
Como proteger dados na nuvem?

Para proteger os dados em nuvem, há a necessidade de atuar em conjunto da Rain Forest Techonologies, que oferece soluções práticas para tornar o sistema da sua empresa ainda mais seguro. Assim, torna-se possível impedir que hackers acessem informações sigilosas de clientes, além de receber notificações em tempo real sobre potenciais ameaças.
O SerPRO menciona que no Brasil foram vazados 2,8 bilhões de dados e que a cada segundo, uma companhia brasileira pode lidar com ataques de cibercriminosos. Em cenários graves como este, torna-se necessário implementar novas políticas organizacionais a fim de impedir que dados de clientes sejam vazados na internet.
Importância da segurança de dados na nuvem
Os dados são extremamente valiosos e necessitam de proteção para não serem furtados por hackers e serem espalhados pela internet. Com isso, há chances da empresa lidar com problemas jurídicos e financeiros que podem levar ela à falência e não haver possibilidade de recuperação no futuro.
Quando uma companhia protege os dados presentes na nuvem, dificilmente hackers conseguem ter acesso ao conteúdo. Porém, para ter uma segurança como esta, é necessário trabalhar com uma empresa voltada exclusivamente à proteção digital e que possui soluções exclusivas para prevenir o furto de informações, que é a Rain Forest Technologies.
Principais ameaças à segurança de dados na nuvem
A segurança em nuvem serve para proteger diversas informações não apenas da própria empresa, mas de contratos firmados com compradores. Caso o sistema de uma companhia seja invadido e informações vazem para terceiros, problemas relacionados à perda de reputação e rompimento contratual podem acontecer. Afinal, dados sigilosos foram expostos e os clientes por se sentirem invadidos, entram com ações judiciais a fim de resolver o problema nos tribunais.
Ataques cibernéticos
Uma pesquisa feita pela Mastercard identificou que 64% das companhias brasileiras passam por fraudes e sofrem constantes ataques cibernéticos. Por mais que para 84% das companhias seja indispensável manter a segurança virtual, 23% das organizações não a veem como prioridade e, por motivos como este, é comum ocorrer furtos e vazamento de informações.
Violações de dados
Todos e quaisquer dados são considerados sigilosos e, quando ocorre vazamento ou compartilhamento desses conteúdos, ocorre a violação das informações. Conforme o levantamento feito pela Febraban, 45% da responsabilidade do problema é da presidência da companhia, enquanto 10% do setor de TI, 7% da área jurídica e 6% do time Segurança da Informação.
Erros humanos
Tanto o fator violação de dados quanto erros são causados em 74% dos casos por humanos. Este é um problema que pode acontecer acidentalmente e fazer a empresa ter credenciais roubadas e dados de clientes expostos na internet, como explicado pelo Instituto InfoSEC.
Configurações incorretas
Configurações de nuvem incorretas podem prejudicar a empresa, pois abre portas para os dados serem encontrados ou os tornar ainda mais vulneráveis. Falhas de registro podem ocorrer a qualquer momento e podem afetar integralmente a visão que os clientes têm da companhia, mesmo que se trate de um incidente.
Falta de visibilidade e controle
Não acompanhar os dados e não haver controle das informações também é um fator que pode atrapalhar a companhia, pois por falhas não serem “detectadas”, potenciais ameaças não são prevenidas. Dessa forma, ocorrem com mais facilidade, invasões e ataques cibernéticos para obter dados dos clientes e os expor na internet para terceiros terem acesso e usá-los como quiserem.
Como proteger dados na nuvem?
A Rain Forest Technologies oferece proteção em nuvem sem haver a necessidade de você ou sua equipe realizarem a configuração. Temos o módulo Cloud Security Posture Management, que oferece uma plataforma exclusiva para o seu time analisar informações em tempo real e receber avisos em instantes sobre quaisquer problemas.
Além disso, é possível realizar uma avaliação rápida e precisa de potenciais riscos para os corrigir imediatamente. Inclusive, caso você tenha diversos serviços em cloud, oferecemos o sistema multinuvem que te permite incluir novas políticas protetivas nestes ambientes para evitar problemas.
Melhores práticas para segurança na nuvem
Para garantir que nenhum problema de segurança aconteça, é fundamental treinar a equipe para descobrir possíveis ameaças de maneira rápida. É sugerido que a sua empresa apresente o que é phishing, malware e como funcionam os ataques hackers para eles identificarem com agilidade e tomarem as providências.
Há a possibilidade de selecionar profissionais para analisarem a nuvem constantemente e assegurar que invasões não ocorram. Desta forma, você tem um controle melhor sobre quem acessa as informações e sabe o que é feito com os dados através de um monitoramento exclusivo.
Afinal, através da Rain Forest, você obtém o serviço de monitoramento em nuvem que te permite filtrar na plataforma informações relevantes sobre dados de clientes. Você também é informado sobre possíveis invasões e consegue resolver a situação de maneira rápida através de nosso sistema inteligente!
Espero que o conteúdo sobre Como proteger dados na nuvem? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog
Conteúdo exclusivo