potenciais clientes em toda a jornada de compra. Essas conversas acontecem por meio de mensagens e chatbots que reproduzem o diálogo e humanizam o contato.

É muito provável que a maioria dos consumidores que já trocaram mensagens com uma empresa em um chat tiveram contato com o marketing conversacional. A tecnologia usada é tão avançada que os usuários nem mesmo percebem.

Esses recursos têm sido usados porque as organizações procuram equilibrar a otimização do tempo e a necessidade de toque humano que os consumidores precisam durante as interações digitais.

As companhias logo perceberam isso, o que fez com que o uso de chatbots se disseminasse em vários setores. Inclusive, ele pode ser usado por meio do WhatsApp, o que melhora ainda mais a experiência do atendimento.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é marketing conversacional, os benefícios que ele oferece e mostrar como funciona.

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O que é marketing conversacional?

Marketing conversacional é uma estratégia que utiliza ferramentas que automatizam conversas em tempo real, facilitando a condução de clientes na jornada de compra.

Não existe uma espera por parte do consumidor, uma vez que os fluxos de comunicação são previamente programados para prestar atendimento em qualquer dia e horário, sem a necessidade da presença de atendimento humano.

Mesmo utilizando mensagens de chatbots que reproduzem diálogos reais, uma empresa de instalação de rede de hidrantes consegue humanizar o atendimento.

Isso é fundamental porque o consumidor moderno deseja contato humanizado e o marketing conversacional, além de oferecer essa condição, também melhora a comunicação entre leads e clientes.

Ele une conhecimento humano, inteligência artificial e tecnologias de automação para desenvolver relações duradouras e promissoras entre o negócio e o público.

Benefícios do marketing conversacional

Investir em marketing conversacional por meio de chatbots traz muitos benefícios para a empresa, e entre eles estão:

Atendimento ágil

Este aspecto é muito importante porque uma equipe de profissionais possui limitações, visto que os atendentes não conseguem falar com várias pessoas ao mesmo tempo.

Com o uso de ferramentas que automatizam o processo, o fluxo de atendimento é muito maior. Quando o consumidor entra no site para iniciar o atendimento, a plataforma já está disponível para manter contato.

Isso é muito útil para as plataformas e-commerce, uma vez que funcionam totalmente pela internet e podem receber uma demanda maior em algumas épocas do ano, por exemplo, durante a Black Friday.

Ao investir em marketing conversacional, uma clínica de reabilitação de alcoólatras não precisa contratar um time completo, porque o chatbot filtra os atendimentos, e somente alguns casos são transferidos para os atendentes.

É capaz de solucionar dúvidas simples, algo que beneficia muito o atendimento e dá mais tempo para os profissionais cuidarem de assuntos complexos e urgentes.

Automatiza processos

Diante de um mercado cada vez mais concorrido, é necessário analisar vários detalhes para se destacar entre os concorrentes. Por meio do chatbot, tudo isso é automatizado e o cliente pode ser direcionado de acordo com o fluxo estabelecido.

Uma loja virtual possui diferentes departamentos e todos eles precisam focar em suas atividades diárias, por exemplo:

  • Trocas;
  • Pagamentos;
  • Devoluções;
  • Logística.

Por meio do chatbot, é possível automatizar o fluxo e tornar os processos mais eficientes. O atendimento será mapeado previamente e a automação dos processos vai fazer com que a equipe se torne mais eficiente e focada em problemas estratégicos.

Ajuda a gerar leads

O marketing conversacional trabalha como um funil de vendas, e os recursos usados servem como o primeiro ponto de contato para que assim a marca consiga gerar mais leads.

Se alguém acessar uma plataforma de vendas de uniforme jeans masculino para esclarecer uma dúvida, já será considerado como um leads. O chatbot vai filtrar e entregar todos os pontos necessários sobre o usuário para gerar insights.

Na era da transformação digital, ter essas informações ajuda a criar um diferencial competitivo e oferecer experiência positiva.

Os leads gerados pelo chatbot serão integrados automaticamente a uma ferramenta CRM, o que traz eficiência estratégica e ajuda a ganhar tempo.

Mais disponibilidade

Além de trazer mais agilidade para atendimento ao cliente, o marketing conversacional aumenta a disponibilidade para o consumidor final. Em outras palavras, a empresa estará disponível para os clientes o tempo todo.

