Criptomoedas promissoras para 2024

O mercado de criptomoedas iniciou o ano de 2024 de forma aquecida, com os ETFs de Bitcoin dos Estados Unidos sendo aprovados para negociação e grandes expectativas para o Halving da principal criptomoeda, que historicamente leva o Bitcoin a patamares recordes. Mas afinal, o que esperar para o setor? Confira esta análise sobre as principais criptomoedas para o ano.

Clique e Saiba Mais

Como foi o cenário das criptos no fim de 2023?

O ano de 2023 foi marcado por uma recuperação significativa do preço do Bitcoin e do mercado de criptoativos. O BTC, que atingiu um fundo na região dos US$ 16 mil, mais que dobrou de valor ao decorrer do ano, em meio às melhorias macroeconômicas globais pós-pandemia da Covid.

Gráfico semanal do Bitcoin. Fonte: Tradingview.

Apesar do sentimento negativo que chegou ao mercado em 2022, o bitcoin mais uma vez se recuperou de forma excepcional, seguindo o padrão observado em outros momentos do mercado. Observe o gráfico abaixo:

Gráfico anual do Bitcoin. Fonte: Tradingview.

Este é o gráfico do BTC com velas de 1 ano em escala logarítmica. É possível observar um padrão claro no preço da criptomoeda. O bitcoin passa por ciclos que são de 3 anos de alta e 1 ano de baixa. Os anos de 2014, 2018 e 2022 foram definitivamente negativos para o preço do BTC, ao passo que 2015, 2019 e 2023 marcaram o início de um novo ciclo de alta histórica para a criptomoeda.

O par BTC / USD alcançou valores acima dos US$ 40 mil, rompendo uma importante resistência no preço. Criptomoedas alternativas, como ETH e SOL também obtiveram desempenhos excepcionais ao decorrer do ano. O preço do ETH, criptoativo nativo da rede Ethereum, dobrou de valor, enquanto o preço do SOL multiplicou algumas vezes após um severo mercado de baixa em 2022.

O movimento também acompanha a tendência de outros mercados, como as bolsas de diversos países, inclusive dos EUA, uma vez que a redução gradativa das taxas de juros leva os investidores a saírem da renda fixa e buscarem ativos de maior retorno e risco. A imagem abaixo, que mostra o gráfico do BTC comparado à Bolsa dos Estados Unidos, deixa clara a correlação entre o mercado tradicional com o de cripto.

Vale notar que, apesar da similaridade dos gráficos, o Bitcoin subiu 160% em 2023, enquanto a bolsa norte-americana subiu 25% no mesmo período.

O que esperar do mercado das criptomoedas em 2024?

O ano de 2024 é aguardado como um ano positivo para o Bitcoin e o mercado de criptomoedas. Diversos eventos específicos do universo cripto e condições macroeconômicas em todo o mundo aponta para um potencial novo ciclo de recordes do setor, que permanece ainda abaixo das máximas históricas alcançadas durante o topo em 2021, meses após o halving.

Como destacado no gráfico abaixo, o preço do Bitcoin se comportou de forma cíclica desde sua criação. Esse movimento no preço esteve alinhado com um evento conhecido como halving (identificado pela linha pontilhada laranja), que reduz pela metade a emissão de novas moedas. Conforme observado, o evento cria padrões históricos, com momentos bem definidos para altas e baixas do Bitcoin.

O halving que ocorreu em 19 de abril de 2024 foi o quarto da história da rede, reduzindo a emissão de novas moedas para 3,125 BTC por bloco. Historicamente, o halving tem sido um catalisador para o preço, pois tende a provocar um choque de oferta na principal criptomoeda.

No entanto, no mercado financeiro, retornos passados não são garantias de retornos futuros. Portanto, por mais que grande parte do mercado e dos analistas estejam confiantes de um novo ciclo de alta exponencial, isto só ocorrerá caso haja uma demanda crescente por novos compradores líquidos de bitcoin. Esta demanda só seguirá crescendo caso o Bitcoin, como tecnologia e ativo financeiro, atraia recursos adicionais, o que tende a impulsionar o seu ecossistema. Esta mesma afirmação é verdadeira também para as demais criptomoedas, que precisarão de casos de uso e demanda para que isto se reflita nos preços do setor.

