Entenda as diferenças entre resoluções de monitores: FHD, QHD e 4K para jogos e trabalho

Em busca de um novo monitor para o seu computador? Entenda o impacto que a resolução da peça causa no desempenho da máquina

Seja como uma importante ferramenta de trabalho ou como uma forma de lazer, o computador tornou-se um equipamento fundamental para as pessoas. Muitos o utilizam durante o trabalho, sendo que uma máquina potente é fundamental para quem precisa fazer edição de imagens e vídeo. Já quem utiliza para se divertir também consegue aproveitar os benefícios de um computador moderno, capaz de rodar sem problemas os games mais atuais.

Em ambos os casos, é importante ter atenção na escolha do monitor que irá compor o setup do computador. Entretanto, escolher o melhor modelo é uma escolha mais difícil do que parece. Afinal, você sabe quais são as diferenças entre os principais tipos? Será que determinado monitor é mais indicado para uma atividade específica?

Para não errar na escolha e utilizar o seu cupom de desconto KaBuM! com sabedoria, é importante conhecer melhor os diferentes tipos. Conheça as principais características de cada um deles no texto abaixo e entenda o que deve guiar a sua escolha.

Saiba mais +

HD e Full HD (FHD)

Você provavelmente já ouviu os termos “HD” e “Full HD” quando o assunto era qualidade de imagem de um monitor ou televisão, não é mesmo? O HD é comumente encontrada em TVs mais antigas e de telas menores, assim como câmeras de vídeo, dispositivos móveis e monitores. Mesmo sendo a definição mais antiga e com menor número de pixels, ainda consegue entregar uma qualidade de imagem razoavelmente boa, apesar de não tão detalhada.

O FHD é, portanto, a primeira evolução desta resolução, contendo o dobro da quantidade de pixels. A sua resolução de tela é de 1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura, mantendo a proporção de 16:9, estando presente em telas maiores. É uma resolução indicada para usar aplicativos que exigem maior clareza visual, como ferramentas de edição de vídeo, jogos ou assistir filmes. Uma grande vantagem do FHD é que ele entrega uma imagem nítida, bem detalhada e de boa qualidade, tudo isso dentro com um investimento mais acessível do que outras opções.

Quad HD (QHD)

Já o Quad HD é uma resolução ainda mais nítida, chamada também de 2K ou 1440p. Em relação ao HD padrão, essa resolução é 4 vezes superior, sendo que muitos aparelhos modernos, incluindo monitores e televisores, são equipados com essa tecnologia.

Até mesmo alguns celulares já compartilham dessa resolução, apesar de ser algo mais raro. Seu ponto forte é justamente a capacidade de proporcionar maior nitidez em monitores padrões, sem exigir tanto esforço para renderizar quanto os modelos 4K.

UHD (Ultra HD)

A próxima resolução nessa “escadinha” é a UHD, que pode ser dividida em duas categorias que provavelmente você já ouviu falar: a 4K e a 8K, com a segunda resolução tendo o dobro de pixels que a primeira.

São duas opções que são sinônimo de imagens nítidas, detalhadas e com grande profundidade de cor. Vários televisores e monitores atuais são equipados com essas tecnologias (sendo o 4K mais comum por ser mais barato que o 8K). Para as atividades que requerem uma qualidade de imagem excepcional, como aplicações e jogos modernos, é a resolução mais indicada.

Essa recomendação é redobrada no caso de telas maiores já que, por oferecer uma alta densidade de pixels, é possível tirar o máximo de qualidade de filmes e séries em alta definição. Contudo, é importante lembrar que o conteúdo que será exibido também deve estar nesse formato para desfrutar dessas vantagens.

Espero que o conteúdo sobre Entenda as diferenças entre resoluções de monitores: FHD, QHD e 4K para jogos e trabalho tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog

Conteúdo exclusivo