CRO: como funciona?

CRO

Conhecer a fundo alguns dos principais termos do marketing é fundamental para saber como desenvolver estratégias. O CRO (Conversion Rate Optimization) é uma dessas siglas que precisa ser conhecida.

Quem trabalha com a internet e sabe da importância do marketing digital certamente já foi atrás de entender diversos dos termos e expressões que auxiliam no entendimento das possíveis ações de publicidade e divulgação.

Sendo assim, nada mais natural do que buscar entender melhor sobre a parte da conversão. Ela é necessária desde a etapa da conversão de lead em cliente até o uso em canais digitais.

Todas as possibilidades envolvendo conversão podem ser melhor utilizadas quando se desenvolve uma estratégia com foco na otimização das conversões da companhia. Dentro do site, por exemplo, conseguir bons resultados depende disso.

Nesse caso, uma companhia que trabalha com assessoria de debutantes, ou outras companhias que atuam com a venda ou prestação de serviços, precisam conhecer o CRO e saber como colocá-lo em prática.

Para utilizar o CRO, não há limites quanto ao tamanho de uma empresa ou o nicho do mercado no qual ela atua. Ele pode ser o responsável por permitir um crescimento relevante no ROI do marketing de uma marca.

Para garantir um bom entendimento sobre o assunto, neste artigo é possível saber o que é o CRO. Além disso, pode-se conhecer as melhores práticas e como funciona, para que o leitor consiga aplicá-lo com sucesso em seu negócio.

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O que é CRO?

Não importa se uma companhia trabalha oferecendo cursos de harmonização facial ou vendendo produtos para construção e reforma: se ela está na internet, precisa apostar no marketing digital e, para ter melhores resultados, deve entender o que é o CRO.

O termo Conversion Rate Optimization, quando traduzido, significa "Otimização da Taxa de Conversão", e se trata de uma estratégia que tem como base o aprimoramento recorrente dos elementos presentes em um site com foco em atrair e converter os visitantes.

Na prática, uma empresa que trabalha com marketing digital já sabe da necessidade de investir no seu site, tornando-o um canal de prospecção e de vendas.

Por meio da página da companhia, um cliente que está navegando no site pode decidir pedir um orçamento para conhecer o valor de uma internação para animais, ou já decidir por contratar o serviço, por exemplo.

Diariamente, o site pode receber uma grande quantidade de visitantes. No entanto, é fundamental saber a quantidade de leads que estão se tornando clientes. O número total dessa conta é o que se chama de taxa de conversão.

É nesse cenário que entra o CRO e a sua importância. O CRO tem como objetivo otimizar essa taxa de conversão, de modo que o processo de venda se torne mais eficiente e que o resultado seja um faturamento cada vez melhor.

De modo geral, o CRO é aplicado por meio de testes, que levam a entender o que mais funciona para convencer os usuários do site a realizar uma ação desejada por eles.

É como o serviço específico de assistencia tecnica de microondas Brastemp. Ele será buscado por quem possui um aparelho dessa marca e, por isso, ações voltadas para essas pessoas vão trazer mais resultados.

Dentro do site de uma empresa, há diversos elementos que precisam ser entendidos e colocados em prática para que se possa encontrar a melhor forma de aumentar o número de conversões.

De qualquer forma, o objetivo do CRO será o mesmo, independentemente do setor no qual a empresa atua: o de convencer cada vez mais potenciais clientes a chegar até o fim dentro de um processo de compra.

Quais são as melhores práticas de CRO?

Para colocar o CRO em prática, é interessante entender alguns dos pilares que sustentam essa ferramenta de conversão. Entre os principais, vale a pena mencionar três deles: a experiência do visitante, a landing page e o teste A/B.

Experiência do visitante

É essencial que um usuário que está navegando em um site, seja ele especializado em serviços de fisioterapia para dores ou em venda de artigos para festas, se sinta confortável e interessado ao praticar as ações.

Isso quer dizer que ele deve encontrar facilidade na navegação, de modo que ele consiga realizar as ações que deseja e encontrar as informações que esteja buscando.

Esse é um aspecto que faz toda a diferença na taxa de conversão. Por isso, realizar mudanças nesse sentido é indispensável para promover uma experiência com foco no visitante.

Landing page

A landing page trata-se de uma página que visa converter clientes. Em geral, nela consta uma oferta que pode ser aceita ou não pelo visitante. Por isso, a linguagem usada ali precisa ser objetiva e persuasiva, estimulando assim a conversão do lead.