A aprovação dos ETFs, a entrada de grandes investidores institucionais e a regulação avançando em vários países do mundo, apontam para um caminho extremamente positivo nos próximos meses e, acima de tudo, para 2025. Essas e outras tendências estão disponíveis em um relatório anual lançado pela Coinext, uma das principais corretoras de criptomoedas do Brasil, que detalha as principais oportunidades do mercado cripto para 2024.

Quais são as criptomoedas promissoras para 2024?

Confira abaixo uma análise sobre as principais criptomoedas do mercado para o ano de 2024. 

Bitcoin

O Bitcoin é atualmente a criptomoeda com maior valor de mercado, liquidez, reconhecimento e aceitação. O BTC está se estabelecendo como um ativo financeiro e uma reserva de valor confiável até mesmo para o mercado tradicional.

Atualmente, algumas grandes empresas e até mesmo governos declaram publicamente o seu apoio e intenção de seguir acumulando bitcoins como ativo de reserva. A aprovação dos ETFs em 2024 está contribuindo para este movimento de consolidação, à medida que o bitcoin se estabelece como um tipo de ouro do século XXI.

A ocorrência do halving é também um evento que está sendo aguardado pelo mercado. Se a história seguir se repetindo, deveremos ver o Bitcoin iniciar um novo ciclo de alta ao decorrer do ano, não apenas por conta de padrões gráficos, mas porque o criptoativo e sua rede monetária são demandadas em um ambiente de moedas fiduciárias de governos não confiáveis.

Apesar de já ter crescido de forma exponencial ao longo dos últimos 15 anos, o preço do Bitcoin pode se apreciar muito mais a partir daqui, visto o seu pequeno tamanho em relação à economia global.

Ethereum

O Ethereum (ETH), a principal rede blockchain para tokenização de ativos e execução de Aplicações Descentralizadas (DApps), permanece como número dois do mercado de criptomoedas em capitalização. Ela é a base para diversos projetos do setor e a cripto mais bem posicionada para o desenvolvimento da Web 3.0, nome dado a nova era da internet, baseada em descentralização e maior controle dos usuários das suas informações.

O  Ether, token nativo da rede, é o criptoativo necessário para arcar com as altas taxas do protocolo. O criptoativo é então queimado a depender da demanda de uso pela blockchain, tornando-o um tipo de reserva de valor digital deflacionária, que está diretamente ligada com a demanda pela rede.

O Ethereum segue com um potencial brilhante pela frente, à medida que novos casos de uso e demanda crescente surgem no mercado. Um caso que vem se destacando no mercado é o setor de RWA (Real World Assets - Ativos do Mundo Real). Esta tecnologia consiste em registrar em redes blockchain ativos financeiros e bens, que podem ser negociados de forma semelhante à criptomoedas tradicionais.

Este recurso chegou a chamar atenção de grandes nomes do mercado, como do CEO da BlackRock, Larry Fink, que disse que a tokenização de ativos é o próximo grande passo dos mercados financeiros. 

O desenvolvimento do Ethereum será focado na melhoria da escalabilidade do protocolo, algo que potencialmente aumentará a capacidade da blockchain, o que pode aumentar a demanda pela rede.

Além disso, há um interesse na criação de um ETF de Ethereum nos Estados Unidos. Este movimento colocaria o ETH em igualdade regulatória no país, e estabeleceria o ETH como uma commodity digital. Atualmente, há dúvidas regulatórias sobre o status de diversos criptoativos.

Devido a ainda alta correlação do mercado, é provável que o preço do ETH acompanhe o desempenho do BTC ao decorrer de 2024. 

Polygon

A Polygon (MATIC) é uma solução de escalonamento da rede Ethereum. Assim como o Bitcoin, o Ethereum possui limitações em sua camada base, que elevam as taxas de transação e impedem o uso em escala da tecnologia. Para resolver estes problemas, soluções de segunda camada como a Polygon são desenvolvidas.

O Polygon é a principal solução de escalonamento do Ethereum, e conta com suporte para dezenas de Aplicações Descentralizadas (DApps) do protocolo. Naturalmente, o preço do MATIC está diretamente relacionado com a demanda pelo uso da rede de segunda camada.

