Fertirrigação: O que é e quais os benefícios?
A cultura da Fertirrigação está cada vez mais tomando o espaço em diversas áreas rurais. Bem diferente das aplicações de fertilizantes no solo, esse processo de adubação faz com que haja uma aceleração nos demais ciclos de nutrientes que foram ali utilizados.
Ao pensar sobre irrigação para sua plantação, é sempre bom pensar em métodos na qual venha ajudar a sua plantação e não prejudicar tanto o meio ambiente, nisso também é pensada na adubação. Dessa forma, a planta vem recebendo água e nutrientes essenciais para que haja o seu desenvolvimento de forma sustentável.
O que é a fertirrigação?
A fertirrigação nada mais é do que um método de adubação por meio da irrigação. De acordo com isso, ela consiste em um determinado processo no qual acontece uma aceleração da chegada dos fertilizantes até a plantação.
Distinta das aplicações de fertilizantes no solo, esse processo faz com que acelere não só a chegada deles para melhor crescimento da planta, mas também faz com que haja ainda mais nutrientes para que ela cresça bem e saudável, sem contar que ele já chega se diluindo na água da irrigação, ficando totalmente disponível para a planta.
Benefícios da fertirrigação
A Fertirrigação tem seus diversos benefícios, por exemplo, a possibilidade do agricultor corrigir as nutrições das mais diversas plantas enquanto está no período de cultivo. Sem contar alguns outros benefícios, como:
- Uma melhora na qualidade de vida da plantação;
- Um aumento significativo na produtividade;
- Uma diminuição grande nos danos ao solo;
- Tem uma distribuição maior de nutrientes para as plantas;
- Faz com que haja uma redução de custos, por conta do sistema ser inteiramente instalado, fazendo com que não haja a necessidade de mão de obra;
- As aplicações de fertilizantes ficam extremamentes mais fáceis;
- Uma pequena redução no nitrogênio.
Além de tudo isso, ela também é a forma de adubação mais tranquila, que faz com que seja possível fazer o cálculo e também montar ajustes dos nutrientes necessários para a determinação da cultura conforme as suas demais fases fenológicas.
Quais são os sistemas de fertirrigação?
Em tese, é possível realizar a Fertirrigação por meio de dois processos, um deles é o de gotejamento e o outro é a microaspersão. Apesar dos dois serem muito utilizados, se é recomendado que seja feito o gotejamento, já que os gotejadores se posicionam na parte de concentração dos sistemas das plantas, o que faz com que o resultado seja o aproveitamento dos fertilizantes.
Mas, de outra maneira, o microaspersão também funciona de uma forma bem agradável, porém só quando há um microaspersor em planta. Quando isso acontece, essa solução se concentra ao lado do microaspersor e acaba não chegando na raiz, o que faz com que haja uma dificuldade com a distribuição uniformemente.
Como implementar a fertirrigação? Conheça o passo a passo
É sempre bom lembrar que antes de começar a fertirrigação, é necessário a ajuda de um profissional, para ter melhores equipamentos e identificar as necessidades do solo, assim como, ele ajudará a encontrar os fertilizantes certos para cada situação.
No entanto, para que tenha sucesso nas implantações é preciso ter algumas recomendações e com elas obter uma boa safra no processo, confira algumas delas em lista abaixo:
- Comece consultando um agrônomo para que juntos consigam definir a quantidade de nutrientes que a planta precisa;
- Sempre observe como é a compatibilidade no que é utilizado para a preparação da calda que será usada com adubo líquido;
- Não esqueça de verificar as solubilidades dos fertilizantes usados, já que cada produto depende de uma quantidade que dê para ser dissolvida em um volume d'água;
- Ao começar a Fertirrigação, é importante que seja realizada a injeção dos fertilizantes, mas somente quando o sistema de irrigação estiver com a válvula na pressão do controle;
- E por último, mantenha o sistema funcionando por um período depois da injeção das soluções.
Apesar de ser cada vez mais utilizadas pelas pessoas que buscam a garantia de um plantio de qualidade com a alienação da otimização de recursos, requer um bom conhecimento desde a sua primeira etapa, pois é a responsável pela sua realização da técnica na propriedade, além de também precisar ser acompanhada e avaliada sobre seus resultados para ver o impacto do solo.
A fertirrigação funciona em quais culturas?
A cultura e o solo são dois elementos fundamentais para o sucesso da fertirrigação. Um solo quando está arenoso e também um pouco árido faz com que haja benefícios, já que ele está sem muitos nutrientes.
No entanto a cultura, nem todos gostam e tem uma boa qualidade com ela, o café é um dos exemplos. Por outro lado, as hortaliças como a alface, tomate e morango se adaptam muito bem, sejam elas quais forem.
Como fazer a monitoração do sistema de fertirrigação?
Além de fazer toda a monitoração, ele precisa de cuidados no momento de escolha e direcionamento de cada fertilizante. Um dos motivos é por conta do acúmulo de sujeiras que traz alguns prejuízos nos equipamentos. Para que isso não aconteça e para que também tenhamos que espantar pássaros da plantação é necessário fazer a manutenção sempre nos sistemas, uma das formas é fazer a limpeza de tubulações.
Para que você consiga prevenir-se de problemas, a Rigrantec está aqui para te ajudar, temos os melhores produtos para a sua fertirrigação. Venha conferir nosso site e conheça mais sobre nossa empresa.
Separados exclusivamente para você