No caso do e-commerce, um dos maiores benefícios é poder vender para pessoas de qualquer lugar e em qualquer horário, mas esse tipo de loja precisa garantir atendimento nas mesmas condições.

Para uma loja que vende estante de gesso para escritório, é uma forma de entregar diferencial, além de ser uma opção que ajuda a manter a qualidade do suporte oferecido aos consumidores, mas sem precisar aumentar os investimentos.

O cliente consegue ter a resposta que precisa, mesmo que necessite de mais informações em seguida. Em algumas situações, é possível solucionar até mesmo o problema principal por meio do chatbot.

Destaca a marca

Quando a marca utiliza o chatbot para as estratégias de marketing conversacional, consegue promover experiência positiva para os usuários, portanto, investir nessa prática também é uma forma de melhorar o brand awareness.

O consumidor vai conhecer o serviço e saber que pode contar com a empresa sempre que precisar, e isso melhora muito a experiência. Mesmo que o recurso não resolva o problema de primeira, mesmo assim a vivência é positiva.

Isso quer dizer que a marca consegue aplicar o marketing conversacional de maneira eficiente e se destacar em várias frentes, principalmente durante o contato com o consumidor.

Isso é interessante porque um fabricante de impressora térmica etiqueta colorida precisa se destacar em épocas competitivas.

O negócio consegue gerenciar a comunicação e torná-la menos robótica, algo fundamental porque quando se trata da experiência do usuário, a marca deve estar atenta aos mínimos detalhes.

Como funciona o marketing conversacional

O funcionamento do marketing conversacional é muito simples, e tudo parte do momento em que o potencial cliente pesquisa sobre a marca enquanto já considera fazer negócio.

Depois disso, entra em contato por um dos canais disponíveis, como site institucional, sociais, call center, entre outras. O marketing conversacional vai interagir com esse indivíduo, cativá-lo e gerar identificação.

Depois que isso acontece, a empresa pode ativar ações de qualificação de lead para conduzi-lo durante o funil de vendas.

Por exemplo, uma loja de instrumentos musicais percebeu que uma pessoa estava pesquisando sobre capa para sax soprano e a partir disso fica mais fácil trabalhar os anseios e objetivos do cliente, bem como suas expectativas de orçamento.

A organização consegue traçar uma proposta personalizada de negócio e pode entrar em contato com seu potencial cliente.

Outra possibilidade é oferecer promoções e descontos ou até mesmo fazer uma visita presencial para exibir o mostruário. O propósito é fazer com que a pessoa adquira um produto ou serviço, se torne cliente e seja fidelizada.

Mas para que tudo isso seja possível, é fundamental investir no uso em larga escala de chatbots. Essa ferramenta oferece respostas automatizadas e consegue interagir com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Como resultado, um restaurante especializado em café da manhã para empresa vai trabalhar a personalização desse atendimento.

Lembrando que o conteúdo precisa ser personalizado, tanto é que existe uma forte tendência de unir o marketing conversacional com o Inbound Marketing.

Isso é ainda mais importante para leads que estão no topo do funil, visto que é possível recomendar conteúdos e recursos adequados durante todo o processo de nutrição.

A customização também é relevante, e justamente por isso a principal ação é personalizar o conteúdo usando a qualificação via chatbot e respeitando a trilha definida.

Para melhorar ainda mais o funcionamento do chatbot, o marketing conversacional também depende da inteligência artificial.

Uma autoescola que oferece aula particular de volante para habilitados pode investir nessa tecnologia porque 73% dos clientes estão dispostos a utilizá-las, caso facilite o atendimento e ofereça uma boa experiência.

Mais do que oferecer informação e auxiliar o processo de compra, o marketing conversacional envolve conteúdos ricos que precisam ser usados durante a interação com o usuário.

O chatbot pode oferecer ebook, infográfico, entre outros materiais que são produzidos pela empresa e ajudam os clientes a esclarecerem suas dúvidas, influenciam positivamente a decisão de compra e mostram o diferencial da marca.

Considerações finais

Marketing conversacional é uma estratégia que estabelece diálogos e conexões com o público, trazendo atendimento escalável, eficiência e agilidade que melhoram muito a experiência dos consumidores.

É uma estratégia cada vez mais relevante e com a implementação adequada da prática, é possível diferenciar a marca e torná-la a preferida entre os consumidores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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