No último grande mercado de alta, as transações da rede Ethereum chegaram a custar dezenas de dólares, inviabilizando o uso da rede para muitos usuários. Caso a questão do escalonamento on-chain do Ethereum não seja amenizado, isto pode beneficiar o Polygon e soluções semelhantes.

Conforme destacado, há planos explícitos de melhorar o escalonamento on-chain do Ethereum. No entanto, a implementação destes recursos pode demorar alguns anos. Além disso, o auxílio de redes de segunda camada não deve ser abandonada no Ethereum, visto as limitações existentes e algumas blockchains de camada 1. Portanto, este cenário certamente pode beneficiar o MATIC ao decorrer de 2024.

Solana

A Solana (SOL) é uma rede blockchain de camada 1, que fornece uma rede com taxas baixas e alta velocidade. A Solana permite a execução de contratos inteligentes, DApps e a tokenização de ativos. Estes recursos tecnológicos posicionam a Solana como um concorrente direto do Ethereum, mas com maior escalabilidade em sua camada base.

Assim como o Ethereum, a Solana é uma rede focada em utilidade e aplicações. Quanto maior for a demanda pelo protocolo e suas aplicações, maior tenderá a ser o preço do token nativo SOL.

Apesar do ciclo de baixa, o uso da tecnologia blockchain pode ser crescente nos próximos anos, à medida que os mercados financeiros e outros setores se integram aos ativos digitais. Conforme destacado, a tokenização de ativos pode ser o grande impulsionador de blockchains como Ethereum e Solana. 

Cardano

A Cardano (ADA) é uma rede blockchain que também está habilitada para execução de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas (DApps). O protocolo, fundado por Charles Hoskinson, um dos criadores do Ethereum, também depende diretamente da demanda pela sua blockchain para seguir sendo um ativo financeiro com bom desempenho.

A ADA também pode se beneficiar de forma significativa com a recuperação do setor em 2024, que pode ser um ano importante para a história do Bitcoin e das criptomoedas.

Por que diversificar seus investimentos com criptomoedas em 2024?

A diversificação é uma estratégia financeira que consiste em dividir os investimentos em duas ou mais posições. Uma das principais vantagens da diversificação é a diluição dos riscos, de modo que o investidor possa se prevenir de eventuais sinistros. 

Por exemplo, um investidor pode perder a maior parte ou todo o seu patrimônio, caso aloque todos os seus recursos em uma empresa e ela declare falência. Este risco também existe no mercado de criptomoedas, uma vez que diversos ativos, e até mesmo stablecoins já foram para zero ou próximo de zero.

Além disso, a diversificação aumenta a possibilidade do investidor acertar a posição em um ativo com crescimento exponencial. Em especial, o mercado de criptomoedas é ainda bastante volátil, capaz de trazer retornos exponenciais ou uma depreciação significativa dos ativos em um curto período de tempo.

Por conta deste fator, muitos investidores optam por buscar diversificação no mercado de criptomoedas. Grande parte dos investidores possuem exposição à BTC e ETH, que devido a sua relevância podem ser considerados tipos de índices para medir a temperatura do mercado.

Além disso, investidores que estão aguardando correções de preço costumam estar expostos à stablecoins, que possuem paridade com algum ativo estável, como o dólar americano. Dessa forma, é possível permanecer no mercado de criptomoedas, porém sem estar exposto às variações de preço do setor. 

No último grande ciclo de alta do mercado, diversos criptoativos multiplicaram o preço dezenas ou centenas de vezes. Este é um desempenho considerável, que atrai a atenção dos traders mais ativos. Para tentar encontrar ativos com desempenho potencial parecido, investidores podem buscar diversificação em criptoativos de menor capitalização.

Por outro lado, a diversificação pode diluir a chance de alocar muitos recursos em um investimento com alto potencial de retorno. Voltando no tempo, seria melhor ter investido tudo em bitcoin, ou ter diversificado em ativos tradicionais? Como não é possível prever o futuro no mercado financeiro, o investidor precisa estar atento aos potenciais riscos e retornos de suas ações financeiras.

Separados exclusivamente para você

Go up