Quando uma landing page é otimizada, a sua taxa de conversão tende a ser bastante alta. Porém, para que isso seja possível, é essencial que ela conte com elementos como:

  • Cores adequadas;
  • Tipografia ideal;
  • Botões de CTA;
  • Navegação intuitiva.

Com esses elementos aplicados, e ajustados quando necessário, os resultados que podem ser obtidos dentro de uma landing page atendem a qualquer expectativa.

Testes A/B

Os testes A/B são aqueles que são aplicados para que se possa observar qual elemento funciona melhor para o site. Na prática, eles ajudam na identificação do que gera mais conversões.

Para aplicar um teste A/B, é preciso criar duas versões diferentes da mesma página da internet. Ele também pode ser aplicado em landing pages, anúncios e até em outros tipos de peças. Isso porque o objetivo é entender qual das versões agrada mais ao usuário.

As diferenças entre uma página e outra podem ser simples, como mudar a cor de um determinado botão ou mais complexas, como alterar a disposição dos elementos no layout. Assim, é possível entender o que funciona melhor para o público.

Com esses três elementos, é possível conseguir um bom resultado em termos de práticas do CRO, ajudando na otimização da página e, por consequência, na de conversões.

Etapas de como o CRO funciona 

Tendo como referência as estratégias de marketing, pode-se dizer que o CRO segue um tipo de método. Justamente por isso, aplicar as etapas de forma correta é o melhor caminho para colher bons retornos. Sendo assim, entender mais sobre elas é essencial.

1. Coleta de informações

Uma das exigências do CRO é fazer testes. Por isso, realizá-los com base nos dados já coletados é indispensável. Nesse sentido, o primeiro passo é fazer pesquisas e juntar informações.

Esses dados podem ser úteis para a realização das mudanças necessárias. Além disso, eles impedem falhas nos testes que forem aplicados, dando assim a clareza do que funciona ou não para a conversão de clientes.

A coleta desses dados pode ser feita por meio de pesquisas na página, com a ajuda de ferramentas de análise de métricas, com testes de usabilidade, por meio de entrevistas com clientes que compraram com a empresa, entre outros.

Essas possibilidades são úteis no que diz respeito a encontrar dados qualitativos e quantitativos, uma vez que eles ajudam a fazer com que os testes sejam bem-sucedidos.

2. Interpretação de dados

Juntar e organizar dados é o primeiro passo. Na sequência, é necessário realizar a interpretação deles, como um modo de buscar oportunidades que ajudem a otimizar a conversão de leads.

É interessante mencionar que não se deve visualizar apenas números ou quantidades. O ideal é que se possa entender quais as informações que esses dados estão apresentando, pois permitem entender quais as necessidades e os desejos dos usuários.

Ou seja, entender o que o faz com que um usuário realize determinada ação no site ajuda a perceber o que pode ser melhorado ali, de maneira que a conversão seja mais simples e fácil.

3. Otimização de estratégia e análise de resultado

Depois de entender melhor os dados, chega o momento de otimizar a estratégia que está sendo aplicada. Isso deve ser feito após encontrar as falhas e modificá-las.

É crucial que não haja demora na aplicação dessas mudanças, e os resultados devem ser acompanhados de perto. Com os testes aplicados, deve-se verificar qual foi a variação que trouxe resultados e aplicá-la de vez no site, transformando a melhor opção em oficial. 

4. Repetição do ciclo de otimização

É importante ressaltar que o mercado muda rapidamente, e que os clientes também estão cada vez mais exigentes. Se antes um envelope atendia bem a necessidade de um envio, hoje o usuário busca por algo melhor, como um saco personalizado para correio.

Diante disso, mesmo que a versão testada tenha se tornado oficial no site, é necessário realizar o mesmo ciclo periodicamente para que a quantidade de conversões de leads e clientes não caia novamente, atendendo às demandas que surgem com o tempo.

Por exemplo, garantir que o público encontre aquilo o que deseja mais facilmente no site, como o agendamento da realização de um lifting de coxa e glúteo pela página da clínica, sem precisar de telefonema para isso, faz com que mais pessoas realizem essa ação.

Considerações finais

Em síntese, o marketing digital é uma ferramenta que está em constante atualização. Sendo assim, é possível dizer que o CRO é uma estratégia que precisa ser renovada de tempos em tempos.

Por isso, tal como uma cirurgia animal pode ter a sua estrutura mudada para tornar o procedimento mais simples e efetivo, mudar o site para que ele converta mais clientes é indispensável e deve ser uma prioridade de qualquer tipo